ESTG - Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação Médica
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESTG - Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação Médica por Domínios Científicos e Tecnológicos (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias"
A mostrar 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de ordenação
- Análises clínicas compostas: um estudo crítico via simulaçãoPublication . Granado, Ana Cristina Matias; Santos, Rui Filipe Vargas de SousaAnálises clínicas compostas podem ser aplicadas com o objetivo de economizar recursos quando se pretende classificar uma população (identificar todos os indivíduos infetados) na qual a taxa de prevalência é diminuta, apesar de reduzir a fiabilidade da classificação. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo comparar o desempenho de várias metodologias de classificação (ensaios individuais, metodologia de Dorfman, algoritmos hierárquicos e testes baseados em arrays com e sem master pool), nomeadamente o custo relativo (número esperado de testes para a classificação de cada indivíduo) e a probabilidade de existência de erros de classificação (medida pela especificidade e pela sensibilidade de cada metodologia). Assim, as usuais técnicas de simulação (realizadas recorrendo ao software estatístico R) foram aplicadas a populações com distintos cenários, usando diferentes taxas de prevalência, várias dimensões do grupo, bem como diversos níveis de sensibilidade e de especificidade. Ao longo deste trabalho foi assumido que o agrupamento dos sangues (criação do sangue composto) não afeta a probabilidade de má classificação (ausência do efeito de diluição), como é comprovado por muitas análises qualitativas (presença ou ausência da infeção). As simulações realizadas mostram que os testes compostos só podem ser recomendados em casos com baixas taxas de prevalência e baixas probabilidades de erros de classificação, sendo possível identificar a metodologia mais adequada para cada caso em função da sua taxa de prevalência, sensibilidade e especificidade. Além disso, sempre que a taxa de prevalência, a sensibilidade e a especificidade são conhecidos (ou, pelo menos, estimativas razoáveis estão disponíveis), simulações podem ser realizadas para identificar a metodologia mais adequada, e, deste modo, encontrar um ponto de equilíbrio entre o custo e a fiabilidade da classificação.
- Conversão de objetos 3D em sons tridimensionaisPublication . Almeida, Nuno Miguel Lourenço de; Pereira, João da SilvaEsta dissertação tem como objetivo apresentar um sistema capaz de converter a forma de um objeto ou de um cenário tridimensional em som com o objetivo de auxiliar pessoas com sérias dificuldades visuais. Com o intuito de contextualizar este trabalho começa-se por fazer um enquadramento relativo a pessoas com dificuldades visuais. São apresentados também os potencias benefícios resultantes deste trabalho. De forma a dar suporte a este trabalho, na revisão de literatura é feito o enquadramento relativo a efeitos de áudio 3D, apresentam-se soluções já existentes no mercado e que de alguma forma se assemelham ou fornecem uma possível alternativa a uma parte da solução proposta nesta dissertação. São ainda descritas as tecnologias utilizadas nesta dissertação. O protótipo desenvolvido neste trabalho distancia-se de outras soluções de conversão de imagem em som uma vez que o som é gerado com base num objeto 3D em vez de imagens 2D, fornecendo assim a informação relativa à forma e profundidade de um objeto de forma mais precisa. A digitalização de um objeto permite fazer a sua divisão em camadas representadas por diversas fontes sonoras virtuais. Estas camadas são percorridas da mais próxima à mais distante. Para cada camada é efetuado o cálculo da distância entre o utilizador e as fontes sonoras de forma a gerar um som específico para os 6 pares de auscultadores, sendo a frequência dos sons diferentes para cada camada. Pelos resultados observados, é possível concluir que a digitalização de um objeto e a sua conversão em som permite fazer a identificação de diferentes objetos.
- Os Ensaios Clínicos aplicados a software da saúde: Análise das aplicações móveis para a saúde mentalPublication . Soares, Valter José Lameiro; Rijo, Rui Pedro Charters LopesOs problemas de saúde mental constituem um desafio global que afetam um grande número de pessoas de todas as idades, e de todos os estratos sociais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 4.4% da população mundial, cerca de 322 milhões de pessoas, sofrem de depressão. Sofrendo 3.6%, cerca de 264 milhões de pessoas, de ansiedade. Em Portugal estes dados são de 5.7%, 578.234 pessoas, que sofrem de depressão, e de 4.9%, 502.452 pessoas, que sofrem de ansiedade. Com o avanço das novas tecnologias e comunicações assiste-se ultimamente a uma grande proliferação de produtos e serviços tecnológicos na área da saúde mental. Nesta área, medicamentos, terapias e técnicas de diagnósticos têm de ser submetidos a rigorosos e complexos ensaios clínicos antes de serem utilizados por humanos. Ora, na área das tecnologias e comunicações para a saúde mental, embora seja necessário seguir processos e normas rígidas, não se compara ao nível de complexidade de um ensaio clínico. Efetuado o estudo de algumas das aplicações móveis existentes verificou-se que em quase todas as aplicações existentes, o nível de evidência cientifica era pouco, ou quase inexistente. Por isso, nesta dissertação verificamos quais as fases de desenvolvimento de um ensaio clínico e de que forma poderão ser aplicados às aplicações móveis da saúde mental, sendo proposto um modelo de ensaio clínico aplicado às aplicações móveis na saúde mental.
- Plataforma de apoio à investigação científica médicaPublication . Marques, Bruno Silva; Maximiano, Marisa da SilvaO objetivo do projeto desenvolvido centra-se na necessidade de se criar uma plataforma que sirva para gerir e coordenar a atividade de investigação clínica em Portugal. A premissa principal a ter em conta no seu desenvolvimento é a de criar uma plataforma que seja “user-frienfly” tendo ao mesmo tempo que respeitar as normas legais em vigor para a investigação clínica em Portugal. O desafio tecnológico também será algo a considerar e analisar, pois tendo em conta a possível complexidade a colmatar, terá que ser encontrada a melhor escolha tecnológica para que se consiga criar uma plataforma facilitadora da participação em estudos de investigação científica por parte das instituições de saúde e profissionais de saúde portugueses que seja à prova de futuro. No processo de análise dos requisitos fundamentais para o desenvolvimento da plataforma foi fundamental a colaboração direta dos futuros utilizadores da mesma, o que implicou a necessidade de compreender as especificidades da área da investigação clínica, e considerar as recomendações que foram sendo transmitidas durante o processo de desenvolvimento por parte de todos os intervenientes no mesmo. Apesar de desafiante, a interação com os futuros utilizadores permitiu a definição de uma plataforma que vai de encontro com as necessidades atuais dos investigadores.
- Scaffolds and Bioreactor characterisation towards Bone Regeneration: proposal of a computer-aided design modelPublication . Fernandes, Cristiana Henriques; Vieira, Paula Cristina Rodrigues Pascoal Faria; Ascenso, Rita Margarida Teixeira; Moura, Carla Sofia Monteiro deOver the last decades, the number of occupational accidents associated with bone problems has increased leading to a growing concern worldwide. Currently, autografts, allografts, and xenografts are used for bone regeneration. However, their application have associated risks. Tissue Engineering (TE) has investigated solutions to address these problems, specifically through the production of temporary supports, also called biocompatible and biodegradable scaffolds, which allow cell adhesion and proliferation, providing mechanical support to the formation of new bone tissue. These three-dimensional supports must meet certain requirements, namely mechanical and biological. Upon its production and in order to give an appropriate answer, the material must be biocompatible as well as the products derived from its degradation. The combination of materials and structure with the technique to be used will directly influence their physical and chemical properties and, consequently, their action in contributing to bone regeneration. Thus, the focus of this dissertation is to perform a critical analysis of the state-of-art in bone TE and present a proposal of an optimized temporary support geometry. For this, the choice of biomaterials, cells and their culture conditions (static vs. dynamic) and/or the addition of growth factors for the repair of large bone defects are addressed is addressed.
- Sistema de Deteção de Surtos através do TwitterPublication . Cunha, João Filipe da Silva; Antunes, Mário João Gonçalves; Silva, Catarina Helena Branco Simões daO presente trabalho, teve como objetivo a construção de um sistema de deteção de surtos, nomeadamente de sarampo, com dados recolhidos a partir da rede social Twitter utilizando uma plataforma Web para executar algoritmos de Machine Learning. Com os modelos resultantes, pretendeu-se detetar em tempo real a ocorrência de surtos de sarampo (ou outras doenças) providenciando uma ferramenta útil para fins de monitorização da saúde pública. Foram utilizados vários datasets de diferentes dimensões e quatro algoritmos: LinearSVC, Multiplayer Perceptron, Random Forest e Logistic Regression. À exceção do Random Forest todos os algoritmos conseguiram um bom desempenho na deteção de surtos de sarampo, mas constatou-se que para tal é necessário ter um dataset com muitos tweets e, sobretudo, com igual número de tweets em ambas as classes (surto e não surto).
- Sistemas de interoperabilidade entre hospitais e seguradorasPublication . Cunha, Hélder Manuel Silva; Maximiano, Marisa da Silva; Rijo, Rui Pedro Charters LopesMesmo com a existência de muitos standards de interoperabilidade na saúde, muitos poucos são utilizados nos sistemas de informação para comunicação entre os prestadores de cuidados e as seguradoras. O número de ligações entre entidades cresce exponencialmente. Os esforços para integrar individualmente todos os sistemas são incomportáveis, sem viabilidade técnica e económica. Torna-se premente evoluir para um modelo de dados semântico comum. A dimensão do mercado assim o exige. O sistema de saúde conta cada vez mais com entidades privadas para a prestação dos cuidados de saúde e os portugueses aderem cada vez mais a planos de saúde voluntários. Um sistema responsável pela conversão de todas as mensagens é uma solução para combater estes constrangimentos. Através de um único interface com os prestadores de cuidados é possível comunicar com todos os diferentes interfaces das seguradoras. A gestão passa por manter apenas uma ligação para comunicação com todas as entidades. Operar mudanças tecnológicas assentes em arquiteturas SOA. O HL7 FHIR evidencia-se como o novo standard dos sistemas de informação da saúde, oferecendo uma maior simplicidade técnica de implementação e um vasto conjunto de recursos capazes de responder a grande parte dos requisitos core de informação, incluindo os dados sobre os processos financeiros. O recurso Claim satisfaz os requisitos para comunicar os dados necessários para os momentos de verificação dos valores de copagamento, de autorização e dos processos de faturação dos cuidados de saúde prestados. A necessidade de ser competitivo e eficiente, de automatizar tarefas e reduzir o erro humano, tem ajuda na utilização de ferramentas que aliam a gestão de negócio às tecnologias, através da modelação e otimização dos processos de negócio, envolvendo os profissionais de saúde, os clientes e todas as entidades que se relacionam com os hospitais e clínicas.
- Telecuidado: Business Intelligence num novo modelo de negócioPublication . Morgado, Renato Ribeiro; Silva, Catarina Helena Branco SimõesAtualmente, o tratamento estruturado da informação é reconhecido como fonte de conhecimento para empresas que, por sua vez, torna as tomadas de decisão mais rápidas e eficazes. Embora pouco exploradas, as ferramentas de Business Intelligence (BI) aliadas à grande versatilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), podem ser aplicadas em empresas que atuam na área da saúde e da emergência médica, resultando num fator potenciador de conhecimento. O presente documento é o resultado do trabalho realizado como elemento integrante da equipa de Tecnologias de Informação (TI) de uma startup na área de soluções tecnológicas de saúde e emergência, a Hope Care, e tem como objetivo a descrição do projeto para a avaliação final e obtenção do grau Mestre em Gestão de Sistemas de Informação Médica. Neste trabalho são apresentadas as tarefas desempenhadas pela equipa de TI, agrupadas em 3 áreas: suporte à gestão interna, suporte à atividade comercial e manutenção e monitorização. Adicionalmente, são descritos o estudo e a implementação de um dashboard de informação para as comunicações de dispositivos móveis usados em chamadas de emergência médica. Esta ferramenta surgiu como resposta a uma lacuna identificada no sistema da Hope Care, nomeadamente ao nível do departamento das TI. Finalmente, é ainda apresentado o resultado do estudo sobre as potencialidades que este tipo de ferramenta pode ter aliada a sistemas de business intelligence, e de que forma os dois em conjunto podem incrementar valor e qualidade aos serviços da empresa de telessaúde. Assim, com base nestes resultados foi identificada uma oportunidade de continuação futura deste trabalho. Em jeito de conclusão, estão descritos os resultados positivos e as barreiras encontradas ao longo deste trabalho e proposto trabalho futuro para que seja possível obter mais e melhores resultados, em ambientes muito competitivos e cheios de oportunidades como os que se vivem atualmente.
- Using telemedicine WebRTC tests in hospital environmentPublication . Santos, Dário Gabriel da Cruz; Silva, Catarina Helena Branco Simões; Antunes, Mário João GonçalvesA telemedicina tem acompanhado a evolução das tecnologias de informação e comunicação. É possível verificar o crescimento do desenvolvimento de projetos de telemedicina em diferentes países, existindo preocupação e apoio das organizações governamentais. O serviço de telemedicina é visto hoje em dia como forma de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Devido à estrutura demográfica das populações, têm existido dificuldades em criar condições de prestação de serviços de saúde em zonas mais rurais e normalmente com populações mais idosas. O uso das tecnologias da informação e comunicação associado ao desenvolvimento de aplicações de telemedicina, pode contribuir para serviços de saúde com a mesma qualidade e independemente da distância a que o paciente se encontra das infraestruturas de saúde. As aplicações de telemedicina utilizadas são normalmente proprietárias e necessitam de instalação e configuração por parte dos pacientes e profissionais de saúde, por vezes, a custos muito elevados para as entidades possuidoras da aplicação. A utilização, por exemplo do Skype, pode ser considerada uma solução menos dispendiosa, no entanto é necessário a sua instalação prévia. No âmbito desta dissertação de mestrado foi implementada um solução de telemedicina desenvolvida com base nas características estudadas anteriormente na dissertação de mestrado com o título “Aplicações de telemedicina usando WebRTC” de Joaquim Barranca, nomeadamente, a capacidade de transmissão de áudio e vídeo, mensagens instantâneas e transferência de ficheiros usando a Application Programming Interface (API) do Web Real- Time Comunication (WebRTC) através do browser. A aplicação é composta unicamente por elementos de software livre, sobre a licença General Public License (GPL) e apenas necessita de um equipamento com suporte para browser compatível com o WebRTC, como o Google Chrome ou Mozilla Firefox. Pretende-se assim, implementar esta aplicação em cenário hospitalar, com o objetivo de obter resultados objetivos e subjetivos, de forma a recolher dados para análise da viabilidade da implementação do projeto em ambiente hospitalar utilizando oWebRTC numa aplicação de telemedicina. Os testes à aplicação implementada em cenário real foram realizados na Clínica de Tratamento Internacional – VillaRamadas por diferentes profissionais de saúde e por diferentes pacientes em regime de internamento e ambulatório durante os meses de julho e agosto entre as 9:00 e as 18:00 horas. Embora tenham sido detetadas algumas falhas nas funcionalidades da aplicação, os resultados obtidos na generalidade são bastante positivos prevendo-se boas perspetivas para a implementação deste tipo de serviço em mais unidades de saúde, nomeadamente no serviço público.
