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- Plano de negócios para a implementação de uma plataforma de turismo onlinePublication . Gomes, Cristina Alexandra Nunes; Pinto, Filipe Jorge Mota; Ferreira, Vítor Hugo SantosO setor do Turismo é uma das atividades mais importantes para a economia nacional. O país apresenta uma enorme variedade de oferta turística, disponível a qualquer visitante. Atualmente, os turistas permeáveis à facilidade de utilização e conforto recorrem frequentemente às tecnologias, não só devido aos avanços destas mas também à sua elevada penetração no quotidiano da sociedade atual. Neste contexto, a opção pela disponibilização da informação turística online ganha especial relevo. No entanto, verifica-se que a maior parte da informação online é inexistente, errada, desatualizada ou dispersa. Da necessidade de colmatar a lacuna identificada, emergiu uma ideia de negócio, que pretende facilitar a pesquisa de informação sobre um determinado local ou região do país. Uma ideia de negócio é perspetivada como um ato empreendedor. Assim, é importante analisar o conceito de empreendedorismo e dar-lhe seguimento através da elaboração de um plano de negócios. Este permite avaliar a viabilidade do negócio, considerando os potenciais clientes, o mercado, a concorrência e o investimento necessário para colocar a ideia de negócio em prática. O presente trabalho, após o processo de revisão bibliográfica sobre o tema do empreendedorismo e respetivas vertentes, desenvolveu a ideia de negócio relativa a um projeto empreendedor na área do turismo. O projeto visa a implementação de uma plataforma online (versão desktop e mobile) que armazene toda a informação turística sobre uma determinada região de Portugal e permita criar um roteiro com todas as atividades que possam aí ser desenvolvidas (lazer, alojamento e alimentação). Adicionalmente, a plataforma contempla ainda a possibilidade de realizar reservas e marcações em hotéis, restaurantes, como também para eventos culturais na região. Este modelo de negócio contempla o público-alvo e todos os atores que operam na área do turismo, que se queiram associar a este projeto. Como suporte ao projeto foi desenvolvido um estudo quantitativo, baseado em questionário, e dirigido aos dois públicos da plataforma (utilizadores e parceiros). A análise dos resultados revela que a recetividade à plataforma é aceitável por ambos os públicos, revelando ainda quanto os clientes estão dispostos a pagar para se associarem ao serviço.
- Os determinantes do valor percebido e da lealdade às insígnias das operadoras de comunicações móveis a operar em Portugal : o estudo de caso dos estudantes da ESTG do IPLeiriaPublication . Silva, Lídia Maria da Cruz; Marques, Alzira Maria AscensãoAtualmente, dada a intensificação da concorrência, a satisfação do cliente de modo a alcançar e consolidar a sua lealdade, não é uma tarefa fácil. Nesse sentido, as estratégias de marketing das empresas podem fazer a diferença quando são focalizadas no cliente, com uma qualidade de serviço prestado que supere as suas expectativas, tendo em conta as suas necessidades e desejos. Sendo assim, importa conhecer os determinantes da lealdade de modo a refleti-los nos fatores de competitividade da uma estratégia de marketing. Foi com esse objetivo que o presente trabalho de dissertação de mestrado em marketing relacional foi desenvolvido. Assim, com base na informação recolhida através de questionário, numa amostra de 276 alunos de licenciatura da ESTG, efetuou-se um estudo transversal de natureza quantitativa, com a finalidade de analisar a influência da estratégia de marketing e da influência do grupo e características hedónicas do cliente no valor percebido e na lealdade dos clientes às insígnias das operadoras móveis a operar em Portugal. Os resultados evidenciaram que a lealdade dos clientes à insígnia depende do valor percebido. A estratégia de marketing da empresa é fundamental para influenciar o valor percebido, o WOM positivo e a lealdade à insígnia das operadoras móveis. Constatou-se ainda que as características hedónicas dos estudantes influenciam o WOM positivo, e que a influência do grupo (pares) não é determinante para nenhuma das variáveis dependentes. Este estudo, apesar de contribuir para melhorar o conhecimento na área do marketing relacional, no contexto português, não está isento de limitações, uma das quais é a falta de representatividade da amostra.
- O plano de marketing estratégico – projeto para a marca BiancaPublication . Bernardes, Cláudia Alexandra Costa; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosNuma sociedade em que o consumismo impera, em que a marca vale por si só e muitas vezes se encontra acima de parâmetros de qualidade, parece-nos essencial analisar o brand equity. Num mercado que sofre alterações constantes, a concorrência cada vez é maior e mais agressiva, os clientes mais exigentes, as empresas defrontam-se com mutações constantes, novos desafios, às quais se exige maior adaptação e flexibilidade às orientações do mercado, à escala global. Obriga a uma permanente reciclagem, à diferenciação dos demais players e se possível, à antecipação às mudanças dos mercados, para não se tornarem obsoletas. É neste contexto que o projeto aplicado à marca Bianca se insere. Depois de abordados temas sobre a marca e o planeamento estratégico e operacional, na revisão da literatura, procuramos desenvolver a parte prática do projeto. A partir da análise estratégica foi elaborado um plano de Marketing com proposta de reposicionamento da marca, aumentando o valor da marca, através de uma estratégia de diferenciação pelo design próprio e internacionalização. O principal objetivo deste projeto consiste na formulação de uma estratégia de marketing para uma marca de sapatos nacional traduzida no diagnóstico da empresa “Artur dos Reis Fialho & Filhos, Lda.” e respetiva marca Bianca, e na apresentação de um plano de marketing, ao que nos parece essencial a abordagem das temáticas acima mencionadas, onde possamos apresentar uma estratégia capaz de virtualizar o negócio do setor tradicional de calçado nacional, da empresa em análise. Ainda que o plano não tenha sido aplicado na prática, acreditamos que o presente projeto reúne as condições para ser implementado no futuro, quanto mais não seja parcialmente, dependendo da situação económico-financeira atual da empresa.