Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by Sustainable Development Goals (SDG) "01:Erradicar a Pobreza"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativoPublication . Mangas, CatarinaIntrodução: O ensino superior está normalmente associado a uma formação mais tradicional/expositiva que não se enquadra com o atual processo de Bolonha, as características dos jovens estudantes ou as exigências que advêm das constantes transformações da sociedade. Hoje em dia, os estudantes devem estar preparados com um elevado nível de competências sociais e conhecimentos que são necessários num mercado de trabalho que se altera permanentemente. Objetivos: Descrever estratégias de aprendizagem cooperativas, desenvolvidas em grupos, aplicadas em cursos superiores nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação. Métodos: A investigação desenvolvida é caracterizada como sendo qualitativa, sendo um estudo essencialmente descritivo, já que apresenta, de forma holística, estratégias específicas aplicadas junto de duas turmas de estudantes do ensino superior. Resultados: A investigação sugere que os estudantes aprendem melhor quando estão ativamente envolvidos em atividades onde o pensamento crítico e criativo é cultivado, resultando em melhores classificações, numa maior satisfação com o seu percurso académico e numa menor probabilidade de abandono. Conclusões: É essencial refletir sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, adotar novas estratégias desenvolvidas em ambientes de aprendizagem centrados nos estudantes, que aumentem a qualidade do ensino superior, tornando-o mais adequado à realidade laboral atual.
- Evaluation of an educational project for the development of the autonomy of life in young people leaving residential carePublication . Santos, Rui; Margarido, Cristóvão; Pocinho, Ricardo; Silva, Tânia; Póvoa, VanessaOne of the protection measures provided to at-risk children and young people in Portugal is residential care. Residential care facilities foster children and young people from unstructured families, providing them with conditions that may allow to enhance their full development, including their education, well-being and preparation for life autonomy. Projet' Ar-te is an intervention project developed at Casa do Canto, under the direction of the Portuguese Association for the Rights of Minors and the Family - CrescerSer, financed from 2012 to 2015 through the "Children and Youth at Risk"Program of Fundação Calouste Gulbenkian. The main objectives of this project were the creation of the Life Skills Development Program (PDCV) and the Support and Monitoring Structure (ESAAC) for the young people leaving residential care, in order to provide them with a close affective rear, helping to face the challenges and difficulties they encounter successively outside the residential care facility. Through ethnobiographic interviews with two young women experiencing the project for one year, the aim was to understand their perceptions regarding two moments: the residential care period and the experiences after leaving Casa do Canto through the support provided by the ESAAC Structure. The results showed that participation in the project activities provided significant moments during residential care, which seem to have an important impact on the autonomy strategies adopted by young women after leaving the facility.
- O PERFIL DO PROFESSOR DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO NA GUINÉ-BISSAU: Contributos de um ProjetoPublication . Silva, Maria de Fátima Gama da; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraO 1.º ciclo do ensino básico é o alicerce do percurso escolar de todos os alunos, qualquer que seja o país. Nesse nível de ensino, que normalmente funciona em monodocência, o professor assume um papel determinante nas aprendizagens das crianças. O perfil do professor é estabelecido por legislação específica, mas o perfil real nem sempre corresponde ao perfil decretado. Quando o sistema educativo tem de fazer face a uma enorme falta de professores, o perfil real destes, tende a afastar-se ainda mais do perfil decretado. A Guiné-Bissau é um país em construção, com cinco décadas de independência, em que o sistema educativo tenta dar resposta à crescente procura, embora com grandes insuficiências. O governo e os parceiros internacionais têm investido na formação dos professores: há uma maior oferta de cursos de formação inicial de professores e há diversos programas de formação em serviço a decorrer. A ONG Effective Intervention desenvolveu um projeto no Sul do país em que proporcionou a escolaridade básica do 1.º ciclo a várias centenas de crianças em dezenas de aldeias. Para tal, recrutou e formou professores e supervisores; preparou materiais didáticos para professores e alunos; trabalhou em articulação com as comunidades locais e com as autoridades da Educação. No final, as crianças obtiveram excelentes resultados. Quisemos ir conhecer de perto este projeto e optámos por orientar a nossa investigação de mestrado no sentido de aprofundar as razões do sucesso alcançado. Apercebemo-nos, desde logo, que havia grandes diferenças na atuação dos professores do projeto comparativamente aos professores das outras escolas em geral. Assim, dirigimos a nossa pesquisa para o perfil dos professores que trabalharam no projeto. Tendo definido o objetivo geral – Analisar as características do perfil do professor adquiridas ou desenvolvidas no decurso do projeto ROPE1 – delineámos uma investigação qualitativa descritiva. O trabalho de campo foi realizado na Guiné-Bissau, após o término do projeto em estudo, como uma análise retrospetiva. A recolha de dados foi efetuada por meio de entrevistas em profundidade e para o seu tratamento utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. O percurso de investigação feito levou-nos a concluir que, associado a outros fatores, o investimento na formação dos professores foi determinante para os excelentes resultados dos alunos. A formação dos professores é, pois, essencial para o bom desempenho da sua profissão e para a aprendizagem das crianças.
- Other subjects in the family-school relationship: the role of grandparents in the educational process of grandchildrenPublication . Coutrim, Rosa; Carvalho da silva, PedroThe current article intends to present the results of a research done in Portugal and in Brazil, a research whose main purpose was to better understand how grandparents relate to their grandchildren and offer support in their education. The research followed a qualitative approach; in order to better understand the routine of the relation between grandparents and grandchildren, there were 14 interviews with grandfathers and grandmothers in the city of Mariana–Brazil, and 7 in Leiria-Portugal. The data revealed that, in spite of the socioeconomic differences among the interviewed, in both cities the grandparents (most of whom had a low level of education) do not act directly on the process of education of the grandchildren. However, they offer important support to the children ́s education, whether by managing the schedules of the in-school and out-of-school activities, or by transmitting values appreciated by the school. They are, therefore, important agents in the care for grandchildren so that they have the necessary conditions for a good performance at school.
- Planning forest recreation: environmental economic instruments and the public participationPublication . Oliveira, F.; Pintassilgo, P.; Mendes, I.; Silva, J. A.In Portugal there is a growing demand for natural areas that provide a wide range of outdoor recreation. This paper focuses on the particular case of the Mata Nacional de Leiria (Leiria National Forest). This is a pine tree forest with 11,000 hectares and eight centuries of history. It has always been a public forest with open access to everyone, a fact that contributes to different kinds of use and benefits (walking, cycling, picnics, collecting firewood, fruits and berries, and other recreation activities). The proximity to a major urban and industrial centre, on one hand, and to a very popular beach coast, on the other, makes this a resource that is widely used by both residents and visitors. In the future there is the possibility of implementing a set of actions to improve forest amenities and recreation, and later the emergence of environmental tourism activities and equipment. In this context, we want to know the economic valuation that actual users attach to these recreation improvements, but also realize their preferences and opinions regarding this project. For this purpose we designed, tested and applied a double bounded dichotomous choice contingent valuation questionnaire. The results presented in this paper focus on responses to attitudinal and follow-up questions. More than 70% of respondents have positively assessed the proposed improvements to the study area and about 40% enhanced their personal opinion on the type of interventions that they consider most appropriate. Answers focus the priority areas of intervention in the Mata Nacional de Leiria, the main concerns in its development, the type of actions that should (and should not) be implemented, respondents willingness to actively take part and, also, what the public authorities' role should be. At this stage, where Mata Nacional de Leiria is being considered in terms of future recreation and tourism offers, the results obtained provide important contributions and enhance the contingent valuation survey as a tool to support recreation planning, promoting public participation and the political decision-making process.
- Práticas e Vivências dos migrantes na Integração em Portugal - Um olhar sobre…Publication . Francisco, Luís Filipe Vilhena Valério; Marques, José Carlos LaranjoCompreender o contexto do acolhimento de migrantes em Portugal é essencial para compreender a complexidade e os desafios que este grupo específico de indivíduos enfrentam, na procura de uma nova vida no nosso país. Portugal, como muitas outros países, tem verificado um aumento significativo do fluxo migratório nas últimas décadas, tornando-se essencial analisar os processos de integração, para melhor interpretar as diferentes realidades desse fenómeno. A diversidade cultural é talvez o maior desafio, exigindo uma resposta multifacetada, com vertentes sociais e objetivos pedagógicos, com vista à inclusão, através da pluralidade e da tolerância. Este trabalho tenta compreender melhor este fenómeno e encontrar algumas respostas e perspetivas futuras. Os resultados obtidos demostram um crescente investimento e uma melhor adaptação às dinâmicas migratórias e às consequências sociais que dai resultam. Ainda assim, persistem desafios estruturais, nomeadamente a necessária melhoria da articulação dos diversos organismos, assim como a formação especifica em mediação intercultural. Neste sentido, torna-se necessário garantir que as respostas institucionais sejam mais céleres, flexíveis e adaptadas à nova realidade. É essencial ter a capacidade para interpretar de forma justa e completa as múltiplas dimensões deste fenómeno, em linha com os princípios da coesão social e do respeito pela diversidade cultural, os quais estão já consolidados no nosso quadro jurídico e político.
- Tourism as a tool of community development: an ecotourism project in Cantanhez, Guinea-BissauPublication . Oliveira, F.; Silva, F.In recent decades the scientific community and various international organizations have provided a range of guidelines towards the development of more sustainable tourism. The responsible use of natural and cultural resources and the participation of local communities - with the involvement of the different actors in the development process - are inseparable aspects of sustainability's concept. However, when we try to put it into practice it appears that this is a very slow process, with many aspects that must be considered, especially in the case of underdeveloped regions. This paper focuses precisely on one of these regions - Cantanhez National Park, Guinea Bissau. This region has natural and cultural resources that are real treasures, which enhance the environmental and green forms of tourism; however, the structural problems of the country can be a real challenge to any type of initiative. The purpose of this communication is to present the ecotourism project in Cantanhez National Park, identifying the objectives, the first stages of the project implementation, the difficulties arising from the social, economic and political situation of the country and finally, its relevance in promoting community development. The realities that will be shared in this paper resulted from an initial visit to identify the needs of tourism planning, management and training in the communities directly involved.
