Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-25"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Cultura, Arte e ComunidadePublication . Neves, Lénia Isabel Amorim Ronca; Sousa, Jenny Gil; Lopes, Maria de São Pedro Santos SilvaO presente relatório analisa as relações existentes entre os conceitos cultura, artes e comunidades, estabelecendo um paralelismo com a animação e educação artísticas. As artes e a cultura interligam as pessoas ao mundo conferindo-lhes capacidades, experiências e vivências porque possuem um poder pedagógico, persuasivo e independente. A educação pela arte assume assim um papel preponderante na formação integral do ser humano ao permitir-lhe conhecer-se a si mesmo, conhecer o seu passado, e projetar o seu futuro. A partir do conhecimento de si próprio, o sujeito vai conhecendo e compreendendo as suas conceções e ideias que vão determinar o seu comportamento, a sua interação e o seu papel na sociedade. Tendo por base estes pressupostos, foi realizado um estudo de caráter qualitativo, com caraterísticas de investigação-ação. Assim, numa primeira etapa analisaram-se os interesses e as motivações da comunidade da freguesia de Pontével a nível cultural, privilegiando-se também a visão das associações culturais locais, principalmente no que concerne aos desafios que se colocam nas suas esferas de atuação. A investigação realizada neste primeiro momento denunciou algumas fragilidades ao nível da inovação cultural da freguesia, assim como da vontade da comunidade de poder ter acesso a novos espaços que aproximassem pessoas e que viabilizassem novas aprendizagens. Assim, e partindo deste primeiro momento, foi construído o restante processo de investigação e ação, tendo como premissa compreender e analisar se um edifício centenário localizado na freguesia, que estava desabitado, poderia ser reaproveitado para a criação de um espaço cultural aberto e dinamizado pela comunidade, utilizando as diversas linguagens artísticas como instrumentos de intervenção social e comunitária. Neste contexto, surgiu a pergunta de partida: Quais os contributos das Artes no desenvolvimento de processos comunitários? Os destinatários do Projeto foram crianças entre os 3 e os 10 anos de idade e os seus familiares (mães, pais, avós, irmãos, tios); foram também seniores entre os 60 e os 85 anos e uma associação - Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, em articulação com o Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a entrevista semiestruturada às pessoas da comunidade e aos membros dirigerentes das associações culturais locais, e os diários de bordo da investigadora e dos participantes. Os resultados apurados indiciam que as Artes detêm um papel importante no desenvolvimento do ser humano e dos locais onde este se integra, ao permitir aperfeiçoar competências pessoais, sociais e culturais catalisadoras da transformação e renovação dos seus contextos e das suas realidades.
- O impacto da função de Guest Relations na satisfação do hóspedePublication . Almeida, Catarina Martins; Ferreira, Cátia Nunes Malheiros; Almeida, Anabela Clemente EliasO interesse de estudar este tema proveio da importância que a qualidade do serviço tem vindo a demonstrar ao longo dos anos, dentro do setor hoteleiro. Com o passar do tempo, a análise da satisfação do cliente passou a ser uma ferramenta crucial para avaliar a qualidade no setor hoteleiro. Este controlo pela qualidade e pela satisfação do cliente resultou na criação de uma nova função: Guest Relations. Simultaneamente, é importante salientar o facto das grandes cadeias hoteleiras, quer a nível nacional ou mundial, prestarem um serviço bastante estandardizado ao cliente, sendo que surgiu também a necessidade de criar um elemento diferenciador na procura de um serviço mais personalizado. Para este estudo de caso foi utilizada a metodologia qualitativa que envolveu entrevistas, observação direta e análise de dados diversos da empresa, sendo que concluiu que as Guest Relations têm de facto um impacto direto na qualidade e satisfação dos clientes. Em suma este trabalho pretende compreender e refletir sobre o impacto da função de Guest Relations no sector hoteleiro, nomeadamente para a qualidade de serviço prestada ao cliente, através de dados estatísticos provenientes do hotel Marriott da Praia D’El Rey.