ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
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- A criação teatral e a construção de relações - da recusa ao envolvimento -Publication . Gabriel, Dina Margarida Ferreira; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas, compreendendo o estudo acerca dos contributos de um projeto de intervenção, no domínio da expressão dramática, junto de jovens detentores de comportamentos problemáticos frequentemente caraterizados como de indisciplina. Esta temática tem sido estudada ao longo dos anos por vários autores, considerando-se que afeta não só os alunos mas também os professores e a restante comunidade escolar. Assim, perante a necessidade de se conhecer quais as estratégias passíveis de surtirem efeitos no que se refere à (in)disciplina, com um grupo de alunos de um curso vocacional, que frequentam uma escola profissional do concelho de Alcobaça, surgiu a seguinte pergunta de partida: - Quais os contributos de um projeto de intervenção no domínio da expressão dramática na construção de relações consigo e com o outro? De forma a dar resposta a esta questão, delineou-se uma investigação-ação com a pretensão de simultaneamente investigar e agir sobre a temática anteriormente referida, organizando-se a intervenção através da técnica Playbuilding de Errol Bray (1997), em sessões que permitiram primeiramente uma experimentação de exercícios de expressão dramática e improvisações e, posteriormente, a edificação de um projeto de criação teatral, construído autonomamente pelos participantes. Durante o processo foi criado um ambiente de participação e envolvimento, tendo os participantes estabelecido uma relação de proximidade com a investigadora, exteriorizando sentimentos e emoções face ao seu quotidiano e à relação estabelecida com os professores, constituindo estes a base do projeto de criação teatral. iv Os resultados apresentados evidenciaram o papel da expressão dramática como forte indutor da expressão de sentimentos e emoções, permitindo olhar para si próprio e ao mesmo tempo colocar-se no lugar do outro, sendo potenciadora de uma reflexão acerca das próprias ações e da descoberta de si e do outro. Pode-se constatar que é uma estratégia que propicia a construção de um ambiente de partilha de emoções e resolução de conflitos, que permite a cooperação, a aceitação mútua e a melhoria das relações consigo e com o outro.
- Cultura, Arte e ComunidadePublication . Neves, Lénia Isabel Amorim Ronca; Sousa, Jenny Gil; Lopes, Maria de São Pedro Santos SilvaO presente relatório analisa as relações existentes entre os conceitos cultura, artes e comunidades, estabelecendo um paralelismo com a animação e educação artísticas. As artes e a cultura interligam as pessoas ao mundo conferindo-lhes capacidades, experiências e vivências porque possuem um poder pedagógico, persuasivo e independente. A educação pela arte assume assim um papel preponderante na formação integral do ser humano ao permitir-lhe conhecer-se a si mesmo, conhecer o seu passado, e projetar o seu futuro. A partir do conhecimento de si próprio, o sujeito vai conhecendo e compreendendo as suas conceções e ideias que vão determinar o seu comportamento, a sua interação e o seu papel na sociedade. Tendo por base estes pressupostos, foi realizado um estudo de caráter qualitativo, com caraterísticas de investigação-ação. Assim, numa primeira etapa analisaram-se os interesses e as motivações da comunidade da freguesia de Pontével a nível cultural, privilegiando-se também a visão das associações culturais locais, principalmente no que concerne aos desafios que se colocam nas suas esferas de atuação. A investigação realizada neste primeiro momento denunciou algumas fragilidades ao nível da inovação cultural da freguesia, assim como da vontade da comunidade de poder ter acesso a novos espaços que aproximassem pessoas e que viabilizassem novas aprendizagens. Assim, e partindo deste primeiro momento, foi construído o restante processo de investigação e ação, tendo como premissa compreender e analisar se um edifício centenário localizado na freguesia, que estava desabitado, poderia ser reaproveitado para a criação de um espaço cultural aberto e dinamizado pela comunidade, utilizando as diversas linguagens artísticas como instrumentos de intervenção social e comunitária. Neste contexto, surgiu a pergunta de partida: Quais os contributos das Artes no desenvolvimento de processos comunitários? Os destinatários do Projeto foram crianças entre os 3 e os 10 anos de idade e os seus familiares (mães, pais, avós, irmãos, tios); foram também seniores entre os 60 e os 85 anos e uma associação - Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, em articulação com o Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a entrevista semiestruturada às pessoas da comunidade e aos membros dirigerentes das associações culturais locais, e os diários de bordo da investigadora e dos participantes. Os resultados apurados indiciam que as Artes detêm um papel importante no desenvolvimento do ser humano e dos locais onde este se integra, ao permitir aperfeiçoar competências pessoais, sociais e culturais catalisadoras da transformação e renovação dos seus contextos e das suas realidades.
- O impacto das expressões artísticas na regulação do comportamento em idade pré-escolarPublication . Pinto, Ana Cristina Oliveira de Sousa; Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis Machado; Kowalski, Maria PereiraA arte é essencial na vida do Ser Humano, estando presente em todos os povos e em todas as culturas. A arte possibilita a aquisição de diversas competências, como o conhecimento de si mesmo, do outro e do que nos rodeia. Também potencia o desenvolvimento da confiança, criatividade e pensamento divergente entre outras aptidões, como a mediação da comunicação interpares na resolução de situações problemáticas. Foi nesse sentido que as linguagens artísticas foram utilizadas neste estudo, envolvendo um grupo de crianças de um Jardim de Infância do concelho de Leiria, com idades entre os 3 e os 4 anos de idade. Foi adotado um paradigma misto de investigação pela necessidade de combinar métodos e procedimentos de recolha de dados, os quais, a cada fase do estudo necessitavam de uma complementaridade de paradigmas qualitativo-quantitativo. Através dos processos associados à metodologia de Investigação-Ação (IA) procurou compreender-se em profundidade o modo como as linguagens artísticas influenciam a (auto) regulação de comportamentos considerados desajustados. Durante as vinte e três sessões realizadas em contexto presencial de sala de Jardim de Infância , (interrompidas pelo confinamento entre março e junho), os resultados obtidos indicaram que, através de atividades que combinaram as diversas linguagens artísticas de forma estruturada e integradora, contribuíram para a diminuição de alguns comportamentos considerados desajustados e a melhoria de comportamentos ajustados. Esta aferição da evolução comportamental, apesar de ter ficado comprometida no número de sessões previstas, conseguiu ainda assim, com foco em crianças descritas como “problemáticas”, revelar resultados e mudanças positivas, as quais ficam documentadas neste projeto. São também notórias as aquisições que, concomitantemente ao desenvolver do projeto, as crianças demonstraram em áreas como: conhecimento e expansão do vocabulário relacionado com as artes visuais, o domínio das técnicas expressivas nas diversas atividades e as capacidades de análise, descrição e interpretação de narrativas visuais, bem como da capacidade de um “olhar mais sensível e crítico” no que concerne ao contacto com a obra de arte, relacionando-as com as suas próprias vivências e idiossincrasias .
- PROMOÇÃO DA LEITURA ATRAVÉS DA ANIMAÇÃOPublication . Carvalho, Sara João Rodrigues; Fonseca, Marta Sofia Abreu daO presente relatório analisa a importância de promover a leitura nos mais novos, estabelecendo um paralelismo com a animação e educação artística. A animação artística promove a imaginação e a criatividade no indivíduo e quando ligada à promoção da leitura consegue cativar as crianças a ler e a explorar o mundo da leitura de forma autónoma e lúdica. A educação pela arte assume um papel importante na formação integral do ser humano, ao permitir que ele se conheça a si próprio, conheça o seu passado e possa projetar o seu futuro. A partir do conhecimento de si, vai compreendendo as suas ideias e conceções, que o irão ajudar a perceber o seu papel na sociedade. Tendo por base estas ideias, realizou-se um estudo de carácter qualitativo com características de investigação-ação. Numa etapa inicial foi realizado um questionário onde se pretendia descobrir a relação das crianças com a leitura e com o processo de aprenderem algo novo, enquanto se pretendia também conhecer a relação delas com algumas técnicas que seriam usadas ao longo do projeto e o seu à-vontade com as mesmas. Os resultados apontam para algumas disparidades: no grupo das 14 crianças que iniciaram o projeto, apenas 2 responderam que não gostavam de ler, um número inferior ao esperado. Contudo, o que se veio a verificar é que entre os que gostavam de ler eram poucos os que realmente liam ou conseguiam ler bem, ou seja, eram poucos os que realmente tinham interesse em pegar num livro próprio para a sua idade e lê-lo de uma ponta à outra, percebendo a história do livro. Assim, ao longo do projeto conseguiu-se, através da utilização das diversas linguagens artísticas como instrumentos de intervenção social, promover o interesse das crianças pela leitura, permitindo-lhes perceber que com um simples livro podem fazer muita coisa, e que esta não tem de ser monótona e servir apenas para situações de avaliação. Surgiu a seguinte pergunta de partida enquanto se pesquisava sobre o tema: De que forma se poderá promover a leitura, através do elemento lúdico, nos alunos de uma turma do 6.º ano? Os destinatários do projeto foram crianças do 6º ano de uma escola da Região Centro. Como instrumento de recolha de dados foram utilizados o registo fotográfico, o diário de bordo, vídeos e áudios, questionários e a observação participante. Os resultados obtidos indicam que as artes têm um papel muito importante na promoção da leitura.
