Browsing by Issue Date, starting with "2025-05-20"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Effects of a land and aquatic exercise-based program on pain, mobility and quality of life in patients with chronic low back pain: a study protocol for a randomized controlled trialPublication . Borges, Joana; Monteiro, Diogo; Silva, Fernanda M.; Susano Jacinto, Miguel Ângelo; Pastilha, Tiago; Duarte-Mendes, PedroBackground Chronic low back pain (CLBP) is a disease with significant functional, emotional and social impact. Several interventions are proposed for its management and exercise is one of main, land-based or water-based. This study describes a randomized controlled trial that will analyze the effect of a combined aquatic and land-based exercise program compared to an aquatic-based program on pain, functional incapacity and quality of life in adults with CLBP. Additionally, it will analyze the effects of exercise cessation in the same outcomes. Methods and design A blind randomized controlled trial will be developed with a 1:1 allocation ratio. Around 30 adults with mechanical CLBP will be randomly allocated in two groups. The experimental group (ALG) will complete an aquatic and land-based exercise program and control group (AG) will carry out only an aquatic program, both for 8 weeks. Participants will be assessed with Visual Analogue Scale, Oswestry Disability Index, Short-Form 36, Tampa Scale of Kinesiophobia-13 and Modified-Modified Schober Test, collected at baseline (M0), after 8 weeks (M1) and 4 weeks after the end of the intervention (M2). Discussion This study may provide a relevant contribution to understand the potential effect of a combined land and aquatic exercise program on pain, functional disability, fear of movement, quality of life and lumbar mobility. The results may provide important information for CLBP management. Trial registration This trial is registered with ClinicalTrials.gov (registration number: NCT06641570; date of registration: October 14, 2024).
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre as estratégias e as dificuldades dos alunos na resolução de tarefas que envolvem as noções de perímetro e áreaPublication . Silva, Maria Inês Diniz Ferreira da; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte diz respeito à dimensão reflexiva, em que são apresentados, de forma fundamentada, os aspetos mais relevantes ao longo de todo o percurso de prática pedagógica. Esta parte encontra-se também dividida em dois capítulos, respetivamente 1.º CEB e 2.º CEB. Em cada capítulo encontram-se caracterizados os contextos educativos e alguns referentes essenciais, de forma reflexiva e fundamentada. A segunda parte diz respeito à dimensão investigativa. Esta parte relata um estudo realizado em duas turmas (uma do 4.º ano e outra do 5.º ano de escolaridade), onde se procuram identificar as estratégias e dificuldades dos alunos na realização de duas tarefas que preveem o uso de unidades de medida não padronizadas e a mobilização das noções de área e perímetro. A análise das tarefas permitiu comparar estratégias e dificuldades dos alunos dos dois ciclos de ensino. Verificou-se que tanto os alunos do 1.º CEB como os alunos do 2º CEB recorreram ao material manipulável e que em ambos os alunos evidenciaram maior dificuldade na determinação do perímetro do que da área.
- O impacto do Employer Branding no Engagement e a Intenção de Turnover na classe profissional dos fisioterapeutasPublication . Moniz, Milene Pacheco; Sousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa ePerante a existência de um mercado competitivo, onde a competitividade por colaboradores qualificados é intensa, as organizações enfrentam o desafio de atrair e reter colaboradores, de modo a garantir uma vantagem competitiva no mercado. É neste contexto que surge o Employer Branding, como uma estratégia que procura atrair colaboradores qualificados. Este estudo procura evidências sobre a relação entre o Employer Branding, o Engagement e a Intenção de Turnover em profissionais. Trata-se de um estudo quantitativo destinado a profissionais de saúde na área da fisioterapia que foram inquiridos por meio de um questionário, adotando a técnica “snowball”. Os instrumentos de medida utilizados foram UWES - Utrech Work Engagement Scale, a escala Employer Attractiveness Scale e para a medição da variável Intenção de Turnover foi utilizada a escala proposta por Bozeman & Perrewé, (2001). Os resultados do estudo foram alcançados através da análise de correlações e da aplicação de modelos de regressão hierárquica linear, concluindo que o Engagement é explicado pelo Employer Branding e as dimensões “Valor social”, “Valor desenvolvimento” e “Valor aplicação” são aquelas que apresentam maior impacto no Engagement. Ou seja, organizações que investem nestes domínios poderão potenciar a sua estratégia de Employer Branding, transferindo impactos positivos no Engagement dos fisioterapeutas. Conclui-se ainda que existe um efeito negativo e significativo do Engagement na Intenção de Turnover, uma vez que quanto mais engajados estiverem os fisioterapeutas, menor será a sua Intenção de Turnover da organização.
- Implementação de uma solução Business Intelligence aplicada à Contratação PúblicaPublication . Coelho, Susana Margarida Rodrigues; Salvador, Nuno Filipe Pereira; Matias, Rosa Isabel Alves CordeiroEste relatório apresenta o desenvolvimento e implementação de um sistema de Business Intelligence (BI) para otimizar a gestão da contratação pública no município de Pombal. Os dados são extraídos do Enterprise Resource Planning (ERP) do município. O projeto tem como objetivo a conceção de uma solução suportada por um conjunto de painéis interativos, que auxiliam na tomada de decisão estratégica para melhorar processos administrativos. A metodologia adotada foi Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP- DM), abrangendo desde a compreensão do negócio até ao deployment do sistema. Para a estruturação dos dados, foi desenvolvido um modelo dimensional, permitindo a organização eficiente da informação e a melhoria do desempenho de consultas analíticas. O processo de Extract, Transform & Load (ETL) foi realizado através do Power BI, garantindo a integração e atualização periódica dos dados relativos aos contratos públicos do município. No contexto da análise dos dados são identificados Key Performance Indicators (KPIs) específicos, permitindo, a monitorização da execução dos contratos, a identificação de desvios orçamentais e a avaliação da conformidade regulamentar. Após a implementação do sistema os dashboards interativos foram publicados na cloud garantindo que cada utilizador só visualiza os dados de acordo com o seu perfil. A solução foi apresenta aos stakeholders, e os resultados obtidos demonstram que a solução contribui para a melhoria da eficácia e eficiência na contratação pública do município, possibilitando uma gestão mais ágil e fundamentada. Com esta ferramenta, o município de Pombal passou a dispor de um suporte estratégico robusto, capaz de otimizar processos, melhorar o planeamento e facilitar o acompanhamento dos contratos públicos