ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- Aprendendo em parceria com as crianças : da creche ao jardim de infânciaPublication . Figueira, Susana Alexandra de Caires; Fortunato, Maria Albertina Carvalho; Dias, Maria Isabel Pinto Simões
- O Brincar e a Educação de Infância - Refletindo sobre os Tipos de Brincadeiras realizados na Área da Casinha em Contexto de PandemiaPublication . Mira, Carolina da Costa Guerra; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deEste relatório surge no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, oferecido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, no decorrer dos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021. Na primeira parte do relatório, intitulada de Dimensão Reflexiva, apresenta-se uma reflexão crítica sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos educativos (Creche, Jardim de Infância I (realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social) e Jardim de Infância II (realizado numa Instituição Pública) que se encontra dividida em dois capítulos. No primeiro capítulo, reflete-se sobre as experiências vividas em contexto de Creche. E no segundo capítulo são refletidas as experiências realizadas no Jardim de Infância I e II, onde se evidência as aprendizagens concretizadas e as dificuldades sentidas no regime @ distância e na Metodologia de Trabalho de Projeto. A segunda parte do relatório, designada de Dimensão Investigativa, apresenta um estudo investigativo desenvolvido em contexto de Jardim de Infância, durante o último ano de Prática Pedagógica. A investigação procurou compreender que tipo de brincadeiras as crianças desenvolviam na área da casinha, durante a brincadeira livre, em tempos de pandemia. Adotando uma metodologia qualitativa e recorrendo à observação participante, às gravações de vídeos e à entrevista, os dados foram recolhidos durante oito semanas (oito segundas feiras) no momento de brincadeira livre desde o dia 2 de novembro de 2020 a 11 de janeiro de 2021. Os resultados revelam que as crianças realizaram vários tipos de brincadeiras (atividades de cozinha, imitação de animais e atividades relacionadas com as profissões) e desempenharam vários papéis (mãe, pai, tia, filho, gato, etc.). Fizeram-no através de brincadeiras quer individuais quer com os seus pares, interagindo com estes através de palavras e gestos e integrando objetos na sua brincadeira livre.
- Um caminho de aprendizagens em educação de infânciaPublication . Cartaxeiro, Bruna Isabel São Pedro; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de Prática Pedagógica Supervisionada debruça-se sobre o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte centra-se na dimensão reflexiva evidenciando a Prática Pedagógica em contexto de Creche e contexto de Jardim de Infância I e II (Jardim de Infância I- Privado e Jardim de Infância II- Rede pública). Na segunda parte apresenta-se a dimensão investigativa. A primeira parte destina-se à dimensão reflexiva apresentando as aprendizagens e experiências realizadas ao longo da Prática Pedagógica nos diferentes contextos. A segunda parte centra-se na apresentação do estudo que visou compreender quais as emoções que emergem durante o jogo simbólico na área da casinha durante a brincadeira livre. Este estudo realizou-se no contexto da Prática Pedagógica em Educação de Infância - Jardim de Infância II e contou com a participação de dezassete crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Recorreu-se à observação participante com registo videográfico e à entrevista semiestruturada como técnicas de recolha de dados. Os dados recolhidos em 6 momentos distintos foram transcritos e sujeitos à análise de conteúdo. Os resultados permitiram identificar representações simbólicas (papéis sociais e representações de ações do quotidiano) e emoções emergentes e refletir sobre a importância da área da casinha no desenvolvimento da expressão emocional da(s) criança(s). No final, faz-se a conclusão do relatório e apresentam-se as referências bibliográficas.
- Um caminho de aprendizagens na Educação de InfânciaPublication . Santos, Rita Andreia Ribeiro dos; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o percurso que realizei no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Politécnico de Leiria, no ano letivo 2020/2021 e 2021/2022. Este relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte relata a experiência na Prática Pedagógica em contexto de creche e a segunda centra-se na valência de jardim de infância numa Instituição Particular e na rede pública. A primeira parte demonstra as aprendizagens realizadas em contexto de creche, bem como um ensaio investigativo com crianças de 32 e 37 meses de idade. Este estudo visou i) identificar evidências matemáticas presentes nos momentos de brincadeira livre de duas crianças de 32 e 37 meses; ii) descrever e analisar os momentos de brincadeira livre observados; iii) refletir sobre a importância da emergência matemática, em contexto de creche. Para tal, adotou-se a metodologia qualitativa, recorrendo à observação participante e ao registo videográfico para a recolha dos dados. Os resultados obtidos revelam que crianças em creche demonstram ideias matemáticas nas suas brincadeiras livres relacionadas com os conceitos de álgebra, número, geometria, medição e padrões. A segunda e terceira partes revelam as reflexões sobre experiências e aprendizagens adquiridas resultantes das Práticas Pedagógicas de Jardim de Infância I (rede privada) e Jardim de Infância II (rede pública). O portfólio e a Metodologia de Trabalho por Projeto assumiram-se como aspetos primordiais para a minha formação como futura educadora de infância. No final, expõe-se a conclusão, as referências bibliográficas e os anexos.
- Construindo a Minha Identidade Profissional : Da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Ribeiro, Inês Filipa Costa; Saraiva, Alzira Maria Rascão
- Creche e Jardim de Infância – Um Caminho de Descobertas e AprendizagensPublication . Dionísio, Filipa Isabel Mendes Cunha; Correia, Sónia Cristina Lopes
- Crescendo com as crianças - Um percurso de aprendizagem da Creche ao Jardim-de-InfânciaPublication . Lamas, Ana Carolina Filipe; Saraiva, Alzira Maria Rascão
- Crescendo com as crianças : Aprendizagens da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Crispim, Eunice Gabriela dos Santos; Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
- Da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Nóbrega, Ana Bárbara Freitas; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e procura ilustrar, de forma reflexiva, algumas das aprendizagens e experiências educativas por mim vivenciadas no percurso formativo das crianças. O relatório encontra-se dividido em três partes principais. A parte I é composta pela dimensão reflexiva em contexto de creche onde apresento, a caraterização do meio, do grupo de crianças dos tempos pedagógicos e ainda a importância do ciclo de ação pedagógica. A parte II diz respeito ao contexto de Jardim de Infância I e subdivide-se em dois capítulos. O primeiro capítulo contém de igual modo uma dimensão reflexiva, onde apresento a caracterização da sala de atividades e do grupo de crianças, o modelo pedagógico Reggio Emilia e suas implicações, o papel do ciclo de ação pedagógica e ainda a descrição de um projeto dinamizado com o grupo de crianças seguindo a metodologia de trabalho de projeto. O segundo capítulo contempla a dimensão investigativa que tem por base um estudo de investigação-ação desenvolvido em torno da temática da Educação para os Media em contexto de jardim de infância. Este estudo de carácter qualitativo visa assim conhecer as conceções das crianças do jardim de infância acerca do universo dos media, especificamente das notícias. De um modo global, os resultados determinam a importância de o educador de infância construir precocemente ambientes lúdicos de contacto com os media, potenciando condições pedagógicas de envolvimento das crianças e de um potencial de ação com este universo, permitindo-lhes, assim, transformarem-se em consumidores esclarecidos e produtores de texto jornalístico, especificamente de notícias. Por fim, a parte III é composta pela dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância II onde exponho e reflito sobre algumas aprendizagens e experiências vividas neste contexto.
- Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docentePublication . Pedro, Mafalda Sofia Ribeiro; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche e a segunda ao de Jardim de Infância. Na primeira parte encontram-se os capítulos 1 e 2, e na segunda os capítulos 3 e 4. O capítulo 1 diz respeito à dimensão reflexiva da minha Prática Pedagógica em Creche e nele pode-se encontrar uma breve caracterização do contexto educativo como as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem das crianças com 1 ano e os seguintes pontos: a) a Creche na vida da criança, b) a importância da observação, c) o papel da rotina no dia-a-dia da criança. No capítulo 2 encontra-se o ensaio investigativo que incidiu na temática das interações em contexto de Creche. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo procurou identificar as formas de interação de duas crianças de catorze e dezasseis meses com os objetos no momento do almoço. Os resultados revelaram que a criança LP (16 meses) interagiu com a comida, a colher e a taça predominantemente através do tato e das vocalizações indefinidas e a criança LO (14 meses) através do tato e do olhar. O capítulo 3 refere-se à dimensão reflexiva relativa ao contexto de Jardim de Infância. Nele apresenta-se o contexto educativo no qual realizei a minha Prática Pedagógica e as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem da criança em idade Pré-Escolar. Para além destes dados, reflito ainda sobre: a) planificar segundo os interesses das crianças e b) a documentação pedagógica. O capítulo 4 intitula-se “Investigar com as crianças” e revela a investigação sobre caracóis realizada em contexto de Jardim de Infância de acordo com a Metodologia de Trabalho de Projeto.