Mestrados da ESTG
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Browsing Mestrados da ESTG by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
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- COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADEPublication . Ribeiro, Isa Margarida de Melo; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesA comunicação interna e externa são variáveis determinantes num mundo onde surge o paradigma da sustentabilidade, fortemente globalizado e competitivo. Daí que sejam ferramentas de gestão que devem estar presentes no dia-a-dia das organizações, sob pena de estas não sobreviverem. Esta dissertação aborda as características que relacionam comunicação e sustentabilidade, especialmente as práticas de sustentabilidade que as organizações englobam na sua estratégia e a forma como se comunicam. Existe um crescente envolvimento a nível organizacional da inclusão de políticas de sustentabilidade, nas quais a comunicação assume um papel fundamental, como instrumento e ferramenta de gestão. Neste contexto, a comunicação deve ser bem ponderada, não só dentro das organizações, mas sobretudo no diálogo com o exterior. Se por um lado a informação, o comprometimento e o consumo de ambos, além de simultâneo, acontece em alta velocidade, acreditamos ser necessário reformular o papel da comunicação numa organização sustentável. O objectivo deste estudo é averiguar a forma como a sustentabilidade é comunicada a nível organizacional, designadamente a nível interno e externo, os recursos e instrumentos utilizados, a sua inclusão na estratégia e abordagem da sustentabilidade. Procedeu-se à recolha de dados secundários e análise de conteúdo (para análise dos relatórios de sustentabilidade) num total de doze organizações, que foram validadas e compõem a amostra. Como principais resultados reconhece-se a discrepância entre o discurso apresentado, o comprometimento e as acções praticadas. Apesar de ser notório o aumento e a tentativa de melhorar a comunicação ao nível da sustentabilidade, o trabalho que está a ser feito neste sentido ainda é muito limitado face ao seu potencial, existindo a tendência a comunicar apenas eventos positivos e incidir sobre as dimensões ambientais e sociais. No entanto, é indubitável a importância da comunicação para as organizações e em concreto sobre matéria de sustentabilidade, agregado à criação de valor. Este estudo pretende contribuir para a existência de conhecimento na temática, assim como sugerir melhorias necessárias para mitigação de riscos entre todos os stakeholders, adoptando uma estratégia de comunicação por parte das organizações.
- Fatores determinantes para a lealdade dos alunos nas universidades seniores portuguesasPublication . Violante, Ricardo Jorge Tomás; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daNuma Europa, demograficamente cada vez mais envelhecida, as Universidades Seniores surgem como importantes meios para a afirmação da pessoa sénior, enquanto agente ativo na sociedade. A primeira Universidade Sénior foi fundada em 1973, em França. Não demorou muito, para que chegassem a Portugal. Em 1976 foi criada a Universidade Internacional da Terceira Idade de Lisboa, a primeira Universidade Sénior Portuguesa. Na atualidade, volvidas mais de quatro décadas após a sua criação, existem mais de três centenas destas instituições disseminadas por todo o país, envolvendo cerca de 43 mil alunos. Numa fase anterior da pesquisa, constatamos o abandono de alguns alunos da Universidade Sénior que a frequentavam, ainda que não haja motivo claro para o sucedido. Esta evidência motivou a necessidade de desenvolver o presente estudo, a fim de fornecer informação específica aos gestores, para que estes se munam de ferramentas que os auxiliem na criação de políticas, tanto para manterem os alunos atuais, como para captar novos. Este estudo analisa os fatores que levam os alunos das Universidades Seniores a serem leais à instituição que frequentam tomando como ponto de observação a sua reinscrição e recomendação a terceiros. Tendo como base a literatura, foram adotadas variáveis comprovadas como antecedentes da Lealdade, sendo elas: a Qualidade dos Serviços Percebida, Emoções Positivas e Negativas, Imagem Corporativa, Satisfação, Confiança e Compromisso. Concluímos que, dentre das sete variáveis independentes existentes no modelo conceptual, apenas três apresentam influência positiva na Lealdade dos alunos à sua Universidade Sénior: Qualidade dos Serviços Percebida, Confiança e Imagem Corporativa. Ainda que todas as variáveis independentes, correspondam nos resultados a estudos anteriores; contrariando todas as expectativas, a Satisfação não apresentou influência na Lealdade dos alunos seniores. Isto é motivado pela fragilidade no que diz respeito a aspetos de saúde e vida económica, a satisfação torna-se irrelevante uma vez que os alunos se veem constrangidos na continuidade da sua participação nestas instituições. No final, são apresentadas recomendações estratégicas, tendo como base os resultados provenientes de uma amostra de 105 alunos, que frequentavam Universidades Seniores de doze distritos de Portugal Continental, e de uma Região Autónoma, os Açores.
- As motivações de compra de marcas de luxo pelos consumidores portuguesesPublication . Pedrosa, Gabriel Alexandre Lopes; Ferreira, Alcina Teresa GasparO mercado do luxo encontra-se atualmente numa fase de crescimento e metamorfose, recebendo atenção especial pelas suas indústrias, marcas e investigadores. Para o sucesso de uma marca de luxo é necessária uma compreensão extensa e completa de todas as fações que levam à aquisição dos seus itens disponíveis, sendo uma das mais relevantes as motivações do consumidor. Através da utilização de um modelo de regressão linear múltipla sobre os dados obtidos de uma amostra de 165 inquiridos concluiu-se que a intenção de compra de marcas de luxo é influenciada positivamente pelas motivações de utilitarismo, desejo de qualidade, necessidade de singularidade e materialismo. Não foram observadas relações estatisticamente significativas entre a intenção de compra de marcas de luxo e as motivações de hedonismo, congruência pessoal e influência social. No final são apresentadas recomendações estratégicas baseadas nos resultados deste estudo com o objetivo de manter e fomentar a intenção de compra de marcas de luxo nos consumidores do mercado nacional, assim como linhas de investigação futuras.
- O plano de marketing estratégico – projeto para a marca BiancaPublication . Bernardes, Cláudia Alexandra Costa; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosNuma sociedade em que o consumismo impera, em que a marca vale por si só e muitas vezes se encontra acima de parâmetros de qualidade, parece-nos essencial analisar o brand equity. Num mercado que sofre alterações constantes, a concorrência cada vez é maior e mais agressiva, os clientes mais exigentes, as empresas defrontam-se com mutações constantes, novos desafios, às quais se exige maior adaptação e flexibilidade às orientações do mercado, à escala global. Obriga a uma permanente reciclagem, à diferenciação dos demais players e se possível, à antecipação às mudanças dos mercados, para não se tornarem obsoletas. É neste contexto que o projeto aplicado à marca Bianca se insere. Depois de abordados temas sobre a marca e o planeamento estratégico e operacional, na revisão da literatura, procuramos desenvolver a parte prática do projeto. A partir da análise estratégica foi elaborado um plano de Marketing com proposta de reposicionamento da marca, aumentando o valor da marca, através de uma estratégia de diferenciação pelo design próprio e internacionalização. O principal objetivo deste projeto consiste na formulação de uma estratégia de marketing para uma marca de sapatos nacional traduzida no diagnóstico da empresa “Artur dos Reis Fialho & Filhos, Lda.” e respetiva marca Bianca, e na apresentação de um plano de marketing, ao que nos parece essencial a abordagem das temáticas acima mencionadas, onde possamos apresentar uma estratégia capaz de virtualizar o negócio do setor tradicional de calçado nacional, da empresa em análise. Ainda que o plano não tenha sido aplicado na prática, acreditamos que o presente projeto reúne as condições para ser implementado no futuro, quanto mais não seja parcialmente, dependendo da situação económico-financeira atual da empresa.
- A relevância do empowerment no empenhamento afetivo, na orientação para o cliente e na intenção de turnover dos colaboradores do setor hoteleiroPublication . Aytekin, Denise de Sousa; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroA crescente competitividade no setor hoteleiro vem criando cada vez maiores necessidades em desenvolver e potenciar as competências dos colaboradores da organização, principalmente daqueles que gerem os contactos com o cliente, de forma a aumentar a sua satisfação e fidelização, potenciando o lucro. Este estudo aborda o papel do empowerment como antecedente do empenhamento afetivo, da orientação para o cliente e da intenção de turnover dos colaboradores de front-office do setor hoteleiro português, através de um estudo empírico quantitativo com uma amostra de 165 colaboradores deste setor. Foi provado que o empowerment se relaciona positivamente com o empenhamento afetivo e com a orientação para o cliente e se relaciona negativamente com a intenção de turnover. Concluiu-se também que o empenhamento afetivo assume um papel mediador entre o empowerment e a orientação para o cliente e entre o empowerment e a intenção de turnover. As conclusões deste estudo permitem demonstrar aos gestores deste setor a relevância do empowerment na competitividade das empresas, sugerindo o desenvolvimento e implementação de políticas capazes de desenvolver o empowerment dos seus colaboradores e incentivando a convergência entre a Gestão de Recursos Humanos e o Marketing e o alinhamento das suas políticas como forma de chegar à satisfação dos clientes internos e externos, o que por sua vez contribui para o sucesso organizacional.