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Advisor(s)
Abstract(s)
Numa sociedade em que o consumismo impera, em que a marca vale por si só e muitas
vezes se encontra acima de parâmetros de qualidade, parece-nos essencial analisar o brand
equity. Num mercado que sofre alterações constantes, a concorrência cada vez é maior e
mais agressiva, os clientes mais exigentes, as empresas defrontam-se com mutações
constantes, novos desafios, às quais se exige maior adaptação e flexibilidade às orientações
do mercado, à escala global. Obriga a uma permanente reciclagem, à diferenciação dos
demais players e se possível, à antecipação às mudanças dos mercados, para não se
tornarem obsoletas.
É neste contexto que o projeto aplicado à marca Bianca se insere. Depois de abordados
temas sobre a marca e o planeamento estratégico e operacional, na revisão da literatura,
procuramos desenvolver a parte prática do projeto. A partir da análise estratégica foi
elaborado um plano de Marketing com proposta de reposicionamento da marca,
aumentando o valor da marca, através de uma estratégia de diferenciação pelo design
próprio e internacionalização.
O principal objetivo deste projeto consiste na formulação de uma estratégia de marketing
para uma marca de sapatos nacional traduzida no diagnóstico da empresa “Artur dos Reis
Fialho & Filhos, Lda.” e respetiva marca Bianca, e na apresentação de um plano de
marketing, ao que nos parece essencial a abordagem das temáticas acima mencionadas,
onde possamos apresentar uma estratégia capaz de virtualizar o negócio do setor
tradicional de calçado nacional, da empresa em análise.
Ainda que o plano não tenha sido aplicado na prática, acreditamos que o presente projeto
reúne as condições para ser implementado no futuro, quanto mais não seja parcialmente,
dependendo da situação económico-financeira atual da empresa.
Description
Keywords
Marca Planeamento estratégico Planeamento operacional.