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- Desenvolvimento de Sistemas Eletrónicos para um Veículo de Competição Formula StudentPublication . Sousa, Pedro Miguel Frutuoso de; Ferreira, Carlos Daniel HenriquesCom o crescimento da equipa Formula Student do Politécnico de Leiria, FSIPLeiria, e o objetivo de competir intencionalmente com um veículo construído meramente por alunos universitários, foi identificada a necessidade de serem projetados e construídos vários módulos eletrónicos para o veículo. Neste projeto foram concebidos e construídos três módulos eletrónicos. O primeiro módulo, o Datalogger, foi concebido para gravar a informação relativa aos dados de funcionamento do veículo. Esta é maioritariamente proveniente do barramento de comunicação digital do tipo CAN (do inglês Controller Area Network), e adicionalmente o Datalogger tem a capacidade de ler sinais analógicos e digitais por entradas dedicadas. Em segundo foi desenvolvido um sistema de conversão de sinais digitais para mensagens codificadas em um barramento do tipo CAN. Este módulo foi aplicado na instrumentação da caixa de velocidades do veículo. Este sistema permitiu simplificar a cablagem do veículo e contribuir para a arquitetura descentralizada do mesmo. O terceiro módulo consiste num sistema de telemetria, capaz de enviar a informação presente no barramento de comunicação principal do veículo (do tipo CAN) para um PC junto da equipa. Os dados transmitidos são analisados num interface gráfico desenvolvido em Labview®, onde se consegue compreender o comportamento e evolução do veículo em pista. Adicionalmente, é apresentado o desenvolvimento de sistemas embebidos, concebidos para otimizar e simplificar o desenvolvimento de sistemas eletrónicos por parte da equipa FSIPLeiria. Foram projetados dois sistemas embebidos, um com um microcontrolador de 8bits e outro com um microcontrolador de 32bits. Por último, foi desenvolvido e construído um barramento de comunicação CAN em bancada para emular o barramento de comunicação do veículo. Esta ferramenta permite validar a comunicação entre módulos em bancada e estudar e compreender a interação entre os diversos módulos eletrónicos, antes de serem integrados no veículo.
- Compatibilização da Produção Fotovoltaica com o Carregamento de Veículos ElétricosPublication . Rodrigues, Tiago Filipe dos Santos; Marques, Pedro José FrancoEsta dissertação tem como objetivo realizar um estudo sobre a compatibilização entre produção fotovoltaica e carregamento de veículos elétricos, tendo como base a existência de uma unidade de pequena produção (UPP), antigamente designada por MicroGeração (legislação de 2007). Pretende-se analisar se a sua conversão para uma Unidade de Produção de AutoConsumo (UPAC), ao abrigo da legislação atual é economicamente viável. Atualmente, com as alterações na legislação, as UPAC podem abastecer diretamente o consumo, armazenar a energia produzida ou vender o excedente de produção à rede. Várias metodologias de otimização foram analisadas por forma a conciliar a produção fotovoltaica com a gestão do carregamento dos veículos elétricos (VEs). Através de fontes de energia renováveis, por meio de um sistema de autoconsumo fotovoltaico, é possível obter maior aproveitamento, ao utilizar o excedente para o carregamento de baterias e de VEs ou para alimentação de bombas de calor. Os VEs serão o principal caso em estudo de modo a avaliar os impactos económicos, ambientais e na própria rede elétrica. Os VEs incluem veículos elétricos a bateria (BEVs) e veículos híbridos plug-in (PHEVs). Os BEVs podem-se relacionar de diferentes formas com o exterior, desde o veículo para casa (V2H), o veículo para edifícios (V2B) e o veículo para a rede (V2G). O modelo V2H, numa rede inteligente, juntamente com um sistema fotovoltaico é a solução ótima, pois evidência a melhor economia, as melhores reduções das emissões e consegue contribuir na estabilidade da rede elétrica. Dentro deste modelo, um sistema de autoconsumo apenas é ligeiramente mais vantajoso, logo de seguida um sistema de autoconsumo com o veículo elétrico é dos mais promissores no momento da realização da dissertação e num futuro próximo ainda mais com a espectável diminuição dos preços dos VEs. Esta dissertação focou-se em converter de uma UPP para UPAC, onde os sistemas de armazenamento estão cada vez mais acessíveis, seja através de armazenamento puro ou para carregamento de VEs.
- IMPACTO DE UM PROGRAMA PERSONALIZADO DE ACOMPANHAMENTO E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO NO CONTEXTO DE REABILITAÇÃO CARDÍACA NO PERÍODO INICIAL DA FASE IIIPublication . Alves, João Diogo Ribeiro; Pinto, Rui Manuel da Fonseca; Antunes, José Alexandre da SilvaOs Programas de Reabilitação Cardíaca (PCR) são uma forma eficaz de prevenção secundária, e apesar da sua centralização geográfica em grandes centros populacionais, várias têm sido as iniciativas para aumentar o acesso a estes programas dado o papel preponderante dos mesmos nos resultados individuais nos doentes que integram os PRC, mas também globalmente em ganhos de saúde. Atendendo que a adesão e manutenção nos PRC fase III é um dos grandes desafios que obrigam a uma política integrada de continuação de cuidados, importa canalizar sinergias de forma que a equipa multidisciplinar consiga motivar para a adesão aos programas que ocorrem fora do ambiente hospitalar. Uma das estratégias que se apresentam como promissoras é a aplicação de um programas de treino físico estruturado (integrado no programa fase III e seguido nos cuidados de saúde primários), que seja individualizado, que conte com o apoio clínico da equipa de saúde comunitária. Neste trabalho são apresentados os resultados de um estudo de caso com intervenção que tem como objetivo principal fazer o acompanhamento de um conjunto de doentes integrados no PRC do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) no início da Fase III, bem como, perceber o impacto da realização de adaptação das recomendações da prescrição em função do perfil e desempenho ao longo do programa, com o intuito de otimizar os resultados do PRC. Os resultados indicam que os voluntários alcançaram melhorias da condição física geral e melhoraram a saúde mental, sendo estes resultados consequentes com as mudanças comportamentais que ocorreram e que se traduziram em ganhos biopsicossociais. Os resultados aqui apresentados vão ao encontro da literatura que preconiza uma prescrição de exercício individualizado e um acompanhamento próximo do programa por parte de profissionais do exercício (integrados na equipa de saúde comunitária) como ferramenta para melhorar a adesão e consequentemente os ganhos em saúde e qualidade de vida para os doentes em PRC.
- COACH – Clínica de Osteopatia e Abordagem à Condição HumanaPublication . Nascimento, Margarida Soraia Natário; Carreira, Bruno PereiraEste documento dispõe de informações técnicas e científicas, bem como todos os detalhes do estágio realizado na Clínica COACH – Clínica de Osteopatia e Abordagem à Condição Humana, no ano letivo de 2021/2022. A intervenção focou-se na avaliação e prescrição do exercício clínico, sendo que como demonstrado neste documento, passaram pela clínica uma diversidade de casos e sujeitos, obrigando assim a uma pesquisa intensiva sobre as diversas patologias e condições de cada utente. Por último, existe uma breve conclusão sobre o processo de estágio.
- FORNECIMENTO DE SERVIÇOS DE SISTEMA A PARTIR DE UMA FROTA DE VEÍCULOS ELÉTRICOSPublication . Carrillo, Wilson Jhonatan Olmedo; Neves, Luís Miguel PiresNo seguinte trabalho foi realizada uma breve análise sobre o comportamento de um posto de carregamento de veículos elétricos, esta análise recolhe informação sobre a disponibilidade e procura que passa a existir nesta estação de carregamento no período de 24 horas. Para compreender o funcionamento da estação de carregamento, foi realizada uma revisão dos modelos de carregadores existentes, onde deve ser entendido o papel da gestão de armazenamento e distribuição de energia numa estação. Há que ter em conta que uma estação de carregamento pública pode ter dois modelos de carregadores, ou seja, suporta altas potências para carregar cada VE (entre 8 kW e 50kW) e por fim toda a informação que se requer de cada VE para a seu posterior cálculo de tempos e potências individuais. Esta informação sobre os VE foi retirada dos modelos reais utilizados e com os modelos estatísticos de probabilidade utilizados para os tempos de acumulação dos VE ao longo do dia e com o modelo Monte Carlo, utilizado individualmente em cada um dos VE onde foram gerados. Foram realizados testes onde pode ser observada a energia que pode ser obtida numa estação de carregamento. Diversas simulações foram desenvolvidas para verificar e corrigir o comportamento dos gráficos resultantes onde foram considerados os tempos ideais e reais, ou seja, tempos onde cada utilizador conecta e desconecta o seu VE na hora e onde o VE é desconectado tempo após o carregamento. Onde foi considerada toda a energia que pode ser utilizada pelos serviços de distribuição. Os gráficos resultantes mostram o número de VE que chegam a ser ligados pela estação, a procura e disponibilidades máximas e mínimas que podem ser disponibilizadas com simulações de horários que podem acontecer num ambiente real.
- Ser Educadora de InfânciaPublication . Marques, Sónia Fernandes; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Socias/Instituto Politécnico de Leiria, tem como finalidade expor as aprendizagens mais significativas que vivenciei, ao longo dos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada, durante os anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. Na primeira parte é apresentada a reflexão relativa ao meu percurso pelo contexto de Creche, em que apresento e reflito sobre desafios com que me deparei e me permitiram progredir, contudo destaco o ciclo interativo. A segunda parte está organizada em dois capítulos, sendo que o primeiro diz respeito às aprendizagens significativas realizadas no contexto de Jardim de Infância I e dou enfâse a uma experiência marcante que envolveu a Abordagem de Projeto. No segundo capítulo da segunda parte consta um ensaio investigativo, tendo por base uma metodologia de cariz qualitativo, procurei estudar aspetos que podem influenciar as expectativas das crianças na transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Recorri à análise de conteúdo das entrevistas às crianças que iam transitar para a escolaridade obrigatória e à Educadora do grupo, bem como ao inquérito por questionário feito aos pais dos participantes. Os resultados demonstraram que a família, principalmente, os pais e irmãos mais velhos, têm influência nas expectativas das crianças em processo de transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A terceira parte é destinada à reflexão sobre o percurso e aprendizagens no Jardim de Infância II, onde reflito sobre as diversas aprendizagens e desafios que ultrapassei e finalizo com uma reflexão sobre a Educadora de Infância que quero ser. O presente relatório é finalizado com uma conclusão, as referências bibliográficas e anexos.
- Study and validation of data recorded in the vehicles’ EDR in order to perform a road accident’s dynamic reconstructionPublication . Laranjeira, Francisco Gonçalo Mendes; Santos, Sérgio Pereira dos; Ferreira, Carlos Daniel HenriquesRoad accident reconstruction is an issue which involves multiple and differentiated subjects. A collision contours’ determination requires the investigation and the analysis of all the evidence provided from highly distinct sources and remaining from uncertain and, sometimes, chaotic scenarios. People are vastly involved in traffic accident situations, either being drivers, victims, injured or witnesses. Therefore, accident investigation is a sensitive matter which requires objectiveness, accuracy, efficiency, and effectiveness, to draw faithful and factual conclusions about the collisions’ contours. The accidents reconstruction science’s main objective is to determine and describe the involved vehicles dynamics, which is accomplished by collecting and interconnect all the available evidence extracted from the impacts’ scenarios, from the vehicles, and from the involved people. In the past, many authors developed mathematical models which describe, approximately, the vehicles’ dynamics involved in a road traffic collision. Over the years, with the technology evolution and the advances on the area, multiple solutions have been created and enhanced to provide to accident reconstructionists better and more reliable evidence, allowing them to perform crash reconstructions with higher accuracy. These solutions include numerical methods, simulation and evaluation software, and tools for evidence collection. However, the introduction of the Event Data Recorder (EDR) on the vehicles consists of a great progression concerning the availability of valid and meaningful clues which can be used as inputs for the scientific crash reconstruction, since the EDR stores data that was unavailable and was difficult to deduce from the accident’s remaining evidence, previously. On the scope of this project, a vehicle data logging device was developed and tested regarding the validation of the EDR’s recorded data. The device’s purpose is to acquire the most relevant variables for crash reconstruction, which are also stored by the EDR, and provide a source of information for comparison and validation. This device was integrated with the respective sensors, programmed with a developed software, and tested on a vehicle. The tests for dynamic data acquisition consisted of travelling a defined path around the school campus, since there was not the opportunity to perform a real crash test with an EDR equipped vehicle.
- Adesão ao padrão alimentar mediterrâneo entre adultos e jovens adultosPublication . Dias, Sara Inês Nicolau; Mendes, Susana Luísa da Custódia Machado; Ganhão, Rui Manuel ManetaA Dieta Mediterrânica é um estilo de vida definido e transmitido pelos gregos durante milénios. Este representa um modelo alimentar completo e equilibrado com inúmeros benefícios para a saúde e engloba um conjunto de hábitos, costumes, valores, crenças, símbolos, gostos e estados de alma, do qual os hábitos alimentares fazem parte. A região Oeste de Portugal é um lugar muito diversificado em vastas áreas, sejam elas natureza, cultura ou arte, levando assim à criação de um destino turístico com motivos fortes para ser visitado. Adicionalmente, a região ganha especial relevo devido à sua gastronomia local, tornando-se este um dos seus pontos fortes. Com a presente dissertação pretendeu-se estudar a adesão ao Padrão Alimentar Mediterrânico na região Oeste, fazendo uma comparação entre jovens adultos e adultos. Para isso foi desenvolvido um inquérito, aplicado a uma amostra de 467 inquiridos, com base em outros, nomeadamente o KIDMED e o PREDIMED, de forma a sustentar a estruturação e a escolha das opções de resposta às questões. Por outro lado, pretendeuse perceber se o conhecimento/adesão da Dieta Mediterrânica seria influenciado/condicionado por quem pratica desporto regularmente (ou seja, se o facto de fazer mais ou menos desporto determina mais ou menos conhecimento/adesão à Dieta Mediterrânica). Por fim, foi analisado ainda se um selo identificador de alimentos associados à Dieta Mediterrânica teria o devido reconhecimento/utilidade para os consumidores. A amostra deste questionário é composta por 12,2% (n=57) indivíduos com idades compreendidas entre 18 e 25 anos, 71,9% (n= 336) indivíduos com idades entre 26 e 54 anos e 15,8% (n=74) de indivíduos com idade igual ou superior a 55 anos. A maior parte da amostra é constituída por elementos do sexo feminino 74,9% (n=350). Relativamente aos hábitos de consumo, nomeadamente no que respeita aos alimentos que compõem a Dieta Mediterrânica, os resultados não evidenciaram uma relevante adesão ao Padrão Alimentar Mediterrânico. Efetivamente, as preferências alimentares dos consumidores inquiridos destacam-se pela preponderância da utilização do azeite na dieta habitual, quer para confecionar, quer para temperar (95,3%, n=445), sendo as restantes opções caracterizadas por valores menores de frequência de consumo (nomeadamente, destaca-se que, 55,0% (n=257) dos inquiridos consome diariamente duas porções ou mais de hortícolas cozinhadas, 70,0% (n=327) consome diariamente menos que três peças de fruta, 73,7% (n=344) consome semanalmente menos que três porções de leguminosas, 58,0% (n=271) consome semanalmente menos que três porções de peixe ou marisco e 71,1% (n=332) dos inquiridos consome menos que três porções semanais de oleaginosas). Quanto ao conhecimento dos inquiridos relativamente ao Padrão Alimentar Mediterrânico, 68,3% (n=319) conhece e 69,6% (n=325) acha ser seguidor e 64,0% (n=299) conhece os benefícios da Dieta Mediterrânica. No entanto, a convicção dos inquiridos não corresponde à realidade quando é feita a análise correlacional, assim como na atribuição de pontuação através do índice de PREDIMED. Efetivamente, os resultados obtidos em relação a esta pontuação demonstraram que os jovens adultos adquiriram seis pontos, o que se caracteriza por terem uma adesão ao Padrão Alimentar Mediterrânico débil. Ainda assim, com a pontuação um pouco maior, os adultos (com oito pontos), também foram caracterizados pela frágil adesão ao Padrão Alimentar Mediterrânico, dado que para terem uma boa adesão ao Padrão Alimentar Mediterrânico seriam necessários 10 ou mais pontos.
- Impacto do revestimento comestível à base de algas no tempo de vida útil da batata minimamente processadaPublication . Ferreira, Joel Pedrosa; Augusto, Ana Luísa de Sousa; Pinheiro, Maria Joaquina da Cunha; Silva, Susana Filipa JesusDevido ao estilo de vida acelerado da sociedade contemporânea, o consumidor dedica cada vez menos tempo à preparação das suas refeições, optando por alimentos prontos a consumir. Os produtos minimamente processados respondem a esta exigência do mercado, fornecendo ao consumidor alimentos frescos com o mínimo de processamento, prontos a consumir. Como a maioria dos produtos minimamente processados, também a batata apresenta um tempo de prateleira curto devido principalmente à alteração de cor, ou seja, escurecimento. De forma a aumentar o tempo de prateleira, são usados na indústria aditivos químicos sintéticos não compatíveis com a atual tendência “clean label”. Para colmatar este problema, o presente trabalho tem como principal objetivo o desenvolvimento de um revestimento alimentar à base de extratos de algas para aplicação em batata minimamente processada. Numa primeira etapa, foram formulados seis revestimentos aquosos com uma concentração de 0,5% (m/v) a partir de três algas (Codium tomentosum, Fucus vesiculosus e Ulva sp.) com recurso a dois métodos de extração: 1) extração sólido-líquido estática e 2) extração assistida por ultrassons), tendo sido posteriormente realizada uma caracterização dos mesmos. As formulações obtidas após a extração assistida por ultrassons demonstraram resultados promissores no rendimento de extração, teor total de polifenóis e na capacidade de redução dos radicais livres de DPPH e de ABTS. Das formulações obtidas, a de F. vesiculosus assistida por ultrassons foi a que mais se destacou nos parâmetros analisados, traduzindo-se na espécie de alga com maior teor de polifenóis (0,1294 ± 0,0098 mg equivalentes de ácido gálico/ mL de solução de extrato) e maior percentagem de redução dos radicais de DPPH (59,08% ± 2,63), de ABTS (99,77% ± 0,26). Numa segunda etapa, as soluções de revestimento selecionadas (F. vesiculosus assistida por ultrassons, C. tomentosum assistida por ultrassons) foram aplicadas por imersão em batata minimamente processada, e avaliada a eficácia dos revestimentos para reduzir o escurecimento. A eficácia dos revestimentos foi comparada com uma solução controlo (imersão em água destilada) e com um aditivo comercial atualmente utilizado (imersão em 0,2% (m/v) metabissulfito de sódio). As soluções de extratos de algas desenvolvidas mostraram ter a capacidade de prevenir o escurecimento enzimático da batata minimamente processada. O revestimento que apresentou maior eficácia na prevenção do escurecimento da batata foi o de C. tomentosum. Após 10 dias de armazenamento, foi observada uma diferença total de cor em relação ao controlo de cerca de 329%. Por sua vez, as batatas tratadas com a solução de F. vesiculosus apresentaram uma diferença total de cor ao dia 10 de 179% relativamente ao controlo. Quanto à atividade enzimática, para o mesmo tempo de armazenamento em comparação com o controlo, nas amostras revestidas com a solução de F. vesiculousus, foi possível observar uma redução de 50% e 23% na atividade das enzimas polifenol oxidase e peroxidase, respetivamente, o que poderá estar relacionado com a diminuição de escurecimento na presença deste tratamento. A aplicação destes revestimentos com base em extratos de algas em batata minimamente processada poderá assim apresentar-se como uma alternativa viável a utilizar como substituto aos aditivos atualmente utilizados pela indústria alimentar, nomeadamente na redução do escurecimento superficial.
- Effect of enriched substrate on the growth of the sea cucumber Holothuria arguinensis (Koehler & Vaney, 1906) juvenilesPublication . Rodrigues, Tiago Xavier Gonçalves; Pombo, Ana Margarida Paulino Violante; Félix, Pedro MiguelNa Ásia, uma pressão excessiva por parte do mercado de pepinos do mar resultou na exploração intensiva e captura destes organismos, levando à depleção de muitas espécies. A redução da grande maioria de pepinos do mar na Ásia levou a uma procura de espécies provenientes de outras áreas fora do oceano Pacífico, por exemplo no oceano Índico e também, na Europa, no mar mediterrânio e oceano Atlântico. De modo a salvaguardar a sobre exploração de pepinos do mar, diversos estudos têm sido efetuados, desenvolvendo técnicas para a sua produção, preservando a biodiversidade e valorizando os produtos europeus no mercado. Uma das espécies que apresenta um elevado valor comercial é a Holothuria arguinensis. Tem vindo a ser bastante valorizada no mercado, levando a diversos estudos com objetivo de produção. Até hoje, estudos relacionados com a alimentação e crescimento deste pepino do mar em cativeiro têm resultado em crescimentos lentos e heterogéneos, e por isso este estudo tem como foco, a avaliação do crescimento de juvenis de H. arguinensis através do enriquecimento do substrato – mistura direta de Sargassum vulgare com o sedimento. Foram usados sistemas RAS para o estudo do crescimento de H. arguinensis de diferentes classes de tamanho e durante 4 meses foi avaliado o seu crescimento, alimentados com e sem enriquecimento de S. vulgare no sedimento. Os indivíduos de uma das réplicas usadas para testar o efeito da adição de enriquecimento demonstrou o maior crescimento em todas as classes com uma diferença entre peso inicial e peso final de 14,6; 10,98 e 6,63 g, nas classes 1, 2 e 3, respetivamente, assim como um maior comprimento: 3,35; 3,75 e 5,2 cm pela mesma ordem de classes. Em relação ao controlo (sem enriquecimento), os pepinos do mar sujeitos a enriquecimento apresentaram ainda uma maior taxa de crescimento específico em todas as classes (0,59; 0,83; 1,13%/dia) e também a maior taxa de comprimento corporal diária (0,368; 0,546; 1,180%/cm/dia) correspondente às classes 1, 2 e 3. Os resultados obtidos neste estudo mostraram um crescimento favorável dos pepinos do mar quando na presença de um substrato enriquecido com a alga testada, sendo um avanço no que trata à alimentação de pepinos do mar em cativeiro e também à forma com que esta é feita.