Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-09"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estagio: Desenvolvimento de competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoa em Situação Critica - Cateterização periférica da inserção à remoção: projeto de implementação de evidenciasPublication . Catarino, Fernando Balau Martins; Costeira, Cristina Raquel BatistaEste relatório surge no âmbito do término do IX Curso de Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica na Área de Especialização em Enfermagem à pessoa em Situação Critica, lecionado na Escola Superior de Saúde de Leiria. Procura descrever de forma sistematizada as atividades e reflexões conducentes à aquisição de competências especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, para obtenção do grau de Mestre. Encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte tem como objetivo descrever e analisar, com base na metodologia criticoreflexiva, as atividades desenvolvidas, que se traduzem no desenvolvimento de competências, comuns e especificas, assim como práticas do cuidado à pessoa em situação crítica. Os Ensinos Clínicos desenvolvidos, decorreram em três locais distintos. Num Serviço de Urgência Médico Cirúrgica de 25 de maio a 25 de julho de 2021, numa Unidade de Cuidados Intensivos entre 7 de novembro de 2021 e 8 de janeiro de 2022 e numa Clínica de Hemodiálise entre 18 de fevereiro a 29 de abril de 2022. Para complementar este relatório, com uma componente de investigação, na segunda parte será apresentado um projeto de melhoria continua desenvolvido em contexto clínico, evidenciado as competências de investigação adquiridas. O estudo de investigação foi desenvolvido numa Unidade de Cuidados Intermédios no interior de Portugal e consistiu num projeto de implementação de evidências sobre cuidados de enfermagem com cateterização venosa periférica, desde a inserção á remoção. Para a consecução desse projeto recorreu-se à metodologia de implementação de evidência da Joanna Briggs Institute que se caracteriza por três principais etapas. Na primeira foi realizada uma auditoria de baseline, em que foram utilizados 20 critérios de auditoria baseados na evidência mais recentes. Na segunda foram identificadas barreiras e desenvolvidas estratégias para melhorar outcomes e na terceira foi realizada uma auditoria de follow-up para verificar a efetividade das estratégias implementadas. Este projeto tem como objetivo geral avaliar o cumprimento dos critérios baseados em evidencias em relação aos cuidados com cateteres venosos periféricos, nos utentes de uma unidade de cuidados intermédios num Hospital do Interior de Portugal
- IDOSOS MAIS ATIVOS SÃO MAIS FELIZES?Publication . Mendes, Patrícia Isabel Copa; Monteiro, Diogo Manuel Teixeira; Morouço, Pedro Gil FradeA inatividade física é atualmente um grave problema de saúde pública. Embora os benefícios da prática de atividade física e/ou do exercício físico regular sejam evidentes, as medidas tomadas para o aumento dos níveis de atividade física continuam a ser insuficientes. Na população idosa, as consequências de uma vida inativa são ainda mais preocupantes quer a nível de saúde física quer a nível de saúde mental. Com a velocidade do envelhecimento da população, torna-se urgente a existência de mais estudos para auxiliar no desenvolvimento de estratégias que ajudem os idosos a serem mais ativos, mais saudáveis e mais felizes. Este estudo teve como objetivo comparar a aptidão funcional geral, a composição corporal e a felicidade dos idosos envolvidos num programa de atividade física ao longo de 12 semanas. Após a conclusão do programa, os participantes foram separados em dois grupos: os que cumpriram as recomendações (pelo menos 150 minutos por semana) e os que não cumpriram as recomendações (menos de 150 minutos por semana). Concluiu-se que, com mais ou menos volume, o aumento da dos níveis de atividade física através da prática de exercício físico multicomponente potenciou a maioria das variáveis em estudo. No entanto, para os idosos que praticaram mais de 150 minutos por semana, os resultados foram em mais variáveis e mais significativos. De um modo geral, para os participantes deste estudo, pode afirmar-se que quanto mais ativos, maior é a aptidão funcional geral, melhor é a composição corporal e maior é a felicidade da população idosa.
- DO LAPEDO A SANTA EUFÉMIA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO VEÍCULO DE CONHECIMENTO E APROXIMAÇÃO DA COMUNIDADEPublication . Teixeira, Sofia Aranda Duarte; Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Silva, Clara Maria de Araújo Leão Cardoso daO presente relatório aborda o projeto do “Lapedo a Santa Eufémia” que aconteceu com as crianças do Jardim de Infância de Santa Eufémia, em Leiria. A necessidade de entrosamento entre os membros da comunidade e de reconhecimento do seu próprio património levou a ter como principal objetivo a promoção de uma aproximação da comunidade (as crianças, as suas famílias e os idosos do Lar Eira da Torre) através de um trabalho criativo que valorizasse o património cultural local. A partir das crianças foram desenvolvidas atividades criativas e lúdicas, recorrendo a diferentes linguagens artísticas, que tiveram como mote o livro infanto-juvenil “O Menino do Lapedo”, escrito para fazer compreender a descoberta arqueológica de ossadas de uma criança de cinco anos, no Vale do Lapedo, em Santa Eufémia. As atividades refletiram temáticas tais como: Como vivia o Menino do Lapedo e como é que nós vivemos? Como é que ele brincava? Como brincam as crianças de hoje? A família na pré-história e as famílias do "hoje", como são? E quais são as diferenças nas roupas? Como se faz, e se fazia, música? As crianças e seus familiares participaram em oficinas, no Museu de Leiria, em torno da história da descoberta arqueológica, foi organizada uma visita familiar ao Vale do Lapedo, e ocorreram três encontros com os idosos, também sob esta temática. O projeto teve uma repercussão positiva nos participantes, tendo em conta que o envolvimento foi constante do início ao fim, com manifestações de muito interesse e contentamento. Os participantes valorizaram o facto de o projeto enaltecer o património cultural local.
- Nutrition Education Intervention to Promote Nutrition Knowledge in Preschool Children at District of Leiria, PortugalPublication . Braga-Pontes, Cátia; Pratas, Eunice; Novo, Ângela; Domingues, Bianca; Miguens, Rebeca; Dias, S. S.Several factors can influence children’s food choices and preferences. Food and nutrition education at school can therefore be the key to improving children’s nutrition knowledge, and consequently their eating behavior. To this end, several strategies seem effective, and the current difficulty lies in choosing the best methodology to implement. To determine which intervention has the greatest impact on preschool children’s nutrition knowledge about vegetables: serious game, children’s story, children’s story associated with stickers, or food wheel. This experimental study had the participation of 162 children, aged between 3 to 6 years, attending four public school institutions in the district of Leiria, Portugal. To increase children’s nutrition knowledge about vegetables, four interventions were carried out: digital game, children’s story, children’s story associated with stickers, and a food wheel. To assess the recognition of foods, identification of vegetables, and the functions of five vegetables (lettuce, tomato, carrot, cucumber, and red cabbage), two instruments were applied at three different times (at the start, conclusion, and 6 months after the intervention). The collected data were analyzed using IBM SPSS software. There was an increase in nutrition knowledge both post-intervention and 6 months followup, compared to the initial moment. This increase was statistically significant (p <0.001) when evaluated overall. The intervention with the digital game “Veggies 4 my heart”, compared to the children’s story associated with stickers, proved to be more effective in increasing nutrition knowledge related to the vegetable's functions, 6 months after the intervention (p = 0.028). The four interventions were effective to promote nutrition knowledge about vegetables in preschool children. The interventions with the digital game or with the child’s story with stickers seem to be the most appropriate to increase knowledge about vegetable functions.
- Mediação Intercultural em Contexto EscolarPublication . Lopes, Márcia Maria Tojo; Margarido, Cristovão Adelino Fonseca Franco RibeiroA sociedade e a escola contemporânea são cada vez mais complexas e multiculturais (Vieira e Vieira, 2017), logo, impõe-se hoje à escola novos desafios para responder à crescente diversidade e multiplicidade de divergências. Para tal, são imprescindíveis lideranças capazes que saibam dirigir as instituições educativas com sabedoria e que estejam capacitadas para construir estratégias para que professores e alunos convivam de forma natural com as diferenças sociais, culturais e pessoais. Apresenta-se, no âmbito desta investigação, um estudo que procura perceber a influência do tipo de liderança e quais a(s) prática(s) de mediação intercultural, desenvolvidas na Escola Básica 2,3 ciclos de Gualtar. Como ocorrem, a forma como são percebidas e o seu impacto no desempenho dos alunos e da organização escolar foram alguns dos aspetos que procurámos entender. Considerando a liderança e a mediação como conceitos chave deste trabalho, torna-se fundamental a análise do contexto e da comunicação organizacional, no que concerne à estrutura, às relações de trabalho existentes, ao clima, à cultura organizacional desenvolvida, ao tipo de liderança exercida e às práticas de mediação existentes. Em termos metodológicos, assumiu-se como fundamental o paradigma interpretativo, compreensivo/fenomenológico, cujo objetivo é a compreensão da realidade em estudo, tal como ela é vivida pelos sujeitos. A recolha de dados foi realizada através da observação direta e das entrevistas individuais semiestruturadas à Direção da Escola, aos professores e psicóloga que assumem o papel de mediadores. Esta investigação permite concluir, que ainda há um longo caminho a percorrer no que concerne à implementação de práticas de mediação em contexto escolar, e que a existência da inclusão da figura do mediador intercultural é notória, constituindo-se uma mais valia não apenas nos alunos, mas também nas famílias, escola e comunidade, na medida em que adota práticas diferenciadas, transformadoras e empoderadoras da diversidade que habita atualmente na escola. Reconheceu-se, que a diversidade na escola aumentou, testemunhando que a interculturalidade é uma porta aberta para a criação de laços e pontes entre os alunos, comungando da cultura do “outro”, numa oportunidade de conhecimento e de novas aprendizagens sociais e culturais. Percebeu-se ainda, que os professores, a Direção e psicóloga são mediadores interculturais que trabalham em rede, adotando estratégias diferenciadas e recorrendo às diferentes formas de comunicação para diminuir a tensão, o conflito e a indisciplina.
- Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área De Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica - Promoção da Segurança da Pessoa em Situação Crítica no Serviço de Urgência durante o Transporte Intra-HospitalarPublication . Lopes, Joana Margarida Magalhães; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesEste relatório de estágio surge como a etapa final da conclusão do ciclo de estudos, e foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Estágio de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC) com Relatório” inserido no curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização de Enfermagem à PSC da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Este documento é estruturalmente dividido em duas partes. A primeira parte deste relatório tem como objetivo realizar uma reflexão crítica acerca das atividades desenvolvidas durante os Ensinos Clínicos, que decorreram num Serviço de Urgência (SU), num Serviço de Medicina Intensiva (SMI) e no Contexto Extra-Hospitalar, nomeadamente na Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV). Foi usada uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva das atividades realizadas, das experiências vivenciadas, para o desenvolvimento e aquisição das competências comuns do Enfermeiro Especialista e das competências especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à PSC. Na segunda parte deste relatório encontra-se descrito todo o processo relativamente à prática especializada baseada na evidência, levado a cabo no serviço onde exerço funções, “Promoção da Segurança da PSC no SU durante o Transporte Intra-Hospitalar” (TIH) através de uma investigação longitudinal prospetiva. Este visa averiguar a perceção da equipa quanto a segurança da PSC durante o TIH e com isso melhorar a segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem durante o mesmo.
- Relatório de estágio no hotel Eurostars CascaisPublication . Martins, Bárbara Ferro; Oliveira, Fernanda Maria FernandesA sustentabilidade é um conceito complexo que tem por base três pilares: ambiental, social e económico. Sendo o turismo um setor com grandes impactos nestes três temas, é essencial que as empresas turísticas assumam procedimentos, guias, planos de ação e métodos de gestão com foco em atenuar os impactos negativos seguindo práticas mais sustentáveis. Apenas desta forma- seguindo os critérios sustentáveis adequados- será possível atingir um ponto em que o negócio turístico resulte em uma multiplicidade de benefícios, não só para si mesmo, mas também para os seus stakeholders. É então necessário que todos estejam alinhados nos seus objetivos e valores, pois só com colaboração e cooperação é possível atingir a sustentabilidade de um negócio turístico. Este relatório foi executado com base num estágio curricular com a duração de, aproximadamente, 9 meses, realizado no Hotel Eurostars Cascais. Este desenvolveu-se no departamento de Front Office, onde foram adquiridos todos os conhecimentos e competências essenciais à função, permitindo uma maior experiência e independência futura. O Plano de Ação proposta serve como linha orientadora para a gestão do hotel no que toca a determinadas melhorias que podem ser feitas quanto à sustentabilidade do negócio.
- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica - Relatório de EstágioPublication . Arcanjo, Cheila Catarina dos Santos Gaspar Baptista e; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesEste relatório tem como objetivo principal a descrição do desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista. Divide-se em duas partes, em que a primeira aborda o desenvolvimento de competências durante os Ensinos Clínicos e a segunda o desenvolvimento do trabalho de investigação. Na primeira parte é realizada uma análise reflexiva das aprendizagens que ao longo dos três Ensinos Clínicos, proporcionaram o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, assim como das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista. O trabalho de investigação, apresentado na segunda parte, teve como principal objetivo avaliar o impacto da implementação da formação (workshop) sobre medidas de prevenção e controlo de infeção no aumento da adesão aos momentos de higiene das mãos e na utilização de equipamentos de proteção individual, numa equipa de enfermeiros e auxiliares de ação médica, num serviço de internamento médico-cirúrgico. O estudo realizou-se em três fases: a) focus group; b) apresentação de workshop “Medidas de prevenção e controlo de infeção” aos elementos da equipa; c) aplicação de dois formulários de observação (“Formulário de Observação da Higiene das Mãos” e “Formulário de Observação do Uso de Luvas nas Unidades de Saúde”), durante sessenta dias após a realização dos workshops. Os dados colhidos permitiram calcular a taxa de adesão aos momentos de higiene das mãos desta equipa, bem como do uso de luvas. No âmbito da observação da higiene das mãos, a equipa apresentou uma adesão de 68% aos 5 momentos de higiene das mãos. Em relação ao uso de luvas da equipa, a equipa tem uma adesão de 77%. Os resultados obtidos neste estudo indicam uma posição inferior comparada com os resultados nacionais do último Relatório do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos. Existe necessidade de continuar a formar os profissionais, bem como de corrigir eventuais défices estruturais que possam condicionar o comportamento dos mesmos.
- Relatório Crítico - Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoaem Situação Crítica - Implementação da teleconsulta de enfermagem em sinistrados com feridatraumática: estudo comparativoPublication . Rosa, Cátia de Sousa; Costeira, Cristina Raquel BatistaO presente relatório constitui o produto final do percurso realizado durante o Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Critica, da Escola Superior de Saúde de Leiria do Instituto Politécnico de Leiria. Estruturalmente, encontra-se dividido em duas partes distintas. Na parte I é feita uma descrição, análise e reflexão crítica acerca do desenvolvimento de competências especializadas com base nas experiências e atividades desenvolvidas nos últimos dois anos, essencialmente, em ambiente de ensino clínico. Complementam-se também com as dificuldades sentidas e constrangimentos encontrados durante a prestação dos cuidados de enfermagem especializados. Ao longo deste período, focam-se a atualização constante dos conhecimentos e a pesquisa contínua da evidência científica mais recente para alicerçar o estudante no processo de tomada de decisão. A mobilização dos componentes teóricos para a prática clínica marca a qualidade dos cuidados prestados pelo enfermeiro especialista, visando a excelência no cuidar e a prática baseada na evidência. A parte II apresenta um estudo comparativo, com análise quantitativa, baseado num projeto de melhoria contínua implementado numa unidade de um grupo de saúde privado português. A existência de uma teleconsulta após a alta do utente tem-se evidenciado benéfica em diversos aspetos como a satisfação do utente em relação aos cuidados, a sua adesão ao tratamento, promoção do autocuidado com consequente redução do número dos episódios hospitalares e custos associados. Desta forma, o estudo pretendia responder à questão: "A Teleconsulta de Enfermagem poderá melhorar a satisfação e a diminuição do consumo de cuidados de saúde dos utentes com ferida traumática, submetidos a tratamento cirúrgico?". Foram estudados dois grupos independentes: o grupo experimental que foi submetido a teleconsulta de follow-up após a alta do serviço e o grupo de controlo que recebeu os cuidados convencionais. Atestaram-se as hipóteses formuladas e concluiu-se que existiram diferenças estatisticamente significativas na satisfação dos cuidados de enfermagem oferecidos entre o grupo experimental e o grupo de controlo assim como no consumo de cuidados de saúde entre os dois grupos. O grupo experimental apresentou valores de satisfação final mais elevados que o grupo de controlo e um número de atendimentos presenciais menor que o grupo de controlo desde o dia do acidente até ao dia de remoção do material de sutura.