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- Políticas públicas e educação: impacto da ação social escolar na qualidade da educação básica e secundária em Portugal e em MacauPublication . Santana, Salomé da Conceição; Lucas, Eugénio Pereira; Barata, Mário SimõesNo sentido de criar uma escola pública de acesso a todos e para todos, as políticas públicas são apontadas, cada vez mais, como resposta às necessidades públicas. As políticas públicas desenvolvem-se num ciclo que implica a formação da agenda política, a formulação, a implementação e a avaliação. Com esta investigação pretendemos aprofundar algumas abordagens teóricas da Administração Pública, com enfoque na área da educação, e da gestão pública que influenciam as políticas públicas, nomeadamente, o modelo da Administração Profissional, Public Choice, Public New Management, Public Value Management. Contudo a presente dissertação irá centrar-se, no processo de implementação e avaliação da ação social escolar (ASE) segundo o modelo Public Value Management. Neste sentido, pretende-se analisar qual o impacto da ASE, enquanto política pública educativa, na qualidade da educação e de que forma é que esta pode contribuir para o sucesso escolar das crianças e jovens que frequentam a escolaridade básica e secundária do 1.º ano ao 12.º ano e que frequentam o Agrupamento de Escolas de Cister (AEC) – Alcobaça, em Portugal, e a Escola Portuguesa de Macau (EPM), em Macau. Tendo em conta, o objetivo do estudo, foi seguida a metodologia mista: qualitativa e quantitativa. Operacionalizando-se através da revisão da literatura, do estudo de caso comparativo como estratégia de investigação, na definição de entrevistas e análise documental como instrumentos de recolha de dados e estabelecida a amostra e participantes do estudo para a simultânea observação, interpretação e comparação dos dados. Da análise do contexto de Macau e de Portugal, bem como da triangulação dos dados, apontam-se a seguintes conclusões: a ASE aplica-se de forma diferenciada em Portugal e em Macau; dos dados recolhidos verificamos que no AEC de Alcobaça, em Portugal e na EPM, em Macau, a implementação da ASE acrescenta valor público ao percurso académico dos alunos, em Portugal através do apoio financeiro às suas famílias e em Macau através dos apoios financeiros diretos às escolas. Concluindo-se, ainda, através da análise dos dados das taxas de sucesso escolar do AEC, estas são mais elevadas nos alunos que não beneficiam de ASE, embora na perspetiva dos sujeitos, nomeadamente, do Diretor do AEC, sem este apoio, os níveis de insucesso ficariam mais desfasados daqueles que beneficiam da ASE.
- A Avaliação Interna no Agrupamento de Escolas de MarrazesPublication . Peres, João José Baião de Jesus; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraMesmo antes da regulamentação da autoavaliação, com a publicação da Lei n.º 31/2002 de 20 de dezembro, que já existia no Agrupamento de Escolas de Marrazes uma tradição de avaliação interna. Com o intuito de contribuir para melhorar o funcionamento da organização na qual trabalhamos, decidimos implementar este estudo com o objetivo de analisar a perceção que os docentes do Agrupamento de Escolas de Marrazes têm sobre o processo de avaliação interna realizado no mesmo. Pretendemos também relacionar essas perceções com as teorias da avaliação e supervisão e identificar as dimensões e os instrumentos a melhorar no processo. Através da aplicação de um inquérito por questionário, recolhemos os dados que depois de tratados e interpretados, nos permitiram concluir com alguma segurança que a avaliação interna é um processo que faz parte da cultura do grupo docente do Agrupamento de Escolas de Marrazes. De um modo geral, os professores têm uma perceção positiva deste processo, conhecendo os instrumentos utilizados e o relatório de avaliação interna produzido na sequência do mesmo. Os professores reconhecem também, no processo de avaliação interna realizado no seu Agrupamento, a capacidade para garantir uma autoavaliação reflexiva pelo que acreditamos que se identificam com o mesmo.