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- Modal identification of infill masonry walls with different characteristicsPublication . Furtado, André; Pinheiro Rodrigues, Hugo Filipe; Arêde, António; Varum, HumbertoA significant number of structural damages observed in reinforced concrete (RC) structures that occurred in regions affected by earthquakes are due to the presence of the infill masonry walls (IMW). Survey of the structural damages caused by earthquakes reported that the infills panels had an important contri bution in the seismic response of the buildings, namely through the modification of the natural period of the structure due to the increase of the structural lateral stiffness provided. Different failure mecha nisms were observed, in particular the infills’ out-of-plane (OOP) collapse that can have important con sequences for the structure and for the human life’s. The infills’ OOP seismic performance depends on different variables such as the wall geometry, existence of openings, boundary conditions, slenderness and existence of previous damage. This manuscript presents an experimental study of ambient vibration tests on IMW with the main goal of characterize the dynamic properties such as the in-plane and OOP frequencies of the panel and the cor responding vibration modes. For this, two different campaigns were carried out: i) in-situ tests were car ried out in IMW of three infilled RC structures with aim of capture the OOP frequencies and vibration modes of infill panels with different characteristics and evaluate the influence of each variable; ii) labo ratory tests were carried out on a full-scale infilled RC frame in order to evaluate the natural frequencies evolution along the period after construction. Additionally, it was evaluated the effect of the axial load in the adjacent RC columns and also the existence of damage on the IMW natural frequencies and corre sponding vibration modes. From the results, it was observed that the openings reduced the OOP frequen cies around 20–40%, the axial load increment in the adjacent columns increased the OOP stiffness and consequently the natural frequencies of the panel.
- Desenvolvimento de solução tecnológica para recolha e disponibilização de informação de transportes públicosPublication . Pedro, Tiago José Jesus; Marcelino, Luís Filipe Fernandes Silva; Silva, Catarina Helena Branco Simões daCom as crescentes dificuldades em utilizar os automóveis como meios de transporte pessoal, devido a problemas ambientais e financeiros, uma das alternativas que mais tem resistido ao longo dos anos consiste nos transportes públicos, especialmente nas grandes metrópoles. Ao mesmo tempo, com a necessidade destas expandirem e melhorarem os seus serviços, passaram a ser usados vários sistemas tecnológicos para informar os seus utentes do estado dos seus transportes e atrasos. No entanto, é possível verificar que em cidades pequenas e médias, grande parte da informação acerca dos seus transportes ainda é disponibilizada em papel nas paragens ou num panfleto online, onde estão discriminados os horários das paragens. Para resolver este problema, foi desenvolvida uma solução capaz de auxiliar as companhias de transportes públicos a desenvolverem e difundirem os seus dados em formato digital e a melhorarem o bem-estar dos utentes dos transportes públicos, disponibilizando-lhes ferramentas que lhes permitam usar estes serviços com mais facilidade.
- As motivações de compra de marcas de luxo pelos consumidores portuguesesPublication . Pedrosa, Gabriel Alexandre Lopes; Ferreira, Alcina Teresa GasparO mercado do luxo encontra-se atualmente numa fase de crescimento e metamorfose, recebendo atenção especial pelas suas indústrias, marcas e investigadores. Para o sucesso de uma marca de luxo é necessária uma compreensão extensa e completa de todas as fações que levam à aquisição dos seus itens disponíveis, sendo uma das mais relevantes as motivações do consumidor. Através da utilização de um modelo de regressão linear múltipla sobre os dados obtidos de uma amostra de 165 inquiridos concluiu-se que a intenção de compra de marcas de luxo é influenciada positivamente pelas motivações de utilitarismo, desejo de qualidade, necessidade de singularidade e materialismo. Não foram observadas relações estatisticamente significativas entre a intenção de compra de marcas de luxo e as motivações de hedonismo, congruência pessoal e influência social. No final são apresentadas recomendações estratégicas baseadas nos resultados deste estudo com o objetivo de manter e fomentar a intenção de compra de marcas de luxo nos consumidores do mercado nacional, assim como linhas de investigação futuras.
- O impacto do marketing experiencial na lealdade dos clientes dos estabelecimentos hoteleirosPublication . Fonseca, João José do Couto; Marques, Alzira Maria da AscensãoA economia surge com uma nova abordagem focada na experiência, motivo pelo qual as empresas procuram associar experiências memoráveis aos seus produtos e serviços. Os estabelecimentos hoteleiros não são exceção, os quais procuram antecipar as necessidades dos clientes e oferecer um serviço diferenciado, proporcionando aos seus clientes experiências únicas e memoráveis, desenhadas de modo a que resultem em lealdade e recomendação à sua insígnia. É neste contexto que o presente estudo visa avaliar o impacto das cinco dimensões do marketing experiencial, definidas por Schmitt (1999), na lealdade e na recomendação dos clientes dos estabelecimentos hoteleiros, mediado pela experiência de serviço, o retorno do seu investimento e a satisfação. Assim, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 290 clientes dos estabelecimentos hoteleiros, estimou-se um modelo de equações estruturais, utilizando o software Partial Least Squares (PLS). Os resultados evidenciaram que o marketing experiencial, excetuando o sensorial, tem capacidade de explicar, direta ou indiretamente, a lealdade e o WOM positivo, a experiência de serviço, o retorno de investimento do consumidor e a sua satisfação. As variáveis experiência de serviço, retorno de investimento e satisfação são mediadoras da relação entre as experiências e a lealdade dos clientes a insígnias hoteleiras, com a experiência de serviço e o retorno de investimento a contribuírem para explicar positivamente a satisfação dos clientes. Os resultados obtidos contribuem para um melhor conhecimento do impacto das experiências desenvolvidas pelos estabelecimentos hoteleiros nas atitudes e comportamentos dos seus clientes, podendo servir de base para formular e implementar estatégias de marketing e de gestão de pessoas que favoreçam a maior lealdade e recomendação da insígnia hoteleira.
- Integração de sistemas de informação heterogéneos sobre ARTSOFT: um caso de estudo em enquadramento empresarialPublication . Silva, Joana Rita Oliveira Mendes; Matias, Rosa Isabel Alves CordeiroO presente estágio curricular foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio pertencente ao Mestrado de Engenharia Informática – Computação Móvel, lecionado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). Este permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, compreender o mundo do mercado de trabalho e adquirir competências para a vida profissional. O estágio teve uma duração de oito meses na empresa CPS, onde durante o qual procedeu-se ao desenvolvimento dos projetos, que passamos a enunciar. O projeto Recolha de Óleo consiste numa aplicação que assegura a gestão do processo de recolha de óleo alimentar usado. O projeto Registo de Trabalho consiste numa aplicação móvel para registo de tempos de trabalho e cálculo de custos de mão de obra. E o projeto Controlo de Tempo garante o tratamento de dados de um relógio de ponto de acordo com as diretrizes da empresa. Todos os projetos enquadram-se em ambientes empresariais onde domina o ERP ARTSOFT, e com o qual têm de assegurar integração. O desenvolvimento de soluções específicas acarreta algumas cautelas. A principal consiste em assegurar a integridade e a consistência dos dados em ambientes com sistemas de informação heterogéneos. Neste documento pretende-se demonstrar a importância da integração ao nível da camada de dados, através dos projetos desenvolvidos. Nomeadamente, o projeto Recolha de Óleo, cujo desenvolvimento motivou a realização do estágio.