ESSLei - Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo
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Browsing ESSLei - Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Ciências da Saúde"
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- “Antes de morrer, eu quero…” : o envelhecimento como um processo ativo, onde os sujeitos escolhem e participam nas políticas que afetam o seu bem-estarPublication . Neves, Alexandra Maria Ferreira Batista; Santos, Maria João Sousa Pinto dosNas sociedades atuais, a institucionalização dos adultos idosos é a opção mais recorrente, quando os filhos deste grupo etário não têm condições de cuidar a tempo inteiro dos seus pais. Esta institucionalização nem sempre é feita por forma a envolver a vontade e o desejo do idoso, revestindo-se esta mudança de uma perda de identidade e de pertença que lança o idoso num processo doloroso. O presente estudo propõe identificar e compreender os desejos que um grupo de 11 idosos, utilizadores do Centro Social e Paroquial dos Pousos, pretendem realizar antes de morrerem. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado a partir das narrativas dos idosos entrevistados. Os resultados (desejos) são muito semelhantes dentro do grupo analisado, refletindo uma homogeneidade cuja explicação pode estar relacionada com o facto de todos partilharem os mesmos contextos e trajetórias de vida semelhantes. Os desejos mais expressos encontram-se relacionados com a família e algumas visitas a determinados locais, apontando estes para atividades de lazer e atividades com a família. Com este estudo identificam-se e quantificam-se atividades com base nas motivações de cada sujeito, tanto através de um Plano de Atividades como através de um Plano Ocupacional.
- Atividade física na pessoa idosaPublication . Monteiro, Rute Marina Fernandes; Monteiro, Baltazar RicardoA atividade física encerra vários objetivos aos níveis físico, social e psicológico que se resumem num propósito principal – a melhoria do bem-estar e o aumento da longevidade, através da manutenção da capacidade funcional dos idosos. A imobilização e o sedentarismo são as principais causas do envelhecimento acelerado, cujos efeitos podem ser parcialmente anulados pela prática regular de atividade física. Diante disto, os objetivos deste estudo resumem-se a avaliar os níveis de atividade física dos idosos da Santa Casa da Misericórdia e da Universidade Sénior concelho de Porto de Mós e analisar quais os fatores que lhe poderão estar associados. Realizou-se um estudo não experimental do tipo quantitativo correlacional de natureza transversal. Para tal, procedeu-se à aplicação de um Questionário de Identificação Geral, a Bateria de Aptidão Física Funcional de Fullerton e o Questionário de Baecke Modificado, à população-alvo. Neste estudo foi utilizado o programa SPSS, versão 20.0 for Windows. Concluiu-se que idosos com níveis médio-alto de AF apresentam uma aptidão física funcional saudável, não correndo o risco de perda de independência funcional.
- Atividade física para idosos institucionalizados: ensino individualizado na intervenção pedagógica para diferentes níveis de independênciaPublication . Silva, Joaquim Esperança da; Pereira, Maria Isabel Varregoso Rebetim; António, Helena SantoPretende-se com presente relatório de Estágio descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Curricular do Mestrado de Intervenção para um Envelhecimento Ativo (ESSLei/ESECS, IPL), realizado na Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande. Definido como objetivo do Estágio o planeamento e desenvolvimento de atividades físicas para idosos institucionalizados, estas atividades foram analisadas através da pesquisa e definição da estrutura de atividades que contemplam os aspetos da pedagogia e do ensino individualizado na intervenção pedagógica para diferentes níveis de independência, adequados à população alvo. Apresentando-se como uma excelente oportunidade para adquirir novas aprendizagens e competências pessoais e profissionais na área do envelhecimento, foi possível realizar um Estágio prático no qual foram desenvolvidas aulas de atividade física, dança, caminhadas orientadas e intervenções individualizadas, para além das atividades da Instituição. No global, observou-se que atividades físicas sistematizadas implementadas através de um processo de ensino individualizado na intervenção pedagógica podem facilitar a aquisição de competências que permitem obter melhorias na qualidade de vida e saúde traduzindo-se em ganhos efetivos na realização das atividades e tarefas realizadas por esta população e que o correto conhecimento e estudo dos aspetos fundamentais relacionados com esta temática ajudam e permitem realizar intervenções de sucesso.
- Atividades de desenvolvimento pessoal em idosos institucionalizados: um processo chave no envelhecimentoPublication . Verdingola, Mariana da Silva Ferreira Barbosa Fortunato; Santos, Maria João Sousa Pinto dosNo presente estudo é feito um enquadramento teórico sobre algumas questões que envolvem o envelhecimento humano nas suas vertentes biopsicossociais, numa fase da vida em que a dependência se associou ao percurso normal do mesmo, numa visão holística do desenvolvimento. A população idosa, principalmente, a mais idosa, constitui um grupo vulnerável a estados de dependência e de falta de autonomia que interferem no seu bem-estar psicológico e naturalmente na sua qualidade de vida. A falta de apoios e condições para os idosos com doenças incapacitantes, continuarem a viver em suas casas, coloca uma maior responsabilidade nas Instituições, para que exista um acompanhamento clínico e psicossocial de acordo com as reais necessidades sentidas. As Instituições deparam-se com o desafio da mudança de paradigma da imagem da velhice, assumindo-se como promotoras de Planos de Desenvolvimento Pessoal, determinantes para um envelhecimento bem-sucedido. Para isso contribuíram os Manuais da Qualidade editados pelo Instituto da Segurança Social (2008). Este trabalho baseou-se num Estudo de Caso, mostrando que quando existe implicação do idoso no seu Projeto de Vida, acompanhado pelo envolvimento dos cuidadores e equipa técnica, é refletido um estado emocional positivo, partilhado por todos. Pretendemos conviver com idosos equilibrados, com capacidade de lidarem com as suas emoções e perdas, mas também com cuidadores empenhados num trabalho que se torna gratificante, onde todos podemos sair a ganhar, num mundo onde se vão atropelando a longevidade e as adversidades da vida.
- Avaliação e comparação do equilíbrio em idosos institucionalizados e não institucionalizados, praticantes de exercício físico regular, através da escala de equilíbrio de BergPublication . Paiva, Lídia Maria Martins; Mourão, Alda Maria Martins; Salvador, Rogério Paulo JoaquimOs estudos realizados no âmbito da gerontomotricidade demonstram a importância de realizar exercício físico para a manutenção do equilíbrio e redução de ocorrência de quedas, à medida que a idade avança. As condições sociais e económicas levam a que muitas famílias deleguem nos lares a tarefa de cuidar dos seus idosos, havendo, assim, uma diminuição na prática de atividades da vida diária que os mantinha ativos e com menor perda de mobilidade física e capacidade funcional. O presente estudo consistiu na avaliação e comparação do equilíbrio em idosos, institucionalizados e não institucionalizados, praticantes de exercício físico regular. Pretendeu inferir sobre as possíveis diferenças existentes, em termos de equilíbrio, nestes dois grupos. Para tal, foi aplicada uma ficha de anamnese, a Escala de Equilíbrio de Berg e realizada uma entrevista sobre a perceção do exercício físico a 3 utentes da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, a 7 utentes do Lar S. Francisco e a 10 utentes do Programa Viver Ativo. A amostra foi composta por 11 indivíduos do sexo feminino e 9 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 75 e os 85 anos e média 79,65 ± 3,32. É um estudo de carácter qualitativo e quantitativo. Conclusão: Existem evidências estatísticas que indicam haver diferença no equilíbrio entre os grupos analisados
- Bem-estar subjetivo de idosos institucionalizados: da construção da autonomia à construção da autoestimaPublication . Goncalves, Ana Teresa Brites; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesO processo de envelhecimento é caracterizado pela presença de défices motores e cognitivos que prejudicam a autonomia do idoso. Com o objetivo de perceber em que medida o grau de autonomia do idoso afeta a sua autoestima, delineou-se um estudo descritivo e exploratório, adotando-se uma abordagem mista na recolha e tratamento de dados. Utilizaram-se como instrumentos de avaliação e recolha de dados a Escala de Barthel (EB) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR), a entrevista, a análise documental e a observação naturalista. O estudo, assenta numa amostra de adultos em idade avançada (n=12), com idades compreendidas entre os 56 e os 90 anos, residentes no Lar Social do Arrabal. Os resultados revelam que no que diz respeito ao nível de autonomia, os níveis grave e moderado são os níveis onde a amostra apresenta os valores mais baixos de autoestima e que os utentes independentes detêm a pontuação mais elevada na EAR o que leva a concluir que, nesta amostra, quanto maior o nível de dependência da pessoa, mais baixa é a sua autoestima. Por fim, tendo em conta os resultados, construiu-se um artefacto de suporte ao cuidador, para intervenção com os idosos. Considerou-se essencial a intervenção psicológica, com o objetivo de promover a estimulação cognitiva, dotando os idosos de estratégias de coping para lidar com a diminuição da sua autonomia e com as alterações do seu corpo inerentes à idade, promovendo a adaptação ao contexto institucional, e neste sentido aumentando a interação grupal. A estimulação da mobilidade física é também um ponto de intervenção, para que o idoso desenvolva capacidades que diminuam ou retardem o seu nível de dependência.
- “Caregiver reaction assessment” estudo das propriedades psicométricas da versão portuguesaPublication . Santos, Vânia Marisa Vieira dos; Coelho, José Carlos Quaresma; Lobão, Catarina Alexandra Rodrigues FariaAssociado ao aumento da esperança média de vida, surge também o aumento de pessoas que necessitam de cuidados. A família, como fonte de suporte, reorganiza-se face às necessidades da pessoa cuidada, surgindo assim, o conceito de cuidador informal. A este papel, encontram-se associadas implicações, conhecidas como reação/sobrecarga em cuidadores informais, temática, esta que sustentou a elaboração deste estudo. Com a realização deste trabalho, pretendemos: caracterizar o perfil dos cuidadores informais; caracterizar o perfil das pessoas cuidadas e estudar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do “Caregiver Reaction Assessment”. Trata-se de um estudo não experimental, de natureza descritiva e correlacional, com uma abordagem quantitativa. A amostra foi, constituída por 140 cuidadores informais. Verificamos que, os cuidadores estudados apresentam idades entre os 25 e 88 anos, com uma média de idades de 50,18 anos. Sendo na sua maioria do sexo feminino (85,7%). Quanto à caraterização das pessoas cuidadas, tem uma média de 80,45 anos e são na sua maioria, do sexo feminino. O estudo psicométrico do instrumento “ Caregiver Reaction Assessment” revelou, um Alfa de Cronbach de α=0,884. Os resultados obtidos evidenciam, as qualidades psicométricas do instrumento, permitindo concluir a sua fidelidade e validade, enquanto medida.
- O contributo da universidade sénior de Pombal na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantes - um estudo de casoPublication . Santos, Virgínia Lopes dos; Lopes, Sara Mónico; Lobão, Catarina Alexandra Rodrigues FariaO envelhecimento não é um problema, mas antes um processo natural que ocorre ao longo do ciclo de vida de cada indivíduo. Conforme preconizado pelo paradigma do envelhecimento ativo instituído pela OMS urge encontrar estratégias que promovam a saúde, a autonomia física, psicológica e social do indivíduo enquanto ser biopsicossocial, tendo por base quatro pilares chave: saúde, aprendizagem ao longo da vida, participação social e segurança. Enquadradas no pilar aprendizagem ao longo da vida encontram-se as Universidades Seniores, uma resposta socioeducativa que opera num regime informal, ausente de certificações e onde são dinamizadas atividades de cariz social, educativo, cultural e de convívio, para um público com idade a partir dos 50 anos. O presente trabalho de investigação pretende responder à seguinte questão: “qual o papel da Universidade Sénior de Pombal na vida quotidiana dos seus estudantes?” e tem como objetivo geral compreender a importância da Universidade Sénior de Pombal (USP) na vida dos estudantes seniores. A opção metodológica assenta numa perspetiva qualitativa ou interpretativa, tendo a USP sido o estudo de caso escolhido, constituindo o objeto de investigação seis estudantes desta instituição. Quanto às técnicas de recolha de informação, privilegiou-se a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada, cujo tratamento de dados foi efetuado através da análise de conteúdo, com recurso ao programa de análise qualitativa – MAXQDA. Os dados obtidos permitem concluir que a USP assume um papel de extrema relevância na vida dos participantes, devolvendo um novo significado ao tempo e à própria vida daqueles que viram, através da entrada na reforma, alterados os ritmos dos seus dias. Vêem-se acrescidos sentimentos de maior utilidade, autorrealização e ainda uma maior valorização e desenvolvimento pessoal. A referida instituição assume ainda um carácter integrador e promotor do relacionamento entre os seus estudantes a comunidade em geral.
- O contributo das TIC no processo de alfabetização de idosos: uma experiência com o método das 28 palavrasPublication . Simões, Joana Filipa Monteiro Nibau; Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira; Martins, CatarinaO envelhecimento é uma realidade inevitável e tem vindo a ser observado como um fenómeno de crescente proporção a nível mundial. É um processo gradual, progressivo e irreversível, que afeta os indivíduos de forma diversa. O envelhecimento acarreta, frequentemente, fragilidades e limitações que condicionam a participação em atividades significativas. Quando a ele se associa o analfabetismo, observa-se um maior decréscimo da qualidade, da vivência numa sociedade em que a maioria da informação surge na forma escrita, bem como consequências a nível da ocupação, potencial cognitivo e afetação da qualidade de vida. Esta investigação procurou obter resultados sobre a viabilidade da utilização do Método das 28 Palavras com pessoas idosas, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como forma de motivação. É um estudo de objetivo descritivo-exploratório, enquadrando-se numa abordagem qualitativa e segue a metodologia de estudo de caso. Decorreu durante os meses de novembro do ano de 2016 até julho de 2017, numa Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) do distrito de Coimbra. A unidade de análise incidiu sobre o ensino da leitura e escrita através do Método das 28 Palavras, suportado pelas TIC. A intervenção foi estruturada em três sessões semanais com a duração de 45 minutos e contou com uma única participante, uma idosa de 95 anos. Previamente à implementação da intervenção e à recolha de dados, foi solicitada autorização à direção da estrutura residencial, bem como a assinatura de um termo de consentimento livre e informado pelo familiar e participante. Foi utilizado o Mini Mental State Examination (MMSE) para despiste de situações demenciais, assim como uma entrevista inicial para conhecer a pessoa idosa. Para a obtenção de dados procedeu-se à observação participante, à realização de entrevistas semiestruturadas com a diretora técnica, a animadora, a psicóloga e a participante e, nova aplicação do MMSE. Seguidamente, procedeu-se à transcrição verbatim das entrevistas e análise de conteúdo de acordo com Bardin. Como resultado, paralelamente à aprendizagem da leitura, observou-se o desenvolvimento de competências motoras e cognitivas, bem como se constatou um incremento do humor, da interação social e da motivação da participante.
- Cuidadores informais e envelhecimento ativoPublication . Faustino, Sara Filipa Pires; Vieira, Ricardo Manuel das NevesEsta dissertação enquadra-se no Mestrado de Intervenção para um Envelhecimento Ativo, onde é feito um estudo multicasos de natureza biográfica que dá conta da relação de cuidadores informais com as idosas que cuidam. Em termos metodológicos, utilizamos o estudo multicasos com recurso a entrevistas aprofundadas abertas no contexto de três casos: cuidadora informal no apoio à idosa na sua própria casa; cuidadora informal em que o idoso recebe o serviço de apoio ao domicilio; e cuidadora informal em que o idoso frequenta o centro de convívio. As conclusões deste estudo comparativo entre três casos mostram que a relação pessoal estabelecida entre cuidador informal e idoso assenta em estratégias de um cuidar personalizado com vista à melhoria da qualidade de vida dos idosos e ao seu envelhecimento ativo. Os três casos, para além destes aspetos comuns, mostram, em particular, os contextos em que estes se encontram inseridos, nomeadamente aas estratégias que são aplicadas.
