ESECS - Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares
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- Análise da Indisciplina de uma Escola Básica Integrada à luz da teoria dos níveis de indisciplina de João AmadoPublication . Guimarães, António Manuel Pinto Silvério; Ferreira, José BritesTrabalho com o tema “A Relação da Indisciplina de uma Escola Básica Integrada no quadro da teoria dos níveis de indisciplina de João Amado” realizado no âmbito do Mestrado de Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar. Para abordar este tema iremos começar por abordar os conceitos de indisciplina e de delinquência na escola, seguidamente iremos aprofundar as relações de controlo e de poder dentro da sala de aula. Posteriormente será abordada a problemática da dimensão das turmas através de estudos realizados em alguns dos países do anel de fogo do pacífico como a China, o Japão, entre outros. Depois iremos abordar o comportamento dos professores e alunos relacionado com a composição das turmas. Posteriormente será apresentada a investigação realizada sobre a indisciplina de uma Escola Básica Integrada da Região Autónoma dos Açores, onde vamos procurar analisar se existe alguma relação entre a forma como uma escola age relativamente à indisciplina e as investigações existentes, especificamente as investigações sobre a teoria dos níveis de indisciplina de João Amado tanto como ao nível do que é considerado indisciplina pela escola e se estão enquadrados com os níveis enunciados e compreender se as sanções correspondentes estão de acordo com a gravidade de acordo com cada um dos três níveis expostos por João Amado. Por fim vamos apresentar as nossas conclusões sobre o caso em estudo.
- Avaliação do desempenho docente e desenvolvimento profissional : o papel da formação contínua - um estudo de casoPublication . Carmo, Teresa Maria Verdasca Cardoso; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
- A avaliação e a autoavaliação como elementos reguladores de aprendizagemPublication . Leal, Carla Susana de Pinho Correia; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Sousa, Marlene Filipa da Natividade eO desenvolvimento tecnológico sem precedentes que temos assistido nas últimas décadas tem suscitado mudanças ao nível político, económico e social. A sociedade, cada vez mais consciente e alerta, tem exigido do poder político uma maior intervenção no sistema educativo no sentido de satisfazer as suas necessidades mais prementes, nomeadamente o desenvolvimento de futuros cidadãos, plenos e com competências variadas, preparados para darem respostas a problemáticas complexas no mundo económico e social. Os normativos legais vigentes que orientam toda a ação educativa propõem orientações para satisfazer essas mesmas exigências. O estabelecimento do currículo nacional, com enfoque numa crescente autonomia curricular, na valorização da avaliação e na maior participação dos alunos na sua própria avaliação, obriga a mudanças ao nível educativo. O estudo de caso realizado, cuja metodologia é de caráter misto, centrou-se na avaliação e autoavaliação como elementos reguladores de aprendizagem, procurando analisar de que forma é que os alunos do ensino secundário percecionam e aplicam a avaliação e a autoavaliação nos seus processos de aprendizagem, através de um inquérito por questionário. Foi igualmente realizada uma análise documental dos documentos orientadores do Agrupamento em estudo. Constatámos que o Agrupamento de Escolas procura ter os seus documentos orientadores em consonância com os normativos legais vigentes e que os alunos já integram, no seu processo de avaliação e autoavaliação, processos dinâmicos e autónomos que lhes permitem desenvolver as competências exigidas para a escolaridade obrigatória.
- Avaliação Externa das EscolasPublication . Morgado, Carlos Manuel Lourenço; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Menino, Hugo Alexandre LopesEm Portugal, a questão da avaliação das escolas tem vindo a ser cada vez mais debatida e as atitudes dos vários intervenientes do setor educativo, nomeadamente das escolas, têm vindo a ser objeto de algumas transformações. Com este estudo pretende-se identificar os pontos fortes e áreas de melhoria entre o segundo e o terceiro ciclo avaliativo implementados pela IGEC e a sua evolução, depois de decorridos dois ciclos avaliativos da AEE, através da verificação de aumentos ou diminuições no número de pontos fortes e áreas de melhoria. É também um objetivo a verificação do impacto da AEE nos processos de melhoria das escolas, uma vez que esta tem uma clara função formativa. Este estudo de natureza documental consistiu na análise de 8 relatórios de avaliação externa, de 4 agrupamentos de escolas da zona centro de Portugal continental, referentes aos dois ciclos avaliativos. A análise consistiu na identificação do número de pontos fortes e áreas de melhoria registados em cada escola e em cada ciclo, seguindo-se uma categorização de cada ponto forte e área de melhoria relativamente ao domínio e campo de análise em que se enquadram. Procedeu-se também a uma análise do número de pontos fortes e áreas de melhoria que se mantiveram identificados nos relatórios de cada ciclo avaliativo, permitindo verificar o número de pontos fortes e áreas de melhoria que permaneceram em cada escola durante os dois ciclos avaliativos. Procedeu-se ainda à análise do número de referências, nos relatórios, aos processos de autoavaliação das escolas como pontos fortes ou áreas de melhoria, possibilitando um estudo das tendências apresentadas relativamente ao desenvolvimento dos processos de autoavaliação. Do balanço de pontos fortes e áreas de melhoria nos dois ciclos avaliativos observa-se uma certa contradição dos dados, e da análise efetuada de acordo com os campos de análise e domínios em que se inserem. Sugere também alguma inconsistência nas avaliações e sobretudo a falta de continuidade num processo que a deveria assegurar: a avaliação externa de escolas.
- A Avaliação Interna no Agrupamento de Escolas de MarrazesPublication . Peres, João José Baião de Jesus; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraMesmo antes da regulamentação da autoavaliação, com a publicação da Lei n.º 31/2002 de 20 de dezembro, que já existia no Agrupamento de Escolas de Marrazes uma tradição de avaliação interna. Com o intuito de contribuir para melhorar o funcionamento da organização na qual trabalhamos, decidimos implementar este estudo com o objetivo de analisar a perceção que os docentes do Agrupamento de Escolas de Marrazes têm sobre o processo de avaliação interna realizado no mesmo. Pretendemos também relacionar essas perceções com as teorias da avaliação e supervisão e identificar as dimensões e os instrumentos a melhorar no processo. Através da aplicação de um inquérito por questionário, recolhemos os dados que depois de tratados e interpretados, nos permitiram concluir com alguma segurança que a avaliação interna é um processo que faz parte da cultura do grupo docente do Agrupamento de Escolas de Marrazes. De um modo geral, os professores têm uma perceção positiva deste processo, conhecendo os instrumentos utilizados e o relatório de avaliação interna produzido na sequência do mesmo. Os professores reconhecem também, no processo de avaliação interna realizado no seu Agrupamento, a capacidade para garantir uma autoavaliação reflexiva pelo que acreditamos que se identificam com o mesmo.
- Convergências e divergências na avaliação do desempenho docente no ensino particular e cooperativo e no ensino públicoPublication . Natário, Carla Sofia Batista; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
- A educação para os valores vista pelos encarregados de educação : estudo comparativo em duas escolas do 1ª Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gonçalves, Elsa Margarida da Silva; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
- Envolvimento académico dos estudantes nas atividades e Órgãos de Gestão do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Cardoso, Núria Filipa Nicolau Baía Alves; Seco, Graça Maria dos Santos Batista
- Formação contínua de professores como fator de infoinclusão na gestão escolar: um estudo de casoPublication . Brasil, Patrícia Saraiva; Santos, Filipe Alexandre da SilvaEsta investigação pretende encontrar pistas para reflexão, num contexto restrito, sobre uma questão premente: Qual o impacto da Formação Contínua em TIC (nível 1 e nível 2) na profissão docente, no âmbito dos procedimentos administrativos da Escola? Auscultámos uma amostra que nos forneceu informação para levarmos a cabo o nosso estudo de caso. Ao inserirmos a nossa pesquisa num paradigma quantitativo, procedemos a um estudo descritivo, baseado em inquéritos. Difundimos o nosso questionário por Internet e tratamos a informação recolhida, recorrendo à análise estatística.
- Funcionamento, organização e gestão da educação especial : A (in) existência do departamento de educação especialPublication . Pimenta, Ana Cláudia Antunes Ferreira; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
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