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O contributo das TIC no processo de alfabetização de idosos: uma experiência com o método das 28 palavras

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Abstract(s)

O envelhecimento é uma realidade inevitável e tem vindo a ser observado como um fenómeno de crescente proporção a nível mundial. É um processo gradual, progressivo e irreversível, que afeta os indivíduos de forma diversa. O envelhecimento acarreta, frequentemente, fragilidades e limitações que condicionam a participação em atividades significativas. Quando a ele se associa o analfabetismo, observa-se um maior decréscimo da qualidade, da vivência numa sociedade em que a maioria da informação surge na forma escrita, bem como consequências a nível da ocupação, potencial cognitivo e afetação da qualidade de vida. Esta investigação procurou obter resultados sobre a viabilidade da utilização do Método das 28 Palavras com pessoas idosas, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como forma de motivação. É um estudo de objetivo descritivo-exploratório, enquadrando-se numa abordagem qualitativa e segue a metodologia de estudo de caso. Decorreu durante os meses de novembro do ano de 2016 até julho de 2017, numa Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) do distrito de Coimbra. A unidade de análise incidiu sobre o ensino da leitura e escrita através do Método das 28 Palavras, suportado pelas TIC. A intervenção foi estruturada em três sessões semanais com a duração de 45 minutos e contou com uma única participante, uma idosa de 95 anos. Previamente à implementação da intervenção e à recolha de dados, foi solicitada autorização à direção da estrutura residencial, bem como a assinatura de um termo de consentimento livre e informado pelo familiar e participante. Foi utilizado o Mini Mental State Examination (MMSE) para despiste de situações demenciais, assim como uma entrevista inicial para conhecer a pessoa idosa. Para a obtenção de dados procedeu-se à observação participante, à realização de entrevistas semiestruturadas com a diretora técnica, a animadora, a psicóloga e a participante e, nova aplicação do MMSE. Seguidamente, procedeu-se à transcrição verbatim das entrevistas e análise de conteúdo de acordo com Bardin. Como resultado, paralelamente à aprendizagem da leitura, observou-se o desenvolvimento de competências motoras e cognitivas, bem como se constatou um incremento do humor, da interação social e da motivação da participante.

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Keywords

Envelhecimento Método das 28 palavras Tecnologias da informação e comunicação Aprendizagem da leitura e da escrita

Pedagogical Context

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