Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-12"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Placa absorvente de um coletor solar produzida a partir de compósitos de partículasPublication . Sério, Pedro Rafael Figueiredo; Capela, Carlos Alexandre BentoOs painéis solares térmicos são sistemas que captam e absorvem energia proveniente da radiação solar, com finalidade de aquecimento de redes de água. São alternativas com vantagens ambientais e económicas em relação aos sistemas convencionais de queima de carvão e/ou combustíveis fósseis. A preocupação ambiental e a procura de metódos alternativos de maior sustentabilidade a nível energético deram origem à realização deste projeto. O coletor solar – elemento principal de um sistema solar de aquecimento de água, é geralmente produzido em alumínio ou cobre revestido. Este trabalho consiste no estudo de materiais alternativos para a construção de um coletor solar de placa plana. Os materiais selecionados são materiais compósitos de partículas metálicas, com intuito de melhorar a rentabilidade do coletor e apresentar um material com maior sustentabilidade a um menor custo. A partir do estudo dos materiais alternativos foi possível definir uma solução alternativa, viável ao fabrico do coletor solar – material compósito de partículas alumínio (60%) com resina polimérica L74, sem influenciar o rendimento final do produto – 75,5%.
- PROJETO DE BARREIRAS ELETROMAGNÉTICAS UTILIZANDO MADEIRAPublication . Conniott, Wilson João Anaia; Caldeirinha, Rafael Ferreira da SilvaEsta dissertação foi pensada e executada tendo como base os problemas de exposição à radiação com que todos nos deparamos nos dias de hoje. Devido ao crescente número de dispositivos móveis em todo o mundo, o ser humano está cada vez mais sujeito a esta exposição de ondas eletromagnéticas. Como tal, o trabalho desenvolvido prende-se com uma solução para este problema em novos tipo de construção à base de madeira, para desta forma se conseguir reduzir o impacto das interferências de ondas rádio nessas mesmas construções. Várias técnicas de blindagem eletromagnética foram testadas no decorrer do trabalho, desde a carbonização da própria madeira até à incorporação de outros recursos que se conseguem obter naturalmente através do mesmo, como por exemplo, pó de carvão obtido através da queima de resíduos de madeira. Este pó pode ser posteriormente aplicado sobre painéis Cross Laminated Timber (CLT) ou qualquer outro tipo de material. Durante a execução do trabalho, os testes foram muito rigorosos e distintos para cada uma das técnicas de blindagem, desde carbonização à adição de materiais com propriedades condutoras na finalização dos paíneis, de forma a não só calcular a atenuação em termos electromagnéticos, mas também de assegurar a integridade mecânica dos materiais, viso que serão usados como materiais de construção de edifícios. Esta dissertação apresenta então os resultados da investigação sobre a eficácia da blindagem eletromagnética em construções de madeira, feitas principalmente em madeira lamelada-colada (CLT), para algumas técnicas naturais, como a adição de diferentes materiais carbonizados (ou não). As medições foram feitas numa câmara anecóica, projetada em 3 GHz, para diferentes tamanhos de amostra. O resultado deste trabalho pretende contribuir para a economia circular, sendo fornecido um fator de blindagem adicional na ordem dos 12 dB, aumentando assim a aposta neste tipo de material e, como consequência, reduzir a pegada de carbono em, países desenvolvidos.
- Os Ensaios Clínicos aplicados a software da saúde: Análise das aplicações móveis para a saúde mentalPublication . Soares, Valter José Lameiro; Rijo, Rui Pedro Charters LopesOs problemas de saúde mental constituem um desafio global que afetam um grande número de pessoas de todas as idades, e de todos os estratos sociais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) 4.4% da população mundial, cerca de 322 milhões de pessoas, sofrem de depressão. Sofrendo 3.6%, cerca de 264 milhões de pessoas, de ansiedade. Em Portugal estes dados são de 5.7%, 578.234 pessoas, que sofrem de depressão, e de 4.9%, 502.452 pessoas, que sofrem de ansiedade. Com o avanço das novas tecnologias e comunicações assiste-se ultimamente a uma grande proliferação de produtos e serviços tecnológicos na área da saúde mental. Nesta área, medicamentos, terapias e técnicas de diagnósticos têm de ser submetidos a rigorosos e complexos ensaios clínicos antes de serem utilizados por humanos. Ora, na área das tecnologias e comunicações para a saúde mental, embora seja necessário seguir processos e normas rígidas, não se compara ao nível de complexidade de um ensaio clínico. Efetuado o estudo de algumas das aplicações móveis existentes verificou-se que em quase todas as aplicações existentes, o nível de evidência cientifica era pouco, ou quase inexistente. Por isso, nesta dissertação verificamos quais as fases de desenvolvimento de um ensaio clínico e de que forma poderão ser aplicados às aplicações móveis da saúde mental, sendo proposto um modelo de ensaio clínico aplicado às aplicações móveis na saúde mental.
- Sistema de Deteção de Surtos através do TwitterPublication . Cunha, João Filipe da Silva; Antunes, Mário João Gonçalves; Silva, Catarina Helena Branco Simões daO presente trabalho, teve como objetivo a construção de um sistema de deteção de surtos, nomeadamente de sarampo, com dados recolhidos a partir da rede social Twitter utilizando uma plataforma Web para executar algoritmos de Machine Learning. Com os modelos resultantes, pretendeu-se detetar em tempo real a ocorrência de surtos de sarampo (ou outras doenças) providenciando uma ferramenta útil para fins de monitorização da saúde pública. Foram utilizados vários datasets de diferentes dimensões e quatro algoritmos: LinearSVC, Multiplayer Perceptron, Random Forest e Logistic Regression. À exceção do Random Forest todos os algoritmos conseguiram um bom desempenho na deteção de surtos de sarampo, mas constatou-se que para tal é necessário ter um dataset com muitos tweets e, sobretudo, com igual número de tweets em ambas as classes (surto e não surto).
- A luz como matéria, origem e invenção: uma análise da potência criativa da luz realizada a partir de um trabalho artísticoPublication . Brum, Beatriz Machado; Esteves, Philip José RodriguesO presente texto pretende investigar e apresentar algumas das questões mais relevantes que têm constituído o meu trabalho, enquanto aluna da ESAD.CR, ao longo de grande parte do período letivo entre 2012 e 2019. Desde a licenciatura em Artes Plásticas que o processo criativo constitui um dos fatores mais importantes no meu trabalho. Se, por um lado, verifico que o meu interesse pelo desenho e pela pintura é evidente, sendo a questão pictórica um assunto que me interessa particularmente, por outro estou consciente que não sou propriamente ágil na criação de novas imagens. É aqui, precisamente, que nasce a minha problemática central: como pode um artista produzir novas imagens se não as cria de forma inteiramente intuitiva? É também aqui que nasce outra problemática, mais secundária, que diz respeito ao exercício do olhar — como parte da resposta à questão original. Todo este conjunto de procedimentos, que está na origem das imagens que faço, passou então a estar intimamente ligado a um olhar caracterizado não apenas por uma atenção a tudo o que me rodeia, mas, sobretudo, pela atenção a uma condição muito mais específica e precisa: o movimento da luz.
- O que ainda não é pó: PlástiguelPublication . Silva, Telmo Jorge Lopes da; Ferreira, Célia Cristina Correia; Esteves, Philip José RodriguesEste texto, que é parte integrante do trabalho de dissertação do mestrado em artes plásticas, reflete o percurso teórico e prático desenvolvido na criação de um trabalho artístico de instalação no interior de uma fábrica de plásticos em ruínas. Os processos e operações que caracterizam esta instalação constituem uma alegorização da materialidade da realidade testemunhada nessa fábrica abandonada, um espaço de produção industrial de plásticos em ruínas, a Plástiguel. Isto ocorre através de uma releitura desta realidade, das sucessivas ações no próprio espaço de trabalho, de operações de apropriação artística e da passagem dos objetos, agora artísticos, do ateliê para o espaço expositivo. O intuito deste processo foi fundir, na instalação final, a produção industrial com a produção artística, manipulando plasticamente as matérias ‘sobrantes’ da fábrica (estrutura e produção) e os objetos produzidos por operários no tempo ativo da fábrica. A instalação torna-se assim, ao mesmo tempo, representativa e subversiva dos dois tipos de mercado: o dos objetos com valor de uso produzidos em série, e o objeto de arte, singular e que funciona à distância que a contemplação requer. Procuro, nesta operação, questionar o valor de troca comum aos dois mercados. O trabalho parte de uma experiência/ação pessoal dirigida a mostrar que a elevação de um objeto (integrando neste caso uma ruína industrial) a objeto de arte contém a potência subversiva do “valor de troca”, tornando visível uma realidade precisa: que fazer corresponder os materiais e os objetos da cultura material, bem como a força do trabalho humano exclusivamente a parâmetros económicos não constitui mais do que uma ideologia.