Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.85 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O envelhecimento não é um problema, mas antes um processo natural que ocorre ao longo
do ciclo de vida de cada indivíduo. Conforme preconizado pelo paradigma do
envelhecimento ativo instituído pela OMS urge encontrar estratégias que promovam a
saúde, a autonomia física, psicológica e social do indivíduo enquanto ser biopsicossocial,
tendo por base quatro pilares chave: saúde, aprendizagem ao longo da vida, participação
social e segurança.
Enquadradas no pilar aprendizagem ao longo da vida encontram-se as Universidades
Seniores, uma resposta socioeducativa que opera num regime informal, ausente de
certificações e onde são dinamizadas atividades de cariz social, educativo, cultural e de
convívio, para um público com idade a partir dos 50 anos.
O presente trabalho de investigação pretende responder à seguinte questão: “qual o papel
da Universidade Sénior de Pombal na vida quotidiana dos seus estudantes?” e tem como
objetivo geral compreender a importância da Universidade Sénior de Pombal (USP) na
vida dos estudantes seniores. A opção metodológica assenta numa perspetiva qualitativa
ou interpretativa, tendo a USP sido o estudo de caso escolhido, constituindo o objeto de
investigação seis estudantes desta instituição. Quanto às técnicas de recolha de
informação, privilegiou-se a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada, cujo
tratamento de dados foi efetuado através da análise de conteúdo, com recurso ao programa
de análise qualitativa – MAXQDA.
Os dados obtidos permitem concluir que a USP assume um papel de extrema relevância
na vida dos participantes, devolvendo um novo significado ao tempo e à própria vida
daqueles que viram, através da entrada na reforma, alterados os ritmos dos seus dias.
Vêem-se acrescidos sentimentos de maior utilidade, autorrealização e ainda uma maior
valorização e desenvolvimento pessoal. A referida instituição assume ainda um carácter
integrador e promotor do relacionamento entre os seus estudantes a comunidade em geral.
Description
Keywords
Envelhecimento Envelhecimento ativo Aprendizagem ao longo da vida Universidades Seniores