Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-28"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A importância das manifestações culturais para a sustentabilidade dos territórios Capeia Arraiana: um produto turísticoPublication . Paula, Tomás Inácio De; Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Vasconcelos, João Viljoen de; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoA Capeia Arraiana é uma tradição tauromáquica popular levada a efeito em algumas localidades do concelho do Sabugal. Esta tradição é única no mundo, uma vez que a lide do touro é feita com recurso ao Forcão, um objeto em madeira, por um grupo de trinta homens. Esta investigação resultou do interesse por esta manifestação tauromáquica e pelo facto de esta nunca ter sido estudada sob o ponto de vista turístico. Por essa mesma razão foi desenvolvida a presente investigação para se perceber se a Capeia Arraiana é um produto turístico com dimensão motivacional para promover a chegada de visitantes e turistas ao concelho do Sabugal. A investigação iniciou-se com uma pesquisa e revisão bibliográfica que permitiu perceber o estado da arte em relação ao concelho do Sabugal e às tauromaquias. Posteriormente foi desenvolvido e aplicado um questionário que serviu como base metodológica para a obtenção dos resultados. Os inquéritos, aplicados em Agosto de 2015, permitiram identificar as dimensões que explicam os motivos que levam os turistas a escolher o concelho do Sabugal como destino de férias, bem como a importância da Capeia enquanto fator motivacional para a chegada de visitantes e turistas ao concelho do Sabugal. Dos resultados obtidos foi evidente a opção dos inquiridos pelo “Regresso às Origens” como o principal fator de motivação para visitar o concelho do Sabugal, sendo que a Capeia alcançou o segundo lugar como principal fator de motivação para visitar o concelho.
- Using telemedicine WebRTC tests in hospital environmentPublication . Santos, Dário Gabriel da Cruz; Silva, Catarina Helena Branco Simões; Antunes, Mário João GonçalvesA telemedicina tem acompanhado a evolução das tecnologias de informação e comunicação. É possível verificar o crescimento do desenvolvimento de projetos de telemedicina em diferentes países, existindo preocupação e apoio das organizações governamentais. O serviço de telemedicina é visto hoje em dia como forma de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Devido à estrutura demográfica das populações, têm existido dificuldades em criar condições de prestação de serviços de saúde em zonas mais rurais e normalmente com populações mais idosas. O uso das tecnologias da informação e comunicação associado ao desenvolvimento de aplicações de telemedicina, pode contribuir para serviços de saúde com a mesma qualidade e independemente da distância a que o paciente se encontra das infraestruturas de saúde. As aplicações de telemedicina utilizadas são normalmente proprietárias e necessitam de instalação e configuração por parte dos pacientes e profissionais de saúde, por vezes, a custos muito elevados para as entidades possuidoras da aplicação. A utilização, por exemplo do Skype, pode ser considerada uma solução menos dispendiosa, no entanto é necessário a sua instalação prévia. No âmbito desta dissertação de mestrado foi implementada um solução de telemedicina desenvolvida com base nas características estudadas anteriormente na dissertação de mestrado com o título “Aplicações de telemedicina usando WebRTC” de Joaquim Barranca, nomeadamente, a capacidade de transmissão de áudio e vídeo, mensagens instantâneas e transferência de ficheiros usando a Application Programming Interface (API) do Web Real- Time Comunication (WebRTC) através do browser. A aplicação é composta unicamente por elementos de software livre, sobre a licença General Public License (GPL) e apenas necessita de um equipamento com suporte para browser compatível com o WebRTC, como o Google Chrome ou Mozilla Firefox. Pretende-se assim, implementar esta aplicação em cenário hospitalar, com o objetivo de obter resultados objetivos e subjetivos, de forma a recolher dados para análise da viabilidade da implementação do projeto em ambiente hospitalar utilizando oWebRTC numa aplicação de telemedicina. Os testes à aplicação implementada em cenário real foram realizados na Clínica de Tratamento Internacional – VillaRamadas por diferentes profissionais de saúde e por diferentes pacientes em regime de internamento e ambulatório durante os meses de julho e agosto entre as 9:00 e as 18:00 horas. Embora tenham sido detetadas algumas falhas nas funcionalidades da aplicação, os resultados obtidos na generalidade são bastante positivos prevendo-se boas perspetivas para a implementação deste tipo de serviço em mais unidades de saúde, nomeadamente no serviço público.
- Lossless light-field compression using reversible colour transformationsPublication . Santos, Joao M.; Pedro A. A. Assuncao; Cruz, Luis A. da Silva; Luís Távora; Fonseca-Pinto, Rui; Sergio M. M. FariaRecent advances in Light Field acquisition and rendering are pushing research efforts towards increasingly efficient methods to encode this particular type of data. Light Field image compression is of the utmost importance, not only due to the large amount of data required for its representation but also due to quality requirements of many applications and computational photography methods. This paper presents a research study about the impact of reversible colour transformations and alternative data arrangements in Light Field lossless coding. The experimental results indicate that the RCT reversible transform consistently achieves the highest compression performance across all data arrangements and lossless encoders. In particular, the best results are obtained with MRP when encoding the stack of sub-aperture images using a spiral scan order, achieving 6.41 bpp, on average.