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Authors
Abstract(s)
Em Portugal, a questão da avaliação das escolas tem vindo a ser cada
vez mais debatida e as atitudes dos vários intervenientes do setor
educativo, nomeadamente das escolas, têm vindo a ser objeto de
algumas transformações.
Com este estudo pretende-se identificar os pontos fortes e áreas de
melhoria entre o segundo e o terceiro ciclo avaliativo implementados
pela IGEC e a sua evolução, depois de decorridos dois ciclos
avaliativos da AEE, através da verificação de aumentos ou
diminuições no número de pontos fortes e áreas de melhoria. É
também um objetivo a verificação do impacto da AEE nos processos
de melhoria das escolas, uma vez que esta tem uma clara função
formativa.
Este estudo de natureza documental consistiu na análise de 8 relatórios
de avaliação externa, de 4 agrupamentos de escolas da zona centro de
Portugal continental, referentes aos dois ciclos avaliativos. A análise
consistiu na identificação do número de pontos fortes e áreas de
melhoria registados em cada escola e em cada ciclo, seguindo-se uma
categorização de cada ponto forte e área de melhoria relativamente ao
domínio e campo de análise em que se enquadram. Procedeu-se
também a uma análise do número de pontos fortes e áreas de melhoria
que se mantiveram identificados nos relatórios de cada ciclo
avaliativo, permitindo verificar o número de pontos fortes e áreas de
melhoria que permaneceram em cada escola durante os dois ciclos
avaliativos. Procedeu-se ainda à análise do número de referências, nos
relatórios, aos processos de autoavaliação das escolas como pontos
fortes ou áreas de melhoria, possibilitando um estudo das tendências
apresentadas relativamente ao desenvolvimento dos processos de
autoavaliação.
Do balanço de pontos fortes e áreas de melhoria nos dois ciclos
avaliativos observa-se uma certa contradição dos dados, e da análise
efetuada de acordo com os campos de análise e domínios em que se
inserem. Sugere também alguma inconsistência nas avaliações e
sobretudo a falta de continuidade num processo que a deveria
assegurar: a avaliação externa de escolas.
Description
Keywords
Avaliação Externa das Escolas Áreas de Melhoria da Escola Avaliação das escolas Gestão escolar