Browsing by Issue Date, starting with "2019-10-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O impacto do País de Origem no Valor da Marca: uma análise ao setor do vinhoPublication . Passagem, Nádia Joana Pereira; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesEste estudo propõe-se explorar os efeitos do país de origem no desenvolvimento do valor da marca através das suas dimensões. Esta investigação seleciona o vinho como categoria de produto. Os dados foram recolhidos através de consumidores portugueses e canadianos. Para alcançar o objetivo proposto, o modelo conceptual incorpora a influência do país de origem nas dimensões do valor da marca, dimensões essas compostas pela lealdade à marca, associações à marca, notoriedade da marca e qualidade percebida, bem como o consequente efeito do valor da marca na intenção de compra. O efeito do etnocentrismo no país de origem foi também analisado. As hipóteses foram testadas utilizando o modelo de equações estruturais. Os resultados da amostra portuguesa indicam que o país de origem afeta positivamente todas as dimensões do valor da marca. Os resultados da amostra canadiana evidenciam que o país de origem afeta positivamente a lealdade à marca e a qualidade percebida, mas exercendo contudo um efeito significativo nas dimensões associações à marca e notoriedade da marca. Com base nesses resultados, propomos linhas de investigação futura e são feitas recomendações para que as empresas potencializem o valor das suas marcas, explorando a influência do País de origem.
- Produção de um biogel para aplicação cutânea à base de kefir e extrato de fucus spiralis : caracterização física e avaliação do potencial bioativoPublication . Saturno, Camila; Bernardino, Susana Maria da Silva Agostinho; Afonso, Clélia Paulete Correia NevesA maior parte dos produtos tópicos indicados para cicatrização disponíveis no mercado incluem compostos sintéticos, maioritariamente antimicrobianos e antibióticos, como a sulfadiazina de prata, no entanto, a sua forma de atuação compromete o processo de cicatrização, o que leva à necessidade de investigação de novos compostos e produtos naturais que apresentem as mesmas propriedades ou que superem os atualmente utilizados. Este estudo avaliou as propriedades bioativas de produtos naturais como o kefir e a alga Fucus spiralis, utilizando-os como agentes ativos na produção de um biogel para administração tópica em lesões cutâneas. Avaliou-se o potencial antimicrobiano através da realização de cinéticas de crescimento, e quantificação de ácido lático e acético do soro de kefir, fermentado a 24, 48, 72 e 96 h. Foi avaliada a capacidade antioxidante, através de ensaios de DPPH e FRAP, e o potencial antimicrobiano do extrato aquoso da alga. Seguidamente, foi produzido um biogel utilizando alginato, soro de kefir e Fucus sp. ao qual foram efetuados testes de viscosidade e potencial antimicrobiano. Os resultados aprontam que o aumento do tempo de fermentação do kefir diminuiu o pH e aumentou a concentração de ácidos orgânicos bem como a capacidade de inibição sobre Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus. Neste trabalho a capacidade antimicrobiana do kefir foi relacionada com a concentração de ácidos orgânicos por ele produzidos. O extrato de F. spiralis apresentou boa capacidade antioxidante, porém, assim como o biogel, não apresentou capacidade de inibição das estirpes testadas, tendo em conta os métodos utilizados. Quanto ao biogel formulado com 3% de alginato, este alcançou um valor de viscosidade muito semelhante ao controlo comercial. Conclui-se que o soro de kefir e F. spiralis são agentes com bom potencial bioativo para integrarem formulações para aplicação farmacêutica pois apresentam capacidade antimicrobiana e antioxidante, contudo são necessários mais estudos para validar a capacidade antimicrobiana e o efeito de regeneração.
- Scaffolds and Bioreactor characterisation towards Bone Regeneration: proposal of a computer-aided design modelPublication . Fernandes, Cristiana Henriques; Vieira, Paula Cristina Rodrigues Pascoal Faria; Ascenso, Rita Margarida Teixeira; Moura, Carla Sofia Monteiro deOver the last decades, the number of occupational accidents associated with bone problems has increased leading to a growing concern worldwide. Currently, autografts, allografts, and xenografts are used for bone regeneration. However, their application have associated risks. Tissue Engineering (TE) has investigated solutions to address these problems, specifically through the production of temporary supports, also called biocompatible and biodegradable scaffolds, which allow cell adhesion and proliferation, providing mechanical support to the formation of new bone tissue. These three-dimensional supports must meet certain requirements, namely mechanical and biological. Upon its production and in order to give an appropriate answer, the material must be biocompatible as well as the products derived from its degradation. The combination of materials and structure with the technique to be used will directly influence their physical and chemical properties and, consequently, their action in contributing to bone regeneration. Thus, the focus of this dissertation is to perform a critical analysis of the state-of-art in bone TE and present a proposal of an optimized temporary support geometry. For this, the choice of biomaterials, cells and their culture conditions (static vs. dynamic) and/or the addition of growth factors for the repair of large bone defects are addressed is addressed.