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Fatores determinantes para a lealdade dos alunos nas universidades seniores portuguesas

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DissertaçãoRV(1-4-2018,23.13).pdf1.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Numa Europa, demograficamente cada vez mais envelhecida, as Universidades Seniores surgem como importantes meios para a afirmação da pessoa sénior, enquanto agente ativo na sociedade. A primeira Universidade Sénior foi fundada em 1973, em França. Não demorou muito, para que chegassem a Portugal. Em 1976 foi criada a Universidade Internacional da Terceira Idade de Lisboa, a primeira Universidade Sénior Portuguesa. Na atualidade, volvidas mais de quatro décadas após a sua criação, existem mais de três centenas destas instituições disseminadas por todo o país, envolvendo cerca de 43 mil alunos. Numa fase anterior da pesquisa, constatamos o abandono de alguns alunos da Universidade Sénior que a frequentavam, ainda que não haja motivo claro para o sucedido. Esta evidência motivou a necessidade de desenvolver o presente estudo, a fim de fornecer informação específica aos gestores, para que estes se munam de ferramentas que os auxiliem na criação de políticas, tanto para manterem os alunos atuais, como para captar novos. Este estudo analisa os fatores que levam os alunos das Universidades Seniores a serem leais à instituição que frequentam tomando como ponto de observação a sua reinscrição e recomendação a terceiros. Tendo como base a literatura, foram adotadas variáveis comprovadas como antecedentes da Lealdade, sendo elas: a Qualidade dos Serviços Percebida, Emoções Positivas e Negativas, Imagem Corporativa, Satisfação, Confiança e Compromisso. Concluímos que, dentre das sete variáveis independentes existentes no modelo conceptual, apenas três apresentam influência positiva na Lealdade dos alunos à sua Universidade Sénior: Qualidade dos Serviços Percebida, Confiança e Imagem Corporativa. Ainda que todas as variáveis independentes, correspondam nos resultados a estudos anteriores; contrariando todas as expectativas, a Satisfação não apresentou influência na Lealdade dos alunos seniores. Isto é motivado pela fragilidade no que diz respeito a aspetos de saúde e vida económica, a satisfação torna-se irrelevante uma vez que os alunos se veem constrangidos na continuidade da sua participação nestas instituições. No final, são apresentadas recomendações estratégicas, tendo como base os resultados provenientes de uma amostra de 105 alunos, que frequentavam Universidades Seniores de doze distritos de Portugal Continental, e de uma Região Autónoma, os Açores.

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Alunos seniores Universidades seniores Lealdade Qualidade dos serviços percebida Imagem corporativa Confiança Emoções positivas Emoções negativas Satisfação Compromisso

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