ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
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Browsing ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- A atividade lúdico-expressiva e criadora na construção de significados e aprendizagens socioculturais no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gomes, Neuza Ferreira; Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis MachadoEste estudo investiga o impacto das atividades lúdico-expressivas na construção de significados e aprendizagens socioculturais entre crianças do 1.º CEB, concretamente do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Realizado no Centro Educativo Academia Mais Saber, o estudo fundamentou-se num paradigma misto de investigação (qualitativo/ quantitativo), conciliando o Estudo de Caso com a metodologia de Investigação-Ação participativa. As atividades lúdicas incluíram o brincar livre, o brincar orientado e diversas formas de expressão artística mediante planificação. Os resultados indicam que tais atividades não apenas fomentam a criatividade e a expressão individual, como também a construção de habilidades sociais e de relacionamento interpessoal. Estas habilidades são percetíveis, por exemplo, na comunicação, na partilha, na interação e na cooperação entre o grupo de crianças. As descobertas sugerem que a integração da prática lúdica em contexto escolar pode enriquecer significativamente a experiência educativa das crianças. Recomenda-se por isso, que futuros estudos continuem a explorar esta temática, procurando a implementação de estratégias educativas mais envolventes e adequadas às necessidades das crianças, nos primeiros anos de escolaridade.
- CONTRIBUTOS DA BANDA MUSICAL DE PARAFITA PARA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES – PROJETO MÚSICAS DE ABRILPublication . Fernandes, Ana Catalina Martins; Milhano, Sandrina Diniz FernandesO presente relatório descreve o Projeto de Investigação-Ação “Músicas de Abril” realizado em colaboração com a Banda Musical de Parafita, na região de Montalegre. Explora o conceito de bandas filarmónicas e de que forma a prática cultural das bandas contribui para o desenvolvimento de identidades musicais dos músicos ao mesmo tempo que reforça a cidadania cultural da comunidade local. Este estudo tem como objetivo principal analisar e compreender o papel que esta Banda tem na região como prática cultural enraizada, investigando de que maneira contribui para a sua valorização enquanto prática promotora da (re)construção das identidades locais e da democracia cultural. A metodologia utilizada, Investigação-Ação, baseia-se na necessidade de ter os músicos da banda como sujeitos ativos, na toma das decisões, nos processos de criação e no decorrer do projeto. Este projeto está dividido em quatro fases, o diagnóstico, a planificação, a implementação e a avaliação. Os ensaios envolvem um trabalho intenso por parte da direção da banda, do maestro e dos músicos, resultando num repertório que combina tradição com inovação. O concerto é concebido não apenas como espetáculo musical, mas como evento cultural com um significado mais amplo, em que se celebra o património e a participação mais ativa dos cidadãos na vida cultural da região. Para os músicos da Banda Musical de Parafita, a sua identidade musical está intrinsecamente ligada à tradição e este projeto procura formas de explorar e expandir essa identidade, incentivando-os a descobrirem-se e a autoafirmarem-se enquanto músicos. Os resultados desta investigação sugerem que projetos como este, em que a música enquanto prática coletiva, realizado em parceria entre a Banda Musical de Parafita e os artistas Sofia Escobar e Fernando Fernandes, podem ter um contributo significativo no desenvolvimento das identidades musicais de cada um e promover positivamente a cidadania cultural. A música revela-se uma ferramenta poderosa na construção das identidades.
- DO LAPEDO A SANTA EUFÉMIA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO VEÍCULO DE CONHECIMENTO E APROXIMAÇÃO DA COMUNIDADEPublication . Teixeira, Sofia Aranda Duarte; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Silva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso daO presente relatório aborda o projeto do “Lapedo a Santa Eufémia” que aconteceu com as crianças do Jardim de Infância de Santa Eufémia, em Leiria. A necessidade de entrosamento entre os membros da comunidade e de reconhecimento do seu próprio património levou a ter como principal objetivo a promoção de uma aproximação da comunidade (as crianças, as suas famílias e os idosos do Lar Eira da Torre) através de um trabalho criativo que valorizasse o património cultural local. A partir das crianças foram desenvolvidas atividades criativas e lúdicas, recorrendo a diferentes linguagens artísticas, que tiveram como mote o livro infanto-juvenil “O Menino do Lapedo”, escrito para fazer compreender a descoberta arqueológica de ossadas de uma criança de cinco anos, no Vale do Lapedo, em Santa Eufémia. As atividades refletiram temáticas tais como: Como vivia o Menino do Lapedo e como é que nós vivemos? Como é que ele brincava? Como brincam as crianças de hoje? A família na pré-história e as famílias do "hoje", como são? E quais são as diferenças nas roupas? Como se faz, e se fazia, música? As crianças e seus familiares participaram em oficinas, no Museu de Leiria, em torno da história da descoberta arqueológica, foi organizada uma visita familiar ao Vale do Lapedo, e ocorreram três encontros com os idosos, também sob esta temática. O projeto teve uma repercussão positiva nos participantes, tendo em conta que o envolvimento foi constante do início ao fim, com manifestações de muito interesse e contentamento. Os participantes valorizaram o facto de o projeto enaltecer o património cultural local.
- Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o lugar da criação artísticaPublication . Fonseca, Dina Margarida de Sousa da; Magueta, Lúcia GraveNo presente Relatório de Projeto intitulado Em tempo de Pandemia, o Brincar livre e o Lugar da Criação Artística é descrito um projeto de educação artística, realizado em contexto de educação não formal, em ateliê de Artes Plásticas e sobre o qual se desenvolveu uma investigação que seguiu a metodologia de estudo de caso. Pretende-se abordar aspetos conceptuais e metodológicos relativos a uma sequência de experiências práticas dirigidas a um grupo de nove crianças com idades compreendidas entre os oito e os catorze anos, que participaram no projeto «Oficina da Cor – Férias de Verão 2020», e que sucederam ao confinamento ocorrido em plena pandemia da doença COVID-19. Neste sentido, surge a nossa pergunta de partida: Em contexto de pandemia, de que forma(s) o ateliê de Artes Plásticas que decorreu em espaço e tempo livres potenciou processos de criação artística? A atividade artística como principal foco de intervenção traçou novas linhas no tempo de fruição, com impacto nos interesses do grupo de crianças e nas relações interpessoais com reflexo nos processos criativos. A recolha de dados, efetuada por diversos instrumentos, permitiu verificar que, numa relação de tempo e espaço, as artes, numa perspetiva holística, serviram para responder às necessidades pessoais de cada criança potenciando este projeto de verão a uma investigação que propõe uma maior atenção ao que as crianças nos dizem, transmitem e expressam através das suas ações, criações e comportamentos sociais.
- O impacto das expressões artísticas na regulação do comportamento em idade pré-escolarPublication . Pinto, Ana Cristina Oliveira de Sousa; Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis Machado; Kowalski, Maria PereiraA arte é essencial na vida do Ser Humano, estando presente em todos os povos e em todas as culturas. A arte possibilita a aquisição de diversas competências, como o conhecimento de si mesmo, do outro e do que nos rodeia. Também potencia o desenvolvimento da confiança, criatividade e pensamento divergente entre outras aptidões, como a mediação da comunicação interpares na resolução de situações problemáticas. Foi nesse sentido que as linguagens artísticas foram utilizadas neste estudo, envolvendo um grupo de crianças de um Jardim de Infância do concelho de Leiria, com idades entre os 3 e os 4 anos de idade. Foi adotado um paradigma misto de investigação pela necessidade de combinar métodos e procedimentos de recolha de dados, os quais, a cada fase do estudo necessitavam de uma complementaridade de paradigmas qualitativo-quantitativo. Através dos processos associados à metodologia de Investigação-Ação (IA) procurou compreender-se em profundidade o modo como as linguagens artísticas influenciam a (auto) regulação de comportamentos considerados desajustados. Durante as vinte e três sessões realizadas em contexto presencial de sala de Jardim de Infância , (interrompidas pelo confinamento entre março e junho), os resultados obtidos indicaram que, através de atividades que combinaram as diversas linguagens artísticas de forma estruturada e integradora, contribuíram para a diminuição de alguns comportamentos considerados desajustados e a melhoria de comportamentos ajustados. Esta aferição da evolução comportamental, apesar de ter ficado comprometida no número de sessões previstas, conseguiu ainda assim, com foco em crianças descritas como “problemáticas”, revelar resultados e mudanças positivas, as quais ficam documentadas neste projeto. São também notórias as aquisições que, concomitantemente ao desenvolver do projeto, as crianças demonstraram em áreas como: conhecimento e expansão do vocabulário relacionado com as artes visuais, o domínio das técnicas expressivas nas diversas atividades e as capacidades de análise, descrição e interpretação de narrativas visuais, bem como da capacidade de um “olhar mais sensível e crítico” no que concerne ao contacto com a obra de arte, relacionando-as com as suas próprias vivências e idiossincrasias .