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Authors
Abstract(s)
O presente relatório analisa as relações existentes entre os conceitos
cultura, artes e comunidades, estabelecendo um paralelismo com a
animação e educação artísticas. As artes e a cultura interligam as
pessoas ao mundo conferindo-lhes capacidades, experiências e
vivências porque possuem um poder pedagógico, persuasivo e
independente. A educação pela arte assume assim um papel
preponderante na formação integral do ser humano ao permitir-lhe
conhecer-se a si mesmo, conhecer o seu passado, e projetar o seu
futuro. A partir do conhecimento de si próprio, o sujeito vai
conhecendo e compreendendo as suas conceções e ideias que vão
determinar o seu comportamento, a sua interação e o seu papel na
sociedade.
Tendo por base estes pressupostos, foi realizado um estudo de caráter
qualitativo, com caraterísticas de investigação-ação. Assim, numa
primeira etapa analisaram-se os interesses e as motivações da
comunidade da freguesia de Pontével a nível cultural, privilegiando-se
também a visão das associações culturais locais, principalmente no que
concerne aos desafios que se colocam nas suas esferas de atuação. A
investigação realizada neste primeiro momento denunciou algumas
fragilidades ao nível da inovação cultural da freguesia, assim como da
vontade da comunidade de poder ter acesso a novos espaços que
aproximassem pessoas e que viabilizassem novas aprendizagens.
Assim, e partindo deste primeiro momento, foi construído o restante
processo de investigação e ação, tendo como premissa compreender e
analisar se um edifício centenário localizado na freguesia, que estava
desabitado, poderia ser reaproveitado para a criação de um espaço
cultural aberto e dinamizado pela comunidade, utilizando as diversas
linguagens artísticas como instrumentos de intervenção social e
comunitária. Neste contexto, surgiu a pergunta de partida: Quais os
contributos das Artes no desenvolvimento de processos comunitários?
Os destinatários do Projeto foram crianças entre os 3 e os 10 anos de
idade e os seus familiares (mães, pais, avós, irmãos, tios); foram
também seniores entre os 60 e os 85 anos e uma associação -
Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, em articulação com o
Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével.
Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a entrevista
semiestruturada às pessoas da comunidade e aos membros dirigerentes
das associações culturais locais, e os diários de bordo da investigadora e
dos participantes.
Os resultados apurados indiciam que as Artes detêm um papel
importante no desenvolvimento do ser humano e dos locais onde este
se integra, ao permitir aperfeiçoar competências pessoais, sociais e
culturais catalisadoras da transformação e renovação dos seus
contextos e das suas realidades.
Description
Keywords
Arte Cultura Educação Animação Artística Desenvolvimento comunitário