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A paragem cardíaca súbita é uma importante causa de morte no mundo. Qualquer
pessoa pode e deve aprender as manobras de SBV o que facilita o início vital precoce
das mesmas, pois os serviços de emergência raramente conseguem aceder à vítima nos
primeiros minutos após o colapso, pois grande parte das PCR ocorrem num ambiente
pré-hospitalar. A escola é um bom local para a introdução do ensino em SBV pois a
maioria da população passa pelo sistema de ensino. A Assembleia da República resolve
a 15 de março 2013, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao
Governo que: “Introduza nas escolas nacionais (…) uma formação de frequência
obrigatória dirigida aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e com uma duração total de
seis a oito horas” denominada de SBV. Este estudo analisa o nível de conhecimentos em
SBV e a motivação para SBV da comunidade escolar (alunos, professores e auxiliares de
ação educativa) e o reconhecimento que estes têm do Enfermeiro como formador nesta
área. Estudou-se também um padrão de formação em SBV para as profissões de Saúde
nas Escolas Superiores de Saúde. Com base numa amostra acidental de 951 indivíduos
de três escolas e de uma amostra de 11 Escolas Superiores de Saúde concluiu-se que
90,1% da comunidade escolar não tem formação em SBV. Os alunos evidenciam um
maior nível de conhecimentos em SBV em relação aos professores e aos auxiliares de
ação educativa. As competências nos fatores de Reconhecimento e Ativação de Socorro
são tendencialmente mais elevadas do que nos fatores Execução de Manobras de
Reanimação. A comunidade escolar no seu geral reconhece mais competência ao
Enfermeiro para ser formador em SBV. Todas as Escolas Superiores de Saúde referiram
ministrar SBV numa média de 15 horas com aulas teóricas, práticas e teórico-práticas.
Description
Keywords
Suporte básico de vida Comunidade escolar Cidadania
Citation
Branquinho, C. & Gaspar, P. (2017). Competência em suporte básico da vida nas comunidades escolares: uma perspectiva de cidadania. In M. Dixe; P. Sousa & P. Gaspar (Coords.), Construindo conhecimento em enfermagem à pessoa em situação crítica (pp. 29-47). Leiria: Instituto Politécnico de Leiria
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Unidade de Investigação em Saúde, Escola Superior de Saúde de Leiria