Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

“Pastor por um dia” Rebanhos da serra do Açor- Rabadão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Final.pdf1.97 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho tem como objetivo a verificação das vantagens, na aplicação de uma atividade de turismo criativo, a um projeto de pastorícia já existente numa região do interior do país, devastada por ocorrências de 2017. Para tal foram considerados os conceitos de turismo criativo, animação turística e sustentabilidade no turismo com identificação da convergência de vantagens mútuas estabelecendo uma correlação de conceitos. Efetuou-se também uma caracterização do contexto do concelho, onde a proposta de atividade “Pastor por um dia“ seria desenvolvida, caracterizando-se a geografia, demografia, economia, cultura e enquadramento turístico do local, sobretudo e este último, nos aspetos da oferta, uma vez que por si só, também a atividade proposta, serve ela o propósito de se constituir como oferta de um produto integrante do projeto de pastorícia ”Rebanhos do Açor - Serra do Rabadão". Assim foi efetuada também uma caracterização do projeto que acolheria a atividade proposta. A recolha de dados foi feita através de observação, entrevistas semiestruturadas e inquérito. O tratamento de dados foi efetuado em triangulação dos resultados obtidos pelos métodos de recolha. O presente estudo permitiu-nos concluir que a atividade proposta responde aos critérios de elegibilidade conhecidos, para se enquadrar em atividade de turismo criativo, assim como permitiu que as hipóteses, depois da pergunta de partida e dos objetivos definidos, fossem confirmadas. Há lugar à valorização desta tipologia de atividade assim como estão asseguradas vantagens para promotor, e município.

Description

Keywords

Turismo criativo Sustentabilidade no turismo Atividades de turismo criativo na base do desenvolvimento de convergência de vantagens mútuas

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License