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Abstract(s)
A arte é essencial na vida do Ser Humano, estando presente em todos os povos e em todas as culturas. A arte possibilita a aquisição de diversas competências, como o conhecimento de si mesmo, do outro e do que nos rodeia. Também potencia o desenvolvimento da confiança, criatividade e pensamento divergente entre outras aptidões, como a mediação da comunicação interpares na resolução de situações problemáticas. Foi nesse sentido que as linguagens artísticas foram utilizadas neste estudo, envolvendo um grupo de crianças de um Jardim de Infância do concelho de Leiria, com idades entre os 3 e os 4 anos de idade. Foi adotado um paradigma misto de investigação pela necessidade de combinar métodos e procedimentos de recolha de dados, os quais, a cada fase do estudo necessitavam de uma complementaridade de paradigmas qualitativo-quantitativo. Através dos processos associados à metodologia de Investigação-Ação (IA) procurou compreender-se em profundidade o modo como as linguagens artísticas influenciam a (auto) regulação de comportamentos considerados desajustados.
Durante as vinte e três sessões realizadas em contexto presencial de sala de Jardim de Infância , (interrompidas pelo confinamento entre março e junho), os resultados obtidos indicaram que, através de atividades que combinaram as diversas linguagens artísticas de forma estruturada e integradora, contribuíram para a diminuição de alguns comportamentos considerados desajustados e a melhoria de comportamentos ajustados. Esta aferição da evolução comportamental, apesar de ter ficado comprometida no número de sessões previstas, conseguiu ainda assim, com foco em crianças descritas como “problemáticas”, revelar resultados e mudanças positivas, as quais ficam documentadas neste projeto. São também notórias as aquisições que, concomitantemente ao desenvolver do projeto, as crianças demonstraram em áreas como: conhecimento e expansão do vocabulário relacionado com as artes visuais, o domínio das técnicas expressivas nas diversas atividades e as capacidades de análise, descrição e interpretação de narrativas visuais, bem como da capacidade de um “olhar mais sensível e crítico” no que concerne ao contacto com a obra de arte, relacionando-as com as suas próprias vivências e idiossincrasias .
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Keywords
Educação Pré-escolar Animação Artística Jogos Teatro Arte Criatividade