Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-20"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Projecto industrial de estruturas metalúrgicasPublication . Dugganapalli, Naveen Bharadwaj; Capela, Carlos Alexandre Bento; Almeida, Henrique de AmorimThe internship report is a broad spectrum of the works of internship in which I try to explain the experience of my internship hosting company (Electrofer Grupo). This report is broadly constructed with theoretical and practical aspects of the constructional work that is carried out in the organization. After having intensive course work, I looked upon to have internship in a metallic construction company in order to get practical experience and familiarity with the construction of steel structures. For the second year of Master´s Degree in Product Design Engineering I took internship in Electrofer Grupo. This company owes a pivotal importance in the construction of Steel works and has one of the largest production units in whole of Portugal functioning in various regions to produce steel structures. This report consists of many chapters that are written according to each stages of my internship. The first phase of my internship started in the department of preparation and later it was followed by Quality, Production, Painting, Commercial and Construction Management. Hence, this report is a collection of all the works of different departments that is involved in the production of steel works. As far as my concern with this internship, I gained much insight into how to make use of theoretical knowledge applicable in practical conformities. I am sure that with these professional skills with theoretical and practical approach, I will be able to use them to gain my potential towards to carry out industrial works with the aspects of quality.
- Consulting project in kofax and microsoft: analytics/first mile capturePublication . Torres, Clifton Eduardo Clunie; Gonçalves, Dulce Cristina dos Santos IriaOne of the biggest issues that exists on companies of our time is to see the way of how the company is moving, how the company is evolving. Big companies have a lot of workers, departments and chiefs officer that must see how it’s the performance of each department to see if there are achieving their goals. The advance of technology has allowed the user to have a better access to information. The users can access information from several devices including mobile devices. Big companies are integrating their system with Business Intelligence tools. BI tools help the company to have an update data at any moment. Business Intelligence allows the user to have a better overview of the information, all the data of the business process are defined on a dynamic dashboard that shows table details and graphics about the business. This allows the end user to have a better understanding of the business. The result of this application tools has shown that automatized this kind of labor, allows to have more time to focus on the main jobs of the company and with all this data collection the chief officer would be able to see the evolution of the company.
- Geração seniores em rede: o facebook como promotor de um envelhecimento ativoPublication . Reis, Margarida Ferreira; Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira; Custódio, Susana Margarida RodriguesO envelhecimento demográfico é uma realidade incontornável da sociedade contemporânea. Uma vida longa não significa necessariamente uma vida boa. Para que o aumento da longevidade adquira sentido, importa criar condições para que as pessoas idosas tenham qualidade de vida, considerando o seu bem-estar, funcionalidade e integração numa sociedade que se apresenta em constante mudança. O Facebook é uma rede social que rapidamente se tornou, não só um canal de comunicação, mas também um destino de inúmeros utilizadores para procura de socialização, informação, partilha ou aprendizagem. Face à ubiquidade de que se reveste o Facebook e face à problemática do envelhecimento estudou-se a utilização da rede social Facebook como forma de combate ao isolamento e à promoção da rede de laços familiares dos seniores. O estudo procurou ainda: avaliar o grau de solidão dos inquiridos; conhecer a utilização da rede social Facebook pelos seniores; e analisar os interesses e motivações relativamente ao uso desta rede. Tendo subjacente os constructos em estudo optou-se por uma metodologia de abordagem quantitativa e qualitativa. Com um objetivo descritivo-correlacional configura-se num levantamento/inquérito (survey), sendo a aquisição de dados realizada através de questionário online que integra a Escala da Solidão da UCLA e a realização de entrevistas semiestruturadas a voluntários respondentes do questionário inicial. A amostra do estudo é constituída por 269 indivíduos distribuídos pelo território português, com idade igual ou superior a 55 anos, aposentados e utilizadores do Facebook. A validação do questionário foi concretizada por consulta a especialistas e através de uma pilotagem 10 seniores, seguindo-se o método de respondente debriefing, de modo a verificar a compreensibilidade e clareza das questões e eventuais dificuldades sentidas no preenchimento do questionário. Observa-se que a maioria dos respondentes usa esta rede como meio de socialização, assim como para comunicar com conhecidos e familiares. Para este público, o Facebook emerge como fonte de novos conhecimentos, comunicação e para procura, partilha ou aprendizagem. Surge como um refúgio contra a solidão e um canal de ligação a familiares mais distantes. Apesar de todas as vantagens e desvantagens, benefícios e perigos, os seniores recorrem a esta rede social, ainda que muitas vezes criem amizades “sem rede”, dado as mesmas serem através de um ecrã. Foi possível verificar que a rede social Facebook ajuda a combater o isolamento e auxilia a rede de laços familiares e sociais, conduzindo assim a um envelhecimento ativo.
- Atitudes de enfermeiros e médicos perante a presença da familia na sala de emergência durante a reanimaçãoPublication . Lopes, Carlos Alberto Barrocas; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesIntrodução: A presença da família durante a reanimação é uma prática recomendada entre reguladores um pouco por todo o mundo desde 2000, como o Royal College of Nursing e a Emergency Nurses association que publicaram orientações acerca desta prática. Apesar desta recomendação, a presença de familiares durante a reanimação permanece polémica entre os prestadores de cuidados de saúde. Metodologia: Este estudo correlacional teve como principais objetivos conhecer as atitudes dos enfermeiros e médicos sobre os benefícios/riscos relativamente à presença de familiares na SE, durante a reanimação e relaciona-las com a categoria profissional, sexo, idade e número de anos de exercício profissional no Serviço de Urgência. Foram 199 enfermeiros e médicos que responderam aos instrumentos após os devidos procedimentos formais e éticos. Resultados 164 Enfermeiros e 35 médicos, maioritariamente do sexo feminino (74,9%) com uma media de idades de 36,9±10,1 anos sendo que apenas 2% não cuida de utentes críticos na sala de emergência. Numa amplitude de valores de 0 a 10 (concordam) obtivemos que em media não concordam com a presença da família na SE (4,4± 2,6.). As duas subescalas construídas mostraram-se fiáveis e válidas para avaliar as atitudes dos enfermeiros e médicos sobre os Benefícios/Riscos da presença de familiares na sal de emergência durante a reanimação reafirmando que os inqueridos não apresentam uma atitude favorável à presença dos familiares durante a reanimação. Os médicos e os profissionais do sexo masculino têm atitudes menos favoráveis do que os enfermeiros sobre a presença dos familiares na sala de reanimação e os profissionais que trabalham à mais tempo e os mais velhos tem atitudes mais favoráveis face presença da família na SE durante a reanimação. Conclusão: Com a realização deste estudo, conseguimos conhecer as atitudes dos enfermeiros e médicos sobre os Benefícios/Riscos sobre a presença de familiares na SE durante a reanimação reforçando a necessidade de sensibilizar os profissionais para esta temática. Este estudo permitiu a construção de uma escala com duas subescalas, que poderão ser utilizadas em futuros estudos sobre esta temática.
- Desenvolvimento e fabrico de compósitos de matriz polimérica com fibras naturaisPublication . Pereira, Júlio Miguel da Cruz Rodrigues; Capela, Carlos Alexandre BentoOs compósitos de matriz polimérica com fibras curtas têm propriedades que se têm vindo a relevar como extremamente interessantes para uma ampla variedade de aplicações. Presentemente são fabricados, com recurso a diversas técnicas de processamento, desde componentes específicos para aplicação aeroespacial até artefactos de grande difusão. Estão na agenda mundial, os problemas com a poluição de materiais de origem plástica que fazem uso do petróleo como matéria-prima, a biodegradação destes é muito lenta e pouco eficiente perante a quantidade produzida, a procura de soluções mais “verdes”, é uma obrigatoriedade no Design Sustentável. Sem diferenciar o mundo por regiões mais ou menos importantes, temos de ter consciência que em determinadas zonas a pegada ecológica é demasiada funda e difícil de reverter. Existem no mercado algumas soluções de resinas com teores de carbonatos mais amigas do ambiente, fazendo uso de uma parte significativa de carbonatos de origem vegetal que se coligadas com reforços de fibra vegetal, podem apresentar-se como produtos compósitos com interesse comercial. Muito embora os compósitos sejam notoriamente materiais denominados de “baratos”, muitas vezes acabam por ser desprezadas as soluções com este tipo de material por uma questão de comparação a produtos com as mesmas valências, mas de origem diferente. Neste trabalho foram processados e caraterizados materiais compósitos de matriz epóxida, reforçados com fibras curtas de origem vegetal maciçamente difundidas e de fácil aquisição. A escolha da resina, recaiu sobre uma que apresenta um teor de 60% de carbonatos de origem vegetal e os restantes provenientes de minerais, sendo das resinas comerciais mais simpáticas para o ambiente. Foram desenvolvidas duas possíveis aplicações com estes materiais, nomeadamente um banco/cadeira e um abrigo modular. O processo criativo foi materializado em protótipo à escala, com recurso a uma impressora 3D, por impossibilidade do equipamento fazer uso de compósitos epóxidos os modelos apresentados são construídos em ABS. Neste estudo são apresentados os resultados relativos à caracterização dos materiais compósitos processados, sendo apresentadas as caraterísticas físicas e mecânicas dos mesmos, tais como módulo à flexão, tensão máxima, propriedades mecânicas versus tempo de exposição aos raios ultra violeta, absorção de água, densidade, isolamento térmico e acústico. Os valores obtidos foram posteriormente usados de forma a validar a possível utilização na construção de um banco/cadeira, sendo os mesmos utilizados, nos valores de entrada do simulador.
- O contributo das TIC no processo de alfabetização de idosos: uma experiência com o método das 28 palavrasPublication . Simões, Joana Filipa Monteiro Nibau; Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira; Martins, CatarinaO envelhecimento é uma realidade inevitável e tem vindo a ser observado como um fenómeno de crescente proporção a nível mundial. É um processo gradual, progressivo e irreversível, que afeta os indivíduos de forma diversa. O envelhecimento acarreta, frequentemente, fragilidades e limitações que condicionam a participação em atividades significativas. Quando a ele se associa o analfabetismo, observa-se um maior decréscimo da qualidade, da vivência numa sociedade em que a maioria da informação surge na forma escrita, bem como consequências a nível da ocupação, potencial cognitivo e afetação da qualidade de vida. Esta investigação procurou obter resultados sobre a viabilidade da utilização do Método das 28 Palavras com pessoas idosas, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como forma de motivação. É um estudo de objetivo descritivo-exploratório, enquadrando-se numa abordagem qualitativa e segue a metodologia de estudo de caso. Decorreu durante os meses de novembro do ano de 2016 até julho de 2017, numa Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) do distrito de Coimbra. A unidade de análise incidiu sobre o ensino da leitura e escrita através do Método das 28 Palavras, suportado pelas TIC. A intervenção foi estruturada em três sessões semanais com a duração de 45 minutos e contou com uma única participante, uma idosa de 95 anos. Previamente à implementação da intervenção e à recolha de dados, foi solicitada autorização à direção da estrutura residencial, bem como a assinatura de um termo de consentimento livre e informado pelo familiar e participante. Foi utilizado o Mini Mental State Examination (MMSE) para despiste de situações demenciais, assim como uma entrevista inicial para conhecer a pessoa idosa. Para a obtenção de dados procedeu-se à observação participante, à realização de entrevistas semiestruturadas com a diretora técnica, a animadora, a psicóloga e a participante e, nova aplicação do MMSE. Seguidamente, procedeu-se à transcrição verbatim das entrevistas e análise de conteúdo de acordo com Bardin. Como resultado, paralelamente à aprendizagem da leitura, observou-se o desenvolvimento de competências motoras e cognitivas, bem como se constatou um incremento do humor, da interação social e da motivação da participante.
- Riscos-benefícios da presença da família durante a reanimação – validaçao da escala family presence during resuscitation benefits-risks scale (FPDR-BRS)Publication . Menino, Telmo Alexandre Guerra; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesEnquadramento: O envolvimento da família é cada vez mais pertinente na prestação de cuidados ao doente em situação crítica, neste caso particular, numa situação de paragem cardiorrespiratória, e conhecer a opinião da família de um doente sobre os riscos e benefícios da sua presença numa situação de reanimação evidenciando a necessidade de construir/validar instrumentos que os permitam monitorizar. Objetivos: Validar para a população portuguesa o instrumento de medida, Family Presence During Resuscitation - Benefits-Risks Scale (FPDR-BRS); Determinar as características psicométricas do Family Presence During Resuscitation - Benefits-Risks Scale (FPDR-BRS); Avaliar a opinião da família de um doente sobre os riscos e benefícios da sua presença numa situação de reanimação. Metodologia: Este estudo metodológico incidiu sobre 115 familiares com uma média de idades de 47,2 ± 13,0 anos, que preencheram a PFDR-ERB nos meses de Abril a Julho de 2017. Na validação seguiu-se a mesma metodologia dos autores da escala original a quem foi solicitada a autorização, assim como à direção da instituição onde recolhemos os dados. Solicitou-se ainda consentimento informado e esclarecido aos participantes. Resultados: Obteve-se uma versão da PFDR-ERB equivalente à versão original constituída por 23 itens, permitindo obter uma pontuação global (pontuação mais elevada maior o grau de concordância do familiar) e pontuações correspondentes a quatro fatores: fator 1 – Benefícios na construção de insights, fator 2 – riscos para o pessoal, fator 3 – benefícios na formação de conexões e fator 4 – riscos pessoais, isolados com recurso a análise fatorial dos itens seguida de rotação ortogonal tipo varimax, explicando 68,9% de variância acumulada. O alfa de Cronbach (0,940) permite afirmar que o instrumento apresenta boa consistência interna. Verificou-se que os familiares apresentam uma opinião favorável à sua presença durante uma reanimação (81,0 ± 15,9). Conclusão: A escala validada apresenta boas características psicométricas permitindo a sua utilização na prática de cuidados e na investigação.
- Refletindo sobre as estratégias de subitizing no desenvolvimento do sentido de número com alunos do 1.º ano do 1.º CEBPublication . Paiva, Daniela Cristina Pinto; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando este dividido em duas partes. A primeira parte consiste na dimensão reflexiva, primeiramente dos contextos de Creche e Jardim de Infância e de seguida dos dois contextos de 1.º CEB, nos 1.º e 3.º anos de escolaridade. A dimensão apresentada é um relato crítico, reflexivo e fundamentado das experiências vivenciadas nos diversos contextos, salientando as minhas diversas aprendizagens tanto a nível pessoal, profissional como social. A segunda parte abrange um ensaio investigativo de carácter qualitativo numa turma do 1.º ano de escolaridade. Este estudo pretende compreender se a aplicação de estratégias de subitizing melhoram o sentido de número. Para tal, definiram-se os seguintes objetivos: (i) Identificar o sentido de número antes e depois da aplicação de uma sequência pedagógica com recurso a estratégias de subitizing, (ii) Refletir sobre a sequência pedagógica implementada, (iii) Caracterizar os tipos de subitizing (percetivo e conceptual), (iv) Perceber se o padrão utilizado influência ou não o sentido de número. Os dados recolhidos revelam que a sequência pedagógica apresentada teve um impacto positivo nos alunos escolhidos para a amostra, demonstrando que as estratégias de subitizing utilizadas melhoraram o desenvolvimento do sentido de número desses mesmos alunos.
- MyInfo@IPLeiriaPublication . Pedrosa, Joana Norte; Martinho, Ricardo Filipe Gonçalves; Távora, Vítor Manuel de Oliveira Pegado de Noronha eO Instituto Politécnico de Leiria disponibiliza, online, informação variada acerca da situação particular de cada Estudante, bem como informação geral para a comunidade Estudantil. A informação particular de cada Estudante inclui a consulta de: notas finais obtidas em Unida-des Curriculares (UCs), de referências para pagamento de propinas, do horário das UCs, do calendário de avaliações, entre outras. A principal falha relativa à disponibilização desta informação prende-se, sobretudo, com a sua dispersão e dificuldade de acesso. Atualmente, é necessário aceder a vários portais (sites), muitas vezes com páginas confusas e com um fluxo de interação longo para se obter a informação necessária. Para colmatar essas falhas foi proposta a criação da plataforma MyInfo@IPLeiria. Esta plataforma consiste em agregar a informação particular de cada Estudante (e conside-rada mais importante pelos Estudantes), numa única aplicação multiplataforma, com uma interação simplificada. Numa primeira fase elaborou-se um questionário aos Estudantes, das instituições do IPLei-ria, onde estes priorizaram as funcionalidades que mais lhes interessavam ver na aplicação. A partir daí, realizaram-se várias comunicações (reuniões) com entidades superiores por forma a apresentar a proposta. Após aprovação do IPLeiria deu-se início à implementação da aplicação. Várias foram as técnicas de análise, desenho, implementação, testes e deployment utilizadas. Também foram encontradas várias barreiras sociotécnicas, sobretudo devido à alta dispersão de fontes de dados e respetivas responsabilidades. O desenvolvimento da plataforma envol-veu a realização de vários módulos, incluindo aplicações web para a Intranet, Application Programming Interfaces (APIs) para integração de dados, e aplicações móveis para disponi-bilização à comunidade Estudantil. O principal resultado deste projeto foi a possibilidade de, atualmente, qualquer Estudante do IPLeiria poder ter acesso à sua informação escolar de uma forma centralizada e atualizada, via aplicação móvel.
- O contributo da universidade sénior de Pombal na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantes - um estudo de casoPublication . Santos, Virgínia Lopes dos; Lopes, Sara Mónico; Lobão, Catarina Alexandra Rodrigues FariaO envelhecimento não é um problema, mas antes um processo natural que ocorre ao longo do ciclo de vida de cada indivíduo. Conforme preconizado pelo paradigma do envelhecimento ativo instituído pela OMS urge encontrar estratégias que promovam a saúde, a autonomia física, psicológica e social do indivíduo enquanto ser biopsicossocial, tendo por base quatro pilares chave: saúde, aprendizagem ao longo da vida, participação social e segurança. Enquadradas no pilar aprendizagem ao longo da vida encontram-se as Universidades Seniores, uma resposta socioeducativa que opera num regime informal, ausente de certificações e onde são dinamizadas atividades de cariz social, educativo, cultural e de convívio, para um público com idade a partir dos 50 anos. O presente trabalho de investigação pretende responder à seguinte questão: “qual o papel da Universidade Sénior de Pombal na vida quotidiana dos seus estudantes?” e tem como objetivo geral compreender a importância da Universidade Sénior de Pombal (USP) na vida dos estudantes seniores. A opção metodológica assenta numa perspetiva qualitativa ou interpretativa, tendo a USP sido o estudo de caso escolhido, constituindo o objeto de investigação seis estudantes desta instituição. Quanto às técnicas de recolha de informação, privilegiou-se a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada, cujo tratamento de dados foi efetuado através da análise de conteúdo, com recurso ao programa de análise qualitativa – MAXQDA. Os dados obtidos permitem concluir que a USP assume um papel de extrema relevância na vida dos participantes, devolvendo um novo significado ao tempo e à própria vida daqueles que viram, através da entrada na reforma, alterados os ritmos dos seus dias. Vêem-se acrescidos sentimentos de maior utilidade, autorrealização e ainda uma maior valorização e desenvolvimento pessoal. A referida instituição assume ainda um carácter integrador e promotor do relacionamento entre os seus estudantes a comunidade em geral.