ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- O alojamento local, da ascensão ao declínioPublication . Bernardo, Inês Silva; Oliveira, Verónica Nobre de; Vasconcelos, João Viljoen deNos últimos anos, o setor do turismo apresenta uma tendência de crescimento que deriva da globalização e dos avanços da tecnologia a nível de transportes e comunicação. Embora este crescimento seja benéfico para o desenvolvimento dos destinos, a nível económico e social, a verdade é que, na eventualidade, da sua gestão não ser feita de forma integrada e sustentada, os mesmos podem sofrer alguns impactes. Neste sentido, o crescimento exponencial do turismo tornou-se tema de debate na medida em que são avaliados os prós e contras, nomeadamente nas grandes cidades, como é o caso de Lisboa. Esta discussão centra-se sobretudo, no aparecimento em “massa” das plataformas digitais e dos desafios impostos ao setor do turismo. Embora, o turismo assuma um papel fundamental para o desenvolvimento económico dos centros históricos que se encontravam em estado de degradação, as grandes cidades vivem um momento de forte contestação por parte dos residentes dos bairros históricos devido à transformação urbana em prol do bem-estar dos turistas, acusando as autarquias de serem os principais responsáveis pela perda da vivência das cidades. Por fim, o Mundo encontra-se a enfrentar um dos momentos mais marcantes da História da Humanidade, a pandemia derivada pelo COVID-19 que, obrigou a uma paragem mundial em todos os setores, sem exceção. Desta forma, o turismo é um dos setores mais afetados devido às medidas de confinamento e restrição na mobilidade dos cidadãos. Este estudo tem como principal foco compreender os impactes sociais, económicos e culturais do crescimento do alojamento local e à posteriori, da pandemia para o setor do turismo através da análise da perspetiva dos stakeholders, por intermédio de um guião de entrevista semiestruturada. A análise dos resultados obtidos sugere que a posição dos entrevistados difere consoante o cargo ocupado na comunidade.
- Análise comparativa dos sistemas de governança dos geoparques Estrela e Naturtejo em PortugalPublication . Osório Sanchez, Maria Cristina; Almeida, António Sérgio Araújo de; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaOs Geoparques Globais da UNESCO (UGGPs) são territórios ideais para promover o geoturismo. O primeiro Geoparque português a integrar a Rede de Geoparques Mundiais (GGN) da UNESCO, foi o Geopark Naturtejo em 2006. Partilha território com três áreas protegidas e a Reserva de Biosfera do Tejo/Tajo Internacional. O último a integrar a GGN foi o Estrela Geopark em 2020, tendo integrado por consequência, o Parque Natural da Serra de Estrela. Perseguindo objetivos comuns, cada um deles possui um modelo próprio de governança. É assim que o objetivo principal desta dissertação consiste em realizar uma análise comparativa dos sistemas de governança através da respetiva caracterização de linhas estratégicas, tais como: sistemas de governança, conservação do património natural e geológico, comunicação, educação, turismo, revisão do processo de implementação e evolução dos Geoparques Naturtejo e Estrela em Portugal. A metodologia de investigação baseia-se numa análise descritiva exploratória realizada através de pesquisas bibliográficas e entrevistas aos representantes dos órgãos de administração e órgãos de poder local. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que os dois sistemas de governança são diferentes e ambos cumprem com os objetivos dos (GGPs). Verificou-se que o Geopark Naturtejo enfrenta um desafio assente na conciliação dos processos de cooperação devido à estrutura administrativa de empresa Intermunicipal com fins lucrativos. É recomendável considerar uma proposta de reestruturação para evitar conflitos de interesse no futuro. Observou-se que as diferentes fases de desenvolvimento de ambos os geoparques têm um impacto na atualização dos sistemas informáticos. No caso do Geopark Naturtejo, ferramentas para o geoturismo, podem ser reforçadas. É necessário analisar o impacto na economia do território municipal mercê do desenvolvimento de projetos turísticos ligados aos Geoparques.
- O Contributo do Turismo para o Desenvolvimento de Hábitos Saudáveis: Projeto de Animação Turística na zona de Caldas da RainhaPublication . Baptista, Pedro Miguel Gandum; Caetano, Marta Lúcia Clemente de AguilarO projeto “O Contributo do Turismo para o Desenvolvimento de Hábitos Saudáveis” propõe o desenvovimento de uma proposta de animação turística na zona das Caldas da Rainha, com o objetivo de promover hábitos de vida mais saudáveis através de atividades turísticas. Ele explora o crescente interesse pelo turismo de natureza, bem-estar e desportivo, destacando o potencial desses segmentos para incentivar estilos de vida ativos e conscientes. A empresa a criar posteriormente, fruto deste projeto, planeia oferecer uma variedade de experiências turísticas que combinem o lazer com atividades físicas, como caminhadas, ciclismo e piqueniques saudáveis. O projeto também visa desenvolver parcerias com empreendimentos turísticos e utilizar os recursos naturais da região para criar experiências enriquecedoras e sustentáveis. O turismo é visto como uma ferramenta poderosa para combater o sedentarismo e promover a saúde física e mental. Este projeto inclui uma análise detalhada do mercado, da concorrência e da sustentabilidade, além de estratégias de comunicação e certificação, para garantir que a empresa atenda às expectativas dos turistas modernos e conscientes.
- Entre as brandas e as inverneirasPublication . Alarcão, Mariana Gonçalves Moedas Perestrelo de; Caetano, Marta Lúcia Clemente de AguilarO Turismo de Natureza é uma das áreas com maior e mais rápido crescimento e desenvolvimento, contribuindo para a indústria do turismo mundial. O Turismo de Natureza engloba formas de lazer baseadas em experiências relacionadas com atrações naturais. Por outro lado, a palavra e a imagem, Natureza, é algo que cultural e socialmente assume um papel significativo no que diz respeito à motivação dos turistas para procurar destinos turísticos naturais. Quando o turismo é gerido corretamente, pode desempenhar um papel muito relevante em relação à conservação do ambiente, uma vez que melhora a qualidade de vida das comunidades envolvidas, gera rendimentos que podem ser utilizados para melhorar e impulsionar os recursos existentes, bem como criar métodos para conservar as próprias áreas, valorizar os costumes e tradições e também criar emprego. Com base nos factos acima mencionados, foi criado o projeto de Reabilitação e Dinamização da Ecotura, uma empresa de animação turística existente que disponibiliza pacotes de férias em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês. O projeto consiste numa melhoria da empresa, tanto em termos de expansão do leque de atividades turísticas oferecidas como na reabilitação das casas de campo. Desta forma é possível tornar a empresa mais atrativa e dinâmica, oferecendo ao turista uma experiência memorável ao mesmo tempo que se promove a comunidade e o património local. O projeto foi elaborado de acordo com uma investigação qualitativa e descritiva baseada numa ampla revisão bibliográfica com vários conceitos relacionados com o Turismo de Natureza e Animação Turística. Foram também realizados entrevistas e questionários. Esta investigação permitiu o desenvolvimento de um documento com várias propostas de otimização e dinamização que podem ser usadas pela empresa como forma de melhoria.
- Envolvimento das comunidades na promoção do turismo sustentável em Hainan : O caso do povo DanPublication . Haizhou, Zhang; Vasconcelos, João Viljoen deO povo Dan viveu em Hainan aproximadamente há 400 anos, embora a maioria das pessoas, incluindo os locais, saibam muito pouco sobre esta civilização. A fim de proteger a cultura e de desenvolver o ecoturismo do povo Dan, o presente trabalho aborda a literatura histórica local, envolveu visitas à comunidade em Hainan e procura explicar a origem, história, população, distribuição geográfica, as formas de acomodação e costumes étnicos do povo Dan. O objetivo é propor medidas que conjuguem a atividade turísticas com a salvaguarda dos costumes do povo Da, através de estratégias que visem aumentar o rendimento dos residentes locais ao mesmo tempo que permite promover a história do povo Dan. Foram estudados o enquadramento legal, a capacidade carga e os impactos do turismo sobre o povo Dan em Hainan de modo a propor medidas específicas para promover o desenvolvimento local do ecoturismo pesqueiro.
- A identidade e o património imaterial saloioPublication . Vaz, Ana Lúcia Rodrigues Fernandes; Vasconcelos, João Viljoen deDada a perceção de que a cultura se encontra na base identitária de uma comunidade e que o património cultural imaterial constitui a dimensão intangível da mesma, bem como a constatação que muitas das práticas sociais e modos de vida tradicionais encontram-se em risco de desaparecimento, reveste-se de importância a elaboração de contributos que possibilitam a valorização desse mesmo património imaterial através de processos que participação ativa, que permitam à comunidade local expressar não só o que considera ser representativo desse mesmo património cultural imaterial como criar formas de o efetivar de acordo com aquelas que são as suas preferências. O turismo, ao possibilitar o envolvimento e participação da comunidade local, enquanto representantes do património cultural imaterial pode constituir uma ferramenta para a valorização e preservação da herança culturalmente viva, contribuindo para a sustentabilidade local. Este trabalho tem por objetivo a valorização do património cultural imaterial associado à identidade saloia do concelho de Mafra enquanto contributo para um turismo mais sustentável. Foi elaborada uma base de dados constituída pelos artesãos locais, realizados questionários para aferição de expectativas e formas preferenciais de envolvimento em iniciativas turísticas, aplicados critérios para seleção dos artesãos locais considerados representativos da herança viva e realizadas entrevista semiestruturadas para aferição do nível de envolvimento e participação da comunidade local. Os resultados obtidos permitem a proposta de uma rede de artesãos locais que constituem a base de um produto turístico assente na valorização do património imaterial saloio e na participação ativa, em consonância com a estratégia de desenvolvimento turístico do concelho e contribuindo para uma melhoria da sustentabilidade local.
- “Pastor por um dia” Rebanhos da serra do Açor- RabadãoPublication . Lucas, Cátia Alexandra Couto; Caetano, Marta Lúcia Clemente de AguilarEste trabalho tem como objetivo a verificação das vantagens, na aplicação de uma atividade de turismo criativo, a um projeto de pastorícia já existente numa região do interior do país, devastada por ocorrências de 2017. Para tal foram considerados os conceitos de turismo criativo, animação turística e sustentabilidade no turismo com identificação da convergência de vantagens mútuas estabelecendo uma correlação de conceitos. Efetuou-se também uma caracterização do contexto do concelho, onde a proposta de atividade “Pastor por um dia“ seria desenvolvida, caracterizando-se a geografia, demografia, economia, cultura e enquadramento turístico do local, sobretudo e este último, nos aspetos da oferta, uma vez que por si só, também a atividade proposta, serve ela o propósito de se constituir como oferta de um produto integrante do projeto de pastorícia ”Rebanhos do Açor - Serra do Rabadão". Assim foi efetuada também uma caracterização do projeto que acolheria a atividade proposta. A recolha de dados foi feita através de observação, entrevistas semiestruturadas e inquérito. O tratamento de dados foi efetuado em triangulação dos resultados obtidos pelos métodos de recolha. O presente estudo permitiu-nos concluir que a atividade proposta responde aos critérios de elegibilidade conhecidos, para se enquadrar em atividade de turismo criativo, assim como permitiu que as hipóteses, depois da pergunta de partida e dos objetivos definidos, fossem confirmadas. Há lugar à valorização desta tipologia de atividade assim como estão asseguradas vantagens para promotor, e município.
- Perceção da responsabilidade ambiental em contexto hoteleiro: aplicação da norma NP ISO 14001:2015-Sistemas de gestão ambiental no hotel areias do seixoPublication . Rodrigues, Joana Marques; Ramos, Dulcineia BasílioO presente Relatório de Estágio tem como objetivo de estudo a compreensão da importância atribuída às preocupações ambientais em contexto hoteleiro. Numa altura em que é dado adquirido que o Turismo é das atividades económicas que gera mais benefícios, quer económicos quer sociais nos destinos em que se insere, é de extrema importância que este setor eleve as suas ações e preocupações ao nível do Desenvolvimento Sustentável e mais particularmente da Sustentabilidade Ambiental, visto ser também um dos setores de atividade mais dependente de recursos naturais, materiais e humanos para a sua operacionalização. Neste sentido, cada vez mais as unidades hoteleiras adotam medidas que as diferenciam perante a concorrência, face às escolhas cada vez mais exigentes por parte dos consumidores, apostando muitas vezes em ferramentas, como por exemplo Rótulos e Certificações, que lhes permitam medir a sua pegada ecológica e mitigar os efeitos potencialmente negativos da sua atividade. O Estágio que deu origem a este relatório foi realizado numa unidade hoteleira que se destaca pela sua forte consciência ambiental. Reflexo disso são os inúmeros prémios e menções honrosas que tem vindo a ganhar ao longo dos últimos dez anos pela sua exímia prestação, a nível hoteleiro, ambiental e de restauração. É de enaltecer a sua Certificação de Qualidade pela Norma NP ISO 9001:2015 - Sistemas de Gestão de Qualidade. No entanto a nível ambiental, apesar de deter o Rótulo Ecológico Chave Verde , parece fazer sentido agregar ao seu leque de prémios uma Certificação também ela Ambiental. Assim, o presente relatório caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e descritiva no geral, e quantitativa a nível interno da organização, que permitiu elaborar um documento que poderá servir de base para que o Hotel Areias do Seixo possa ser distinguido e certificado pela Norma NP ISO 14001:2015 Sistemas de Gestão Ambiental, focando-se na educação e preservação ambiental através de medidas que conduzam a empresa a um melhor desempenho ambiental e consequentemente, um melhor desempenho económico.
- A perceção do visitante sobre o impacto da agricultura intensiva no Concelho de OdemiraPublication . Maria, Joana Glória Alves; Mendes, Alexandra Sofia Marinho da SilvaA atividade agrícola sempre esteve enraizada na cultura portuguesa. Atualmente, o sistema agrícola tem vindo a sofrer alterações nas suas técnicas e processos, sendo cada vez mais visível nas paisagens portuguesas o uso intensivo de estufas, para a produção em larga escala de frutos vermelhos, entre outros. Contudo, o litoral português apresenta, também, uma crescente importância no setor turístico. O concelho de Odemira, tem vindo a sofrer um grande impacto, a nível social, económico e ambiental, com o aumento da agricultura intensiva, com recurso à utilização de estufas, inclusivamente dentro de uma área protegida: o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Ao mesmo tempo que o aumento da atividade agrícola trouxe a necessidade de mais mão-de-obra que, consequentemente, contribuiu para o aumento da população imigrante sobretudo para trabalhos agrícolas relacionados com as estufas. O objetivo geral desta investigação é compreender a perceção do visitante em relação à agricultura intensiva e ao fluxo migratório atualmente existente. Com recurso a um inquérito e análise de contingência e apesar do setor agrícola ter atualmente uma grande relevância no concelho de Odemira, esta investigação permitiu compreender o modo como o turismo pode estar a ser afetado, através da perceção dos visitantes que se deslocam ao concelho sobre este tema. Adicionalmente, quanto mais recente foi a última visita ao concelho, maiores são as perceções dos visitantes sobre o impacto das estufas e sobre os fluxos migratórios. Por outro lado, no que diz respeito à segurança e apesar dos resultados não revelarem uma dimensão do problema que possa ainda ser preocupante estes revelaram que as mulheres identificam um maior sentimento de insegurança, face aos visitantes do género masculino. As diferentes perceções sobre as problemáticas em estudo nesta dissertação mostraram ainda diferenças entre os visitantes que ficam alojados e os que não ficam alojados.
- Perceção dos residentes sobre impactos e políticas turísticasPublication . Elias, Rafaela Duque; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaA Lagoa de Óbidos é um sistema lagunar costeiro localizado na Costa Ocidental Portuguesa, mais precisamente entre os concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, distrito de Leiria. A sua ligação ao mar é realizada através de um canal estreito e móvel, denominado “Aberta”, que tem sofrido ao longo dos últimos 10 anos (tal como as restantes lagoas Europeias) diversos impactos ambientais, dos quais se destacam a eutrofização, a poluição e o assoreamento (Santos et al, sem data). A região no qual está inserida apresentava outrora uma economia baseada na coleta de limo, produção de sal, caça e pesca. Apesar de nos dias de hoje, a Lagoa ser ainda fonte de alimento para muitas famílias de pescadores, apresenta uma economia baseada na agricultura, tendo como atividades complementares a agropecuária, os serviços e o turismo, cujo mercado tem vindo a aumentar exponencialmente com a construção de infraestruturas turísticas. O objetivo geral da pesquisa foi averiguar a perceção e sensibilidade dos residentes face aos impactos positivos e negativos da atividade turística, mas também de políticas turísticas a implementar na Lagoa de Óbidos. A entrevista pessoal foi o método escolhido para recolha de dados e foi realizada pela própria investigadora aos residentes dos municípios de Caldas da Rainha e Óbidos. Os resultados demonstraram que os indivíduos com maior nível de formação académico, em especial secundário e superior, revelaram maior consciência sobre a temática abordada, assim como nas medidas a implementar ao nível da preservação e conservação do local. Pelo que o presente estudo visa demonstrar a importância de educar e formar os indivíduos sobre as temáticas ambientais e sustentáveis, assim como dos vários impactos do turismo num destino (vantagens e desvantagens), em particular na Lagoa de Óbidos, uma vez que se trata de um sistema lagunar costeiro de elevado valor biológico. Constatou-se ainda, que os inquiridos reconhecem a importância da Lagoa de Óbidos em termos atrativos e enquanto recurso natural, sendo necessário melhorar as suas condições ambientais, assim como da sua envolvente (no que refere às infraestruturas de apoio, balneários, acessos, etc.).