Browsing by Issue Date, starting with "2022-05-05"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Active commuting: an apportunity to fight both climate change and physical inactivityPublication . Figueiredo, Nuno Rafael Pragana; Monteiro, Diogo Manuel Teixeira; Rodrigues, Filipe FernandesA saúde global, o clima e as condições ecológicas são indissociáveis e, ao longo da última década, os impactos das alterações climáticas na saúde têm-se feito sentir profundamente. Para além disso, os níveis de inatividade física têm crescido nos últimos anos, com a maioria dos indivíduos dos países desenvolvidos a dependerem dos automóveis para as deslocações diárias. Considerando a ligação bem conhecida entre as doenças crónicas e o estilo de vida sedentário, combater simultaneamente a tendência crescente dos custos em saúde pública e do consumo de energia obtido através de combustíveis fósseis é, possivelmente, uma das maiores oportunidades para a saúde do último século. Nesse sentido, no presente trabalho exploramos o potencial da mobilidade ativa enquanto estratégica de combate a estes problemas globais, considerando os seus benefícios em diversos indicadores de saúde, qualidade de vida e bem-estar, bem como para o meio ambiente. Paralelamente, sendo que as evidências sustentam o importante papel do ambiente construído na modulação dos padrões de atividade física e de mobilidade ativa, o principal objetivo do presente trabalho é adaptar e validar a Neighborhood Envirornment Walkability Scale-Abbreviated (NEWS-A), um dos instrumentos mais populares para avaliar as características percebidas do ambiente construído, numa amostra de alunos do ensino superior português (NEWS-A-PT). Uma análise fatorial confirmatória foi realizada, no sentido de examinar a estrutura fatorial do referido instrumento. Também nos propomos a explorar de que forma as características percebidas do ambiente construído se relacionam com a atividade física e com a qualidade de vida. O presente estudo providencia sustentação empírica para a validade e confiabilidade da versão de seis fatores e 32 itens da NEWS-A-PT para estudantes do ensino superior. Suporta, ainda, a assunção de que as características percebidas do ambiente construído se associam a indicadores de atividade física e de qualidade de vida.
- Relatório de Estágio na Sociedade Piscicultora Farense, Lda.Publication . Alexandre, João André Salgueiro; Baptista, Teresa Maria CoelhoTrabalhar em Aquacultura requer sempre uma responsabilidade acrescida, uma vez que trabalhar diretamente com seres vivos exige um acompanhamento e um manuseamento mais sérios do que muitos outros trabalhos, estando situada numa ilha da Ria Formosa, requer ainda cuidados mais redobrados. Neste relatório, são descritas as principais tarefas realizadas durante o estágio de Mestrado de Aquacultura, realizado na Sociedade Piscicultora Farense, Lda., bem como um breve esclarecimento dos sistemas e métodos de produção utilizados na Piscicultura dos Sapais, desde a introdução dos alevins, até ao produto embalado e pronto para consumo. São ainda enumeradas as principais patologias que podem surgir neste tipo de produção. Este estágio permitiu-me entrar no mercado de trabalho com a máxima responsabilidade, requerendo algum conhecimento anteriormente adquirido, mas principalmente promovendo a aprendizagem e a perceção do que é uma verdadeira produção aquícola.
- Uso das energias renováveis: Estudo sobre a Implementação em Empresa de Pequena DimensãoPublication . Junior, Juracy Marques de Jesus; Marques, Pedro José Franco; Heleno, Maria Lizete LopesO petróleo é a fonte energética mais utilizada no mundo, porém é oriundo de uma fonte não renovável. Com o crescimento acelerado das empresas e da globalização, a demanda energética e a preocupação com o meio ambiente no mundo aumentaram, assim a necessidade da utilização das energias renováveis tornou-se um compromisso com o desenvolvimento do homem e do meio que ele está inserido. Muitas empresas passaram a investir em projetos e tecnologias visando a geração de energia elétrica através do uso de recursos energéticos renováveis, sobretudo, solares e eólicos. Neste sentido, foi desenvolvido este trabalho que visa elaborar o dimensionamento de um sistema de fornecimento de energia elétrica, por meio de energias renováveis ligado à rede (on grid), considerando a instalação de painéis fotovoltaicos e/ou aerogeradores para obtenção do autoconsumo e autossuficiência numa determinada empresa pequena localizada no Brasil. A metodologia utilizada para este trabalho inclui a revisão da literatura e a utilização do software HomerPro, o qual auxilia na determinação, simulação, otimização e validação de um sistema de energia renovável em um dado local. Além disso, também foi utilizado o Sunny Web Design, uma plataforma disponível na web que fornece aos profissionais de energia fotovoltaica e projetistas de plantas o design de vários sistemas fotovoltaicos, como a quantificação de painéis fotovoltaicos, inversores e cablagem. Como resultado, obteve-se um modelo de sistema renovável fotovoltaico com ligação à rede (on grid) e seus custos envolvidos.
- Avaliação de soluções de reabilitação de edifícios no âmbito da sustentabilidade ambientalPublication . Reis, Alexandre Soares dos; Oliveira, Nelson Simões; Heleno, Maria Lizete LopesA Energy Performance of Buildings Directive (EPBD) estabelece que devem ser introduzidas melhorias nas condições de conforto e no desempenho energético dos edifícios existentes, aproximando-os de edifícios com necessidades quase nulas de energia, Nearly Zero Energy Building (NZEB). Já na década de 90 do século XX, as preocupações com a sustentabilidade ambiental da construção acabariam por dar origem aos primeiros sistemas de classificação de edifícios verdes, Green Building Rating Systems (GBRS). As ferramentas de avaliação e reconhecimento da construção sustentável, como as de âmbito internacional LEED e BREEAM e a de origem nacional LiderA, fazem parte dos objetivos de promoção da eficiência energética e descarbonização dos edifícios previstos na Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE). Por forma a ter em conta as especificidades muito próprias de Portugal foi aplicado o sistema LiderA a uma moradia que se pretende ser representativa do período de construção compreendido entre 1971 e 1980, que será alvo de reabilitação, tendo-se atingido a classe D. Seguidamente foram identificadas oportunidades de melhoria com o intuito de se procurarem soluções equilibradas dos custos no ciclo de vida da construção, porém sem excesso de automatismos que pudessem vir a transformar a moradia num mecanismo, com as dificuldades de operação que daí poderiam decorrer quando Portugal apresenta cada vez mais uma população algo envelhecida. Optou-se por propor intervenções na envolvente e sistemas baseados em fontes renováveis, privilegiando a eficiência energética e hídrica. Como contributo para a saúde e bem-estar dos ocupantes foram consideradas medidas relacionadas com a qualidade do ar interior e com a minimização do ruído. O incentivo à plantação de espécies autóctones contribuiu para a valorização ecológica. Mesmo abdicando de monitorizações e automações excessivas a moradia passou de classe D para A+.