Mestrados da ESECS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrados da ESECS by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Ciências da Saúde"
Now showing 1 - 10 of 49
Results Per Page
Sort Options
- A mediação na reabilitação de pessoas com comportamentos aditivos e dependênciasPublication . Gonçalves, Diana Margarida Correia; Vieira, Ricardo Manuel das NevesA presente dissertação de mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção social trabalha sobre o tema da mediação na reabilitação de pessoas com comportamentos aditivos e dependências, pelo que começa por fazer uma revisão da literatura sobre os paradigm as de intervenção social neste âmbito. A problemática científica em estudo permite investigar os dois modelos de intervenção apontados, um modelo mais paliativo e resolutivo e um modelo mais mediador e empoderador. Sublinha-se, essencialmente, a dimensão resolutiva do paradigma biomédico versus a intervenção socioeducativa assente na pedagogia social e na mediação intercultural, que implica uma reconstrução do projeto identitário dos sujeitos com comportamentos aditivos e dependências (Vieira, 2014). Considerando a complexidade inerente ao objeto de estudo, paradigmaticamente foi utilizado o paradigma hermenêutico e interpretativo (Faria & Vieira, 2016; Guerra, 2006) que privilegia o estudo dos sujeitos no seu contexto natural (Vieira, Marques, Silva et al., 2016), procurando compreender o ponto de vista dos sujeitos. A investigação baseou-se em estudos de caso e na observação direta e participante junto e com as equipas de rua da associação Inpulsar, na cidade de Leiria. Metodologicamente, utilizou-se a entrevista semiestruturada de alcance biográfico, assente na ideia da etnobiografia (Vieira, 2014; Faria & Vieira, 2016) ou em . Entrevistaram-se, em profundidade, dois mediadores de pares, Jorge Cardinali e Paulo Seixas. Estas entrevistas foram fundamentais para compreender o trabalho dos mediadores de pares no contexto de intervenção social com pessoas com comportamentos aditivos e dependências e o modelo de intervenção mais utilizado neste âmbito, se um modelo baseado mais paliativo e biomédico, se um modelo maiscapacitador e dialógico. As conclusões apontam no sentido de que, sem o envolvimento dos utentes, é muito difícil a transformação e a reconstrução de um novo projeto de vida sem dependências.
- Active commuting: an apportunity to fight both climate change and physical inactivityPublication . Figueiredo, Nuno Rafael Pragana; Monteiro, Diogo Manuel Teixeira; Rodrigues, Filipe FernandesA saúde global, o clima e as condições ecológicas são indissociáveis e, ao longo da última década, os impactos das alterações climáticas na saúde têm-se feito sentir profundamente. Para além disso, os níveis de inatividade física têm crescido nos últimos anos, com a maioria dos indivíduos dos países desenvolvidos a dependerem dos automóveis para as deslocações diárias. Considerando a ligação bem conhecida entre as doenças crónicas e o estilo de vida sedentário, combater simultaneamente a tendência crescente dos custos em saúde pública e do consumo de energia obtido através de combustíveis fósseis é, possivelmente, uma das maiores oportunidades para a saúde do último século. Nesse sentido, no presente trabalho exploramos o potencial da mobilidade ativa enquanto estratégica de combate a estes problemas globais, considerando os seus benefícios em diversos indicadores de saúde, qualidade de vida e bem-estar, bem como para o meio ambiente. Paralelamente, sendo que as evidências sustentam o importante papel do ambiente construído na modulação dos padrões de atividade física e de mobilidade ativa, o principal objetivo do presente trabalho é adaptar e validar a Neighborhood Envirornment Walkability Scale-Abbreviated (NEWS-A), um dos instrumentos mais populares para avaliar as características percebidas do ambiente construído, numa amostra de alunos do ensino superior português (NEWS-A-PT). Uma análise fatorial confirmatória foi realizada, no sentido de examinar a estrutura fatorial do referido instrumento. Também nos propomos a explorar de que forma as características percebidas do ambiente construído se relacionam com a atividade física e com a qualidade de vida. O presente estudo providencia sustentação empírica para a validade e confiabilidade da versão de seis fatores e 32 itens da NEWS-A-PT para estudantes do ensino superior. Suporta, ainda, a assunção de que as características percebidas do ambiente construído se associam a indicadores de atividade física e de qualidade de vida.
- Análise de dois programas de exercício físico na aptidão física na população idosa residente na comunidadePublication . Mendes, Diogo António Luís; Gonçalves, Ricardo Rebelo; Rodrigues, Filipe FernandesEste estudo teve como objetivo analisar os efeitos de dois programas de exercício físico, nomeadamente treino multicomponente e treino concorrente na aptidão física em idosos residentes na comunidade. Este estudo contou com uma amostra de 15 participantes (sexo feminino = 8; sexo masculino = 7) com idades compreendidas entre 63 anos e 80 anos (M = 70,40; DP = 4,31). Dois programas de treino, concorrente e multicomponente, foram implementados em sessões supervisionadas de 45 a 60 minutos, três vezes por semana, durante 20 semanas. Os testes utilizados para avaliar a aptidão física foram: teste de sentar e levantar da cadeira, teste de flexão do cotovelo, teste de levantar-caminhar-sentar e teste dos 6 minutos, todos da bateria de testes do Senior Fitness Test, medindo o impacto das intervenções nos indicadores de aptidão física. Os resultados indicam diferenças significativas, com destaque para o multicomponente, que apresentou maior aumento do número de repetições no sentar e levantar bem como o teste de flexão de cotovelo e diminuição no tempo do teste de levantar e caminhar, enquanto o teste de caminhar 6 minutos não mostrou diferenças significativas entre e em ambos os grupos. Os resultados do presente estudo indicam que tanto o programa de treino multicomponente como o programa de treino concorrente apresentam benefícios significativos na melhoria da aptidão física em idosos.
- Análise dos níveis de aptidão física em função da idade, sexo e índice de massa corporal dos idosos residentes na comunidade de LeiriaPublication . Silva, Pedro Nuno Barbosa Ruas da; Rodrigues, Filipe Fernandes; Salvador, Rogério Paulo JoaquimO presente estudo teve como objetivo a caracterização da aptidão física da população envelhecida da região de Leiria, analisando as diferenças em função do sexo, da idade e do índice de massa corporal. Este estudo conta com uma amostra de 607 idosos residentes na comunidade (sexo feminino = 443; sexo masculino = 164) com idades compreendidas entre 60 anos e 79 anos (M = 69,24; DP = 5,12). Os participantes apresentavam uma massa corporal a variar entre os 45kg e os 122kg (M = 71,78; DP = 12,35) e uma altura a variar entre os 1,30m e os 1,89m (M = 1,59; DP = 0,07). A nível de faixa etária, 323 participantes tinham idades compreendidas entre os 60 e os 69 anos e 284 tinham idades compreendidas entre os 70 e os 79 anos. Foi usado o teste t para amostras independentes para analisar possíveis diferenças em função do sexo e da faixa etária. Para comparação de grupos em função do índice de massa corporal, recorreu-se à análise de variância unidirecional. Para determinação de diferenças significativas, o valor do teste deveria apresentar um valor de p < 0,05. As análises foram seguidas por testes post-hoc ajustados com o método de Bonferroni para analisar comparações entre grupos. Os resultados indicaram que o sexo feminino apresentou níveis significativamente superiores de flexibilidade dos membros superiores e inferiores, enquanto não se verificaram diferenças estatisticamente significativas nas restantes variáveis de aptidão física ou composição corporal. Adicionalmente, observou-se que indivíduos com normopeso apresentaram consistentemente melhores níveis de aptidão física do que aqueles com excesso de peso ou obesidade mórbida, e que, curiosamente, o grupo etário dos 70-79 anos demonstrou uma aptidão cardiorrespiratória superior ao grupo dos 60-69 anos, apesar de apresentar menor flexibilidade. Tendo em conta os presentes resultados, é fundamental implementar sistemas de monitorização contínua que permitam acompanhar tendências associadas ao envelhecimento, como a aptidão funcional.
- Aplicação do Modelo Hierárquico da Motivação Intrínseca e Extrínseca no contexto do exercício: uma revisão sistemáticaPublication . Viveiros, Bernardo Lopes; Monteiro, Diogo Manuel Teixeira; Jacinto, Miguel Ângelo Susano
- ATLÉTICO CLUBE MARINHENSEPublication . Ferreira, Rocio Major; Salvador, Rogério Paulo JoaquimO presente relatório descreve a experiência de estágio curricular realizada no Atlético Clube Marinhense, no âmbito do Mestrado em Prescrição de Exercício e Promoção da Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, com o principal objetivo em aplicar conhecimentos teóricos em contexto real, com foco na reabilitação funcional de atletas e na otimização da performance física em jovens atletas. Durante o estágio, a intervenção dividiu-se entre duas áreas complementares: (1) reabilitação de atletas lesionados, em colaboração com fisioterapeutas e massagistas do clube, através da prescrição de exercícios individualizados e progressivos; e (2) a preparação física, com planeamento e monitorização de programas de treino ajustados às exigências da modalidade, respetiva idade e nível competitivo. A atuação incidiu sobre escalões de formação, iniciados a juniores, com enfoque no controlo da carga e na adaptação do treino às necessidades do atleta, seguindo os princípios de periodização e prevenção de lesões. A aplicação de instrumentos de avaliação como PSDQ, IMI, SEES e PSE permitiu aferir perceções subjetivas dos atletas e ajuste dos planos de treino de forma mais eficaz, desta forma, evidenciou-se a importância de uma abordagem integrada, multidisciplinar e centrada nos atletas de maneira a maximizar a recuperação e o desempenho. Em conclusão, o estágio foi determinante para o desenvolvimento de competências técnicas, científicas e relacionais, reforçando a ligação entre a teoria e a prática, realçando a relevância da prescrição de exercício como ferramenta essencial na promoção da saúde e na melhoria da performance física num contexto do futebol de formação.
- Be The Change – Centro de Treino e Reabilitação FísicaPublication . Sousa, Alice Margarida Godinho de; Salvador, Rogério Paulo JoaquimO presente relatório de estágio descreve todo o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular na entidade acolhedora Be The Change, no âmbito do plano curricular do Mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde. Este documento serve de suporte a todas as atividades realizadas ao longo de 588 horas de estágio, que decorreu de outubro de 2024 a maio de 2025, em contexto clínico. Este relatório está estruturado em três partes principias: a caracterização da entidade acolhedora, a definição de objetivos e planeamento de estágio, e, por fim, a análise de três casos de estudo reais, cada um com diferentes patologias e necessidades. Nesta perspetiva, constituiu uma etapa fundamental no processo de consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica, inserido num contexto profissional orientado para o exercício físico, saúde e bem-estar. Permitiu o contacto com diferentes perfis de utentes, desde jovens, até populações seniores ou em processo de reabilitação. Esta diversidade proporcionou uma compreensão mais ampla das necessidades individuais.
- Behavioral Regulation Sport Questionnaire e Sport Motivation Scale–II: Comparação de escalasPublication . Bica, Joana Francisca Ferreira; Monteiro, Diogo Manuel Teixeira; Jacinto, Miguel Ângelo SusanoA Sport Motivation Scale-II (SMS-II) e o Behavioral Regulation in Sport Questionnaire (BRSQ) são métodos de avaliação da regulação da motivação no desporto, baseados na Teoria da Autodeterminação (Ryan & Deci, 2017). O objetivo desta investigação foi examinar e comparar as propriedades psicométricas de ambas as escalas. A fiabilidade foi aceite na maioria das validações do BRSQ, porém nas validações da SMS-II foram encontrados problemas de fiabilidade principalmente nas regulações introjetada, externa e na amotivação. O BRSQ apresentou problemas de validade convergente nos fatores de regulação integrada e identificada. Foram também identificados problemas de validade discriminante entre os fatores de regulação externa e introjetada, identificada e integrada, integrada e intrínseca e amotivação e externa. A SMS-II revelou problemas de validade convergente com todos os fatores de regulação da motivação e problemas de validade discriminante com os fatores de regulação intrínseca, integrada, identificada e introjetada, integrada e identificada, integrada e introjetada, identificada e introjetada e introjetada e externa. Ao analisar o ajustamento dos modelos, nem todos apresentaram valores aceitáveis à primeira vista para ambas as escalas. Foram correlacionados erros, eliminados itens e foram validadas escalas com menos fatores de regulação da motivação. A invariância de ambas as escalas foram verificadas em função do género, das diferentes idades, dos desportos coletivos/individuais e dos diferentes níveis desportivos. A validade temporal das escalas também foi testada e validada. O BRSQ mostrou-se também invariante em diferentes desportos e em 5 países europeus. Os resultados deste estudo irão contribuir para uma avaliação mais aprofundada da motivação como fator determinante para a prática desportiva, bem como para o aperfeiçoamento contínuo de uma escala que integre todos os tipos de motivação.
- Benefícios de um programa de atividade física em mulheres idosas que frequentem os centros de convívio de Óbidos: uma comparação entre sala de grupo e sala SnoezelenPublication . Beijinha, Maria João Vinagre; Jacinto, Miguel Ângelo Susano; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraIntrodução: O envelhecimento populacional em Portugal aumenta a necessidade de intervenções eficazes para preservar a funcionalidade e qualidade de vida dos idosos. A Prática de atividade física multicomponente, surge como uma estratégia eficaz para contrariar os efeitos do envelhecimento. A introdução de ambientes multissensoriais, poderá potenciar estes benefícios, promovendo não só ganhos físicos, mas também psicológicos e sociais Objetivo: Analisar e comparar os efeitos de um programa de atividade física multicomponente, em mulheres idosas realizado em diferentes contextos e ainda observar a perceção de qualidade de vida e de satisfação com a vida das participantes. Métodos: Estudo quase-experimental com 27 participantes (78,96±7,87 anos), os quais foram divididos em grupo Snoezelen, grupo sala de exercício e grupo controlo. Durante 12 semanas, os grupos realizaram uma sessão semanal de treino (45–60 min) estruturado segundo os princípios FITT-VP. Avaliaram-se composição corporal, aptidão física, qualidade de vida e satisfação com a vida, antes e após intervenção. Resultados: O grupo Snoezelen apresentou melhorias significativas na massa gorda (p=0,002), força muscular (p<0,05) e qualidade de vida (p=0,003), com efeitos superiores ao grupo de exercício tradicional e ao controlo. O grupo sala de exercício também evidenciou progressos, embora de menor magnitude, enquanto o Grupo Controlo não apresentou alterações relevantes. Conclusão: O treino multicomponente em ambiente Snoezelen pode potenciar benefícios adicionais para idosos em centros de convívio, melhorando parâmetros físicos e perceção de qualidade de vida, Reforçando a pertinência desta abordagem como estratégia inovadora de promoção do envelhecimento ativo.
- Can group exercise progmams improve health and fitness outcomes in pregnant women: an updated systematic review and protocol suggestionPublication . Castro, Rebeca Bettencourt Ferreira de; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Rocha, Rita Alexandra Prior Falhas SantosA literatura científica atual suporta a recomendação de iniciar ou continuar o exercício físico em mulheres grávidas saudáveis. Os programas de exercícios em grupo têm efeitos positivos na melhoria da saúde, bem-estar e apoio social. Em 2015, uma revisão sistemática foi fornecida para avaliar as evidências sobre a eficácia dos programas de exercícios em grupo na melhoria dos resultados de saúde de mulheres grávidas e recém-nascidos, e o conteúdo dos programas. Esta revisão visa atualizar esse conhecimento entre 2015 e 2020. Os desenhos dos programas de exercícios foram analisados através do modelo Consensus of Exercise Reporting Template (CERT), e a consistência com as diretrizes, identificando limitações nas intervenções que podem ser melhoradas futuramente. Três bases de dados foram usadas para realizar pesquisas na literatura. Trinta e um ensaios clínicos randomizados foram selecionados para análise. Todos os estudos seguiram um programa de exercícios em grupo supervisionado, incluindo fase aeróbica, resistência, treino do pavimento pélvico, alongamento e relaxamento. As intervenções em grupo durante a gravidez melhoraram os resultados de saúde e condicionamento físico para as mulheres e recém-nascidos, embora algumas lacunas tenham sido identificadas nas intervenções. O monitoramento durante a gravidez deve ser desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, e os profissionais de exercícios e saúde devem transmitir às mulheres grávidas que o exercício em grupo melhora uma ampla gama de resultados de saúde para elas e para os recém-nascidos. Para além disso, os autores reportaram a importância de avaliar, futuramente, a influência do suporte social no bem-estar das gestantes. O apoio social tem sido amplamente estudado como um dos principais determinantes da saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida, sendo um conceito multidimensional, composto por três dimensões: apoio afetivo/emocional, apoio instrumental/financeiro e apoio informacional. Consequentemente, um segundo estudo/artigo? foi desenvolvido: um protocolo de estudo foi elaborado como solução de avaliação da influência do suporte social (três dimensões) no risco de depressão, na gravidez e no pós-parto. Este desenho de protocolo de estudo irá comparar dois grupos de intervenção com acesso a programa de exercício físico em diferentes formatos (Presencial e Online). O Grupo de Intervenção Presencial, particularmente, terá o apoio de particularmente uma equipa multidisciplinar que oferecerá suporte social nas três dimensões mencionadas anteriormente.
