Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by Sustainable Development Goals (SDG) "01:Erradicar a Pobreza"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativoPublication . Mangas, CatarinaIntrodução: O ensino superior está normalmente associado a uma formação mais tradicional/expositiva que não se enquadra com o atual processo de Bolonha, as características dos jovens estudantes ou as exigências que advêm das constantes transformações da sociedade. Hoje em dia, os estudantes devem estar preparados com um elevado nível de competências sociais e conhecimentos que são necessários num mercado de trabalho que se altera permanentemente. Objetivos: Descrever estratégias de aprendizagem cooperativas, desenvolvidas em grupos, aplicadas em cursos superiores nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação. Métodos: A investigação desenvolvida é caracterizada como sendo qualitativa, sendo um estudo essencialmente descritivo, já que apresenta, de forma holística, estratégias específicas aplicadas junto de duas turmas de estudantes do ensino superior. Resultados: A investigação sugere que os estudantes aprendem melhor quando estão ativamente envolvidos em atividades onde o pensamento crítico e criativo é cultivado, resultando em melhores classificações, numa maior satisfação com o seu percurso académico e numa menor probabilidade de abandono. Conclusões: É essencial refletir sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, adotar novas estratégias desenvolvidas em ambientes de aprendizagem centrados nos estudantes, que aumentem a qualidade do ensino superior, tornando-o mais adequado à realidade laboral atual.
- Evaluation of an educational project for the development of the autonomy of life in young people leaving residential carePublication . Santos, Rui; Margarido, Cristóvão; Pocinho, Ricardo; Silva, Tânia; Póvoa, VanessaOne of the protection measures provided to at-risk children and young people in Portugal is residential care. Residential care facilities foster children and young people from unstructured families, providing them with conditions that may allow to enhance their full development, including their education, well-being and preparation for life autonomy. Projet' Ar-te is an intervention project developed at Casa do Canto, under the direction of the Portuguese Association for the Rights of Minors and the Family - CrescerSer, financed from 2012 to 2015 through the "Children and Youth at Risk"Program of Fundação Calouste Gulbenkian. The main objectives of this project were the creation of the Life Skills Development Program (PDCV) and the Support and Monitoring Structure (ESAAC) for the young people leaving residential care, in order to provide them with a close affective rear, helping to face the challenges and difficulties they encounter successively outside the residential care facility. Through ethnobiographic interviews with two young women experiencing the project for one year, the aim was to understand their perceptions regarding two moments: the residential care period and the experiences after leaving Casa do Canto through the support provided by the ESAAC Structure. The results showed that participation in the project activities provided significant moments during residential care, which seem to have an important impact on the autonomy strategies adopted by young women after leaving the facility.
- O PERFIL DO PROFESSOR DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO NA GUINÉ-BISSAU: Contributos de um ProjetoPublication . Silva, Maria de Fátima Gama da; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraO 1.º ciclo do ensino básico é o alicerce do percurso escolar de todos os alunos, qualquer que seja o país. Nesse nível de ensino, que normalmente funciona em monodocência, o professor assume um papel determinante nas aprendizagens das crianças. O perfil do professor é estabelecido por legislação específica, mas o perfil real nem sempre corresponde ao perfil decretado. Quando o sistema educativo tem de fazer face a uma enorme falta de professores, o perfil real destes, tende a afastar-se ainda mais do perfil decretado. A Guiné-Bissau é um país em construção, com cinco décadas de independência, em que o sistema educativo tenta dar resposta à crescente procura, embora com grandes insuficiências. O governo e os parceiros internacionais têm investido na formação dos professores: há uma maior oferta de cursos de formação inicial de professores e há diversos programas de formação em serviço a decorrer. A ONG Effective Intervention desenvolveu um projeto no Sul do país em que proporcionou a escolaridade básica do 1.º ciclo a várias centenas de crianças em dezenas de aldeias. Para tal, recrutou e formou professores e supervisores; preparou materiais didáticos para professores e alunos; trabalhou em articulação com as comunidades locais e com as autoridades da Educação. No final, as crianças obtiveram excelentes resultados. Quisemos ir conhecer de perto este projeto e optámos por orientar a nossa investigação de mestrado no sentido de aprofundar as razões do sucesso alcançado. Apercebemo-nos, desde logo, que havia grandes diferenças na atuação dos professores do projeto comparativamente aos professores das outras escolas em geral. Assim, dirigimos a nossa pesquisa para o perfil dos professores que trabalharam no projeto. Tendo definido o objetivo geral – Analisar as características do perfil do professor adquiridas ou desenvolvidas no decurso do projeto ROPE1 – delineámos uma investigação qualitativa descritiva. O trabalho de campo foi realizado na Guiné-Bissau, após o término do projeto em estudo, como uma análise retrospetiva. A recolha de dados foi efetuada por meio de entrevistas em profundidade e para o seu tratamento utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. O percurso de investigação feito levou-nos a concluir que, associado a outros fatores, o investimento na formação dos professores foi determinante para os excelentes resultados dos alunos. A formação dos professores é, pois, essencial para o bom desempenho da sua profissão e para a aprendizagem das crianças.