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- A exploração da identidade como forma de autoconhecimentoPublication . Almeida, Alice Durão de; Baraona, Maria Isabel Gallis Pereira; Silva, Rodrigo Eduardo Rebelo daEsta dissertação de mestrado representa a culminação de ideias, experimentações e uma exploração profunda de diferentes formas de representar o meu próprio corpo. Pode ser uma característica da natureza humana, a busca do autoconhecimento e a compreensão de si mesmo. Ao longo deste projeto, segui essa busca, através de uma pesquisa artística e autorreflexiva, alternando entre momentos de autodescoberta e dúvida. Como diria Montaigne, em relação à temática que vou trabalhando ao longo deste projeto: "E, portanto, leitor, eu próprio sou o tema do meu livro: não é razoável que empregueis o vosso tempo livre num tema tão frívolo e tão vão. Portanto, adeus.”1 Durante este processo, procurei encontrar aquilo que ancoraria a minha identidade, algo que mostra-se uma verdade de si (de mim). Muitas questões se levantam: essa (suposta) verdade que vejo de mim mesma, será a mesma que os outros percebem? Que representações do corpo são capazes de transmitir de forma mais viva essa verdade? Será apenas através de uma conjunção desses fragmentos que podemos tocar essa dimensão de verdade? Tentei aprofundar a consciência do corpo, através das imagens que dele extraio. Refleti sobre o modo como o vejo e represento, qual é a experiência de habitar este corpo? Fui guiada pela interrogação sobre como se forma a perceção do corpo numa unidade harmoniosa ou se, na realidade vivida, ele seria sempre um conjunto de fragmentos interconectados, marcados pelo tempo e pelos diferentes estados do sujeito. O meu processo de criação artística foi objeto de uma interrogação permanente, entrelaçada com a investigação que empreendi. Examinei as razões que determinam as escolhas de materiais e a intenção subjacente à decisão de utilizar o meu corpo como uma ferramenta expressiva na minha obra. Este percurso de autoexploração e reflexão intensificou de forma entrelaçada e fértil um percurso de leituras e exploração expressiva e plástica, consolidada num território de interrogações sobre a identidade e o fazer artístico.
- Robot trajectory generation, simulation and execution for shotcrete automationPublication . Moniz, Gonçalo Carriço; Castro, Hugo Filipe Costelha deShotcrete is a widely used civil and mining engineering method that consists of projecting concrete at high-speed using specialized equipment. Nowadays, the trajectory of the projection nozzle is still controlled by an operator (manually or by teleoperation). Automating this process has the potential to improve shotcrete efficiency, quality, and worker safety. This report details the work done within the RoboShot@FRC project, to automate the generation and execution of trajectories for robot-based application of shotcrete in the reinforcement of railway tunnels. The developed work focused on two main components: one that generates a set of poses based on an input mesh of the surface to be shotcreted (path generation program), and another one that simulates the shotcrete process. Extensive tests were done in a simulated environment, and some tests were also performed in real robots. The path generation and shotcrete simulation programs were used together to optimize the trajectory parameters, in order to maximize the resulting concrete layer homogeneity.
- Respigar - Caminhos por entre a Vida VegetalPublication . Neves, Maria Francisca Cunha das; Silva, Rodrigo Eduardo Rebelo da; Pereira, Catarina Maria Lusitano Leal da CâmaraCaminhar por entre matos e florestas levou-me à criação artística. Aprendi a ver caminhos onde estes não existem, desde o percurso traçado pelas pisadas das pessoas, à complexidade das estruturas vivas, ao dinamismo secreto da composição, à magnificência das formas, à gama infinita de cores da vida vegetal. Esta investigação surgiu de um desejo de compreender melhor o caminho que percorri e os que poderei percorrer e que emergem do percurso feito. Esse impulso, do qual se desencadeou uma prática artística em relação direta com essa experiência, foi gerador de construções materiais e de uma poética do fazer, que se equilibra instavelmente na atenção ao erro e ao detalhe irrepetível dos materiais, restos que sobram e que tomamos como desperdício e despojos destrutíveis. A esses restos que restam lançámos um olhar e uma interrogação compassiva: como dar uma nova vida ao que foi rejeitado? Como insuflar nesses excedentes uma poética precária das sobras e desperdícios dos materiais? A procura de uma nova composição e de um novo equilíbrio tornou-se o mote na construção de cada peça. O texto que se segue é meramente um ensaio: uma tentativa tateante, em diálogo com alguns autores que olham atentamente (o que designamos como) a natureza e que nos ensinam a olhar a vida viva, que ensinam a caminhar e escutar os caminhos. O que se segue é uma procura, em diálogo com o pensamento de alguns autores que escreveram sobre o caminhar e sobre a vida vegetal. Como se essa busca e esse caminhar pudessem ser um modo de voltar a ir às fontes do gesto artístico. Observar a natureza, olhar para as plantas como forma e como poética e aí encontrar a velha questão da relação da arte com a natureza, caminhando pelos caminhos.
- Jogos de cerâmica: A ludicidade à mesaPublication . Venâncio, Sofia Baptista; Bispo, Renato Jorge Costa LopesO acto de brincar e jogar são acções tão ancestrais quanto a própria civilização e transversais a todas as culturas ou faixas etárias. Embora sejam geralmente associadas a momentos de lazer, estas actividades já serviram propósitos de celebração em cerimónias fúnebres, para contabilização de salários, e nos dias de hoje são também utilizadas em contextos empresariais como estratégias para integração em equipa. Brincar tem benefícios sociais e cognitivos e, através da sociabilização, tem a capacidade de promover sentimentos como a empatia e a confiança. O objectivo deste projecto prende-se com a tentativa de partir de elementos presentes nos jogos para criar momentos de afinidade, que potenciem as relações sociais e facilitem uma interacção mais lúdica, empática e fluida. Este projecto partiu de uma análise entre vários jogos e brincadeiras, de maneira a entender que tipo de impacto têm nas relações sociais e quais os elementos que permitem que um jogo seja percepcionado como tal. Jogos de Cerâmica apresenta uma colecção de peças que criam dinâmicas de jogo integradas em objectos do quotidiano. Inspira-se em jogos clássicos — como o pião, as damas e o labirinto — e visa promover a sociabilização durante um momento de intimidade e partilha. Estes objectos de mesa pretendem incentivar a curiosidade e a interacção entre os intervenientes, quer sejam estes jogadores ou espectadores. Têm um carácter intuitivo e aberto, com o objectivo de desinibir e serem manipulados livremente, sem que as regras do jogo se sobreponham à criatividade do jogador.
- À mesaPublication . Martins, Maria Carnall Rodrigues; Pires, Fernando Alípio BrízioO desenvolvimento desta investigação tem origem no meu interesse na análise da interação do Homem para com o Outro. Esta exploração de caracter teórico e prático, visa explorar rituais de comensalidade. É desenvolvida uma primeira análise que desagua em quatro percursos que exploram, em forma de cismos1, aspetos diferentes da comensalidade: lavar, pão, etiqueta, mercados. No desenvolver da pesquisa teórica recorre-se a uma investigação descritiva e qualitativa do sujeito. É complementada com um estudo de caso. Os cismos relativos aos projetos, utilizam o método da teoria fundamentada para desenvolver argumentos autorais e os métodos de entrevista, experiência, observação do participante bem como as ferramentas da olaria, marcenaria, metalurgia e panificação para desenvolver as propostas práticas. A investigação culmina na materialização de quatro projetos e em todas as conclusões práticas que advém do desenvolvimento destes.