Browsing by Issue Date, starting with "2025-11-24"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Conhecimento dos enfermeiros sobre nutrição entérica na pessoa em situação crítica: estudo de diagnósticoPublication . Joaquim, Rui; Costeira, CristinaIntrodução: A pessoa em situação crítica apresenta alterações metabólicas, significativas, associadas à gravidade da doença, que resultam no aumento das exigências nutricionais e na perturbação da homeostasia, devido ao aumento do metabolismo proteico e calórico. O enfermeiro, como profissional que detém um papel relevante na administração da Nutrição Entérica (NE), deve mobilizar conhecimentos específicos que permitam assegurar cuidados seguros e de qualidade, com ganhos em saúde e redução de custos. Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento dos enfermeiros sobre NE na pessoa em situação crítica e identificar a influência de características sociodemográficas e profissionais nesse conhecimento. Métodos: Estudo de diagnóstico, com abordagem quantitativa, com enfermeiros de uma unidade de cuidados intensivos de especialidade cardíaca, de uma Unidade Local de Saúde de Portugal. Foram colhidos dados através de um questionário eletrónico e a análise realizada através de software estatístico. Resultados: Participaram 36 enfermeiros, com idade média de 42,72±10,70 anos. A maioria não detinha especialidade em enfermagem (66,7%) e 77,8% relataram perceção de conhecimento insuficiente sobre NE. A média de respostas corretas foi de 26,5±6,07 (num máximo de 43), existindo diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) de respostas corretas por idade dos enfermeiros e o deter especialidade em enfermagem. Conclusão: O nível de conhecimentos revelou-se inadequado, pelo que a implementação de um programa formativo no domínio da NE será relevante para ampliar conhecimentos e proporcionar uma gestão nutricional apropriada, melhorando a prática clínica e assegurando a prestação de cuidados seguros.
- Be The Change – Centro de Treino e Reabilitação FísicaPublication . Sousa, Alice Margarida Godinho de; Salvador, Rogério Paulo JoaquimO presente relatório de estágio descreve todo o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular na entidade acolhedora Be The Change, no âmbito do plano curricular do Mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde. Este documento serve de suporte a todas as atividades realizadas ao longo de 588 horas de estágio, que decorreu de outubro de 2024 a maio de 2025, em contexto clínico. Este relatório está estruturado em três partes principias: a caracterização da entidade acolhedora, a definição de objetivos e planeamento de estágio, e, por fim, a análise de três casos de estudo reais, cada um com diferentes patologias e necessidades. Nesta perspetiva, constituiu uma etapa fundamental no processo de consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica, inserido num contexto profissional orientado para o exercício físico, saúde e bem-estar. Permitiu o contacto com diferentes perfis de utentes, desde jovens, até populações seniores ou em processo de reabilitação. Esta diversidade proporcionou uma compreensão mais ampla das necessidades individuais.
- Benefícios de um programa de atividade física em mulheres idosas que frequentem os centros de convívio de Óbidos: uma comparação entre sala de grupo e sala SnoezelenPublication . Beijinha, Maria João Vinagre; Jacinto, Miguel Ângelo Susano; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraIntrodução: O envelhecimento populacional em Portugal aumenta a necessidade de intervenções eficazes para preservar a funcionalidade e qualidade de vida dos idosos. A Prática de atividade física multicomponente, surge como uma estratégia eficaz para contrariar os efeitos do envelhecimento. A introdução de ambientes multissensoriais, poderá potenciar estes benefícios, promovendo não só ganhos físicos, mas também psicológicos e sociais Objetivo: Analisar e comparar os efeitos de um programa de atividade física multicomponente, em mulheres idosas realizado em diferentes contextos e ainda observar a perceção de qualidade de vida e de satisfação com a vida das participantes. Métodos: Estudo quase-experimental com 27 participantes (78,96±7,87 anos), os quais foram divididos em grupo Snoezelen, grupo sala de exercício e grupo controlo. Durante 12 semanas, os grupos realizaram uma sessão semanal de treino (45–60 min) estruturado segundo os princípios FITT-VP. Avaliaram-se composição corporal, aptidão física, qualidade de vida e satisfação com a vida, antes e após intervenção. Resultados: O grupo Snoezelen apresentou melhorias significativas na massa gorda (p=0,002), força muscular (p<0,05) e qualidade de vida (p=0,003), com efeitos superiores ao grupo de exercício tradicional e ao controlo. O grupo sala de exercício também evidenciou progressos, embora de menor magnitude, enquanto o Grupo Controlo não apresentou alterações relevantes. Conclusão: O treino multicomponente em ambiente Snoezelen pode potenciar benefícios adicionais para idosos em centros de convívio, melhorando parâmetros físicos e perceção de qualidade de vida, Reforçando a pertinência desta abordagem como estratégia inovadora de promoção do envelhecimento ativo.
- Práticas e Vivências dos migrantes na Integração em Portugal - Um olhar sobre…Publication . Francisco, Luís Filipe Vilhena Valério; Marques, José Carlos LaranjoCompreender o contexto do acolhimento de migrantes em Portugal é essencial para compreender a complexidade e os desafios que este grupo específico de indivíduos enfrentam, na procura de uma nova vida no nosso país. Portugal, como muitas outros países, tem verificado um aumento significativo do fluxo migratório nas últimas décadas, tornando-se essencial analisar os processos de integração, para melhor interpretar as diferentes realidades desse fenómeno. A diversidade cultural é talvez o maior desafio, exigindo uma resposta multifacetada, com vertentes sociais e objetivos pedagógicos, com vista à inclusão, através da pluralidade e da tolerância. Este trabalho tenta compreender melhor este fenómeno e encontrar algumas respostas e perspetivas futuras. Os resultados obtidos demostram um crescente investimento e uma melhor adaptação às dinâmicas migratórias e às consequências sociais que dai resultam. Ainda assim, persistem desafios estruturais, nomeadamente a necessária melhoria da articulação dos diversos organismos, assim como a formação especifica em mediação intercultural. Neste sentido, torna-se necessário garantir que as respostas institucionais sejam mais céleres, flexíveis e adaptadas à nova realidade. É essencial ter a capacidade para interpretar de forma justa e completa as múltiplas dimensões deste fenómeno, em linha com os princípios da coesão social e do respeito pela diversidade cultural, os quais estão já consolidados no nosso quadro jurídico e político.
