Mestrados da ESTG
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Mestrados da ESTG por Domínios Científicos e Tecnológicos (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
A mostrar 1 - 10 de 600
Resultados por página
Opções de ordenação
- A Eficácia dos Meios de Comunicação na Escolha de um Destino Turístico – Numa Ótica GeracionalPublication . Silveira, Rita Rodrigues da; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daEsta tese de mestrado investiga a eficácia dos meios de comunicação na escolha de um destino turístico, numa perspetiva geracional. Começando por introduzir os conceitos de old media e new media (Manovich, 2002), em que nos primeiros se incluem os jornais e revistas, feiras, parcerias, word-of-mouth, anúncios de TV e rádio e publicidade outdoor, e nos segundos incluem-se sites e blogs, redes sociais, publicidade online, influenciadores e APPs. São identificados e caracterizados os quatro grupos de Gerações – os Baby Boomers (Samuel, 2017), a Geração X (Twenge, 2023), a Geração Y (Dash et al., 2021) e a Geração Z (Aslam & Hassan, 2023). O presente estudo investiga o nível de influência que os diferentes canais de comunicação exercem sobre o potencial cliente de uma determinada Geração, aquando da sua escolha de um destino turístico. Utilizando uma abordagem univariada, incluindo pesquisa de campo, análise de dados qualitativos e quantitativos, são identificadas tendências, preferências e comportamentos. As conclusões desta investigação indicam que a Geração Baby Boomer é a mais influenciada pelos old media, enquanto os new media demonstram ter maior influência nas restantes gerações. Considerando o acima explanado, esta dissertação espera contribuir com maior clareza, amplitude e atualidade, para o conhecimento das relações que se estabelecem entre os canais de comunicação e a escolha de um destino turístico, pelas diferentes Gerações no contexto do Marketing Relacional.
- A importância da estratégia digital na construção da identidade da marca para as PMEsPublication . Lopes, Joana Costa; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro Fernandespresente relatório tem como principal objetivo compreender de que forma a estratégia digital contribui para a construção e consolidação da identidade da marca em pequenas e médias empresas. Através da experiência do estágio curricular no Estúdio Ora, foi possível acompanhar de perto e participar na implementação de estratégias de branding e comunicação digital, compreendendo melhor o papel que estas assumem no posicionamento de marcas com recursos mais limitados, mas com grande potencial de diferenciação. Durante o estágio, as principais atividades desenvolvidas incluíram a elaboração de planos de marketing, a implementação e acompanhamento de estratégias digitais adaptadas a diferentes marcas, o desenvolvimento de conteúdos para redes sociais (publicações, histórias e vídeos), a criação de novas marcas e identidades visuais, o desenvolvimento de estratégias de franchising, e o acompanhamento da comunicação online e offline das marcas. Estas tarefas permitiram aplicar conhecimentos teóricos a contextos reais e enriquecer as competências técnicas e estratégicas na área do marketing digital. A literatura permitiu explorar conceitos chave como a autenticidade, coerência, criação de conteúdo relevante e a presença nas redes sociais, elementos que hoje assumem um papel importante na forma como as marcas comunicam e constroem relações com os consumidores. Para complementar a investigação, realizaram-se entrevistas com uma empresa prestadora de serviços de marketing digital e com duas empresas clientes, o que permitiu cruzar a teoria com a prática e recolher perspetivas distintas sobre o verdadeiro impacto da estratégia digital. Os resultados evidenciam que uma estratégia digital bem delineada pode ser determinante para a afirmação da identidade da marca, mesmo em contextos com menos recursos. Além disso, foi reforçado o valor dos profissionais especializados em marketing, assim como a importância de alinhar os objetivos da marca com uma comunicação clara, consistente e orientada para o digital.
- A Importância da Gestão do Conhecimento na Competitividade das OrganizaçõesPublication . Pinheiro, João Paulo Gomes; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosNuma sociedade composta por novos fatores complexos e voláteis, as organizações enfrentam o constante desafio em manter e reforçar a sua competitividade. Associado a este desafio, também é estudado a crescente importância da gestão do conhecimento, um recurso cada vez mais fundamental na criação de valor, obtenção de um crescimento sustentável, inovação, eficiência organizacional e adaptação continua no meio envolvente. Face ao exposto, a presente dissertação tem o objetivo de analisar a relação entre a gestão do conhecimento e a competitividade das organizações na atualidade. Elaborou-se a revisão de literatura entre os dois principais conceitos do tema, a gestão do conhecimento e competitividade, com o objetivo de conferir a visão clássica e moderna de vários autores associados aos conceitos. Foi realizada uma investigação. Através de um questionário às cem maiores organizações da região de Porto de Mós em 2025, composta por 26 questões ajustadas ao tema em estudo e respondidas numa escala de Likert de 7 pontos, onde o valor mais baixo 1 (um) significa “Muito pior que os concorrentes” e o valor mais alto 7 (sete) significa “Muito melhor que os concorrentes”. A investigação com recurso ao modelo utilizado permite concluir que a gestão do conhecimento influencia a competitividade das organizações, em particular, às 26 inquiridas organizações de Porto de Mós.
- A Importância da Liderança Empreendedora na Criatividade e proatividade dos trabalhadores: o papel moderador da Comunicação InterPublication . Filipe, Andreia Isabel Esteves; Ribeiro, Neuza Manuel PereiraA presente investigação teve como objetivo analisar a relação entre a liderança empreendedora, a criatividade e a proatividade dos trabalhadores, considerando o papel moderador da comunicação interna. Através de uma abordagem quantitativa, foi conduzido um estudo empírico com a participação de 170 indivíduos de diferentes organizações e setores de atividade. Os resultados indicaram que a liderança empreendedora se relaciona positivamente tanto com a criatividade quanto com a proatividade dos colaboradores. Além disso, verificou-se que a comunicação interna exerce um efeito moderador significativo, fortalecendo a influência da liderança empreendedora na criatividade e na proatividade dos trabalhadores. Este estudo mostra a importância de uma liderança que promova a inovação e a autonomia, aliada a uma comunicação interna clara e eficaz, como elementos-chave para impulsionar a criatividade e a proatividade no contexto organizacional. Assim, esta investigação contribui para o aprofundamento do conhecimento académico sobre a liderança empreendedora e oferece recomendações práticas para organizações que pretendam promover ambientes de trabalho mais inovadores e dinâmicos.
- A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL NAS DECISÕES DE VOTO NO EQUADORPublication . Arias, Roberto Nicolas Escandón; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daNesta dissertação identificamos os elementos mais relevantes do marketing político, e estudamos a relação entre o marketing digital e a decisão do voto, através do caso do Equador. O marketing político desempenha um papel significativo na política moderna, influenciando diretamente a decisão dos eleitores durante as eleições. Neste contexto, o marketing, aporta técnicas e métodos destinados a aprofundar o conhecimento e o relacionamento com os consumidores (eleitores). Depois de abordado o marketing político e para aferir da influência do marketing digital nas decisões de voto, no Equador, a recolha da informação, foi feita por meio do Google Forms. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário anónimo e online de 16 perguntas. Obteve-se uma quantidade total de 152 respostas, das quais 135 foram consideradas válidas, e 17 respostas inválidas que foram descartadas. Os dados coletados, foram tratados mediante o programa SPSS para realizar uma análise fatorial, que é um conjunto de técnicas estatísticas para explorar a correlação entre as variáveis. Em resumo, o marketing é uma ferramenta criada para compreender e satisfazer as necessidades das pessoas, podendo influenciar significativamente a decisão dos eleitores durante as eleições, tanto para informar como para persuadir o apoio a um candidato ou partido político. Contudo, para alcançar estes objetivos, é necessário um planeamento eficiente e eficaz, que deve ser realizado por profissionais qualificados em marketing político, responsáveis por aplicar as técnicas adequadas de forma estratégica e ética.
- A Influência da Inteligência Artificial na Competitividade EmpresarialCosta, Beatriz Vitória Marteleira da; Guerra, Jaime Manuel Afonso RamosEsta dissertação explora o impacto da Inteligência Artificial na competitividade das empresas. Num contexto organizacional em constante mudança, a capacidade de inovar, de se adaptar rapidamente e de criar vantagens competitivas sustentáveis é decisiva para a sobrevivência das empresas. Apesar de enfrentar desafios como a resistência à mudança e a escassez de competências técnicas, a Inteligência Artificial tem demonstrado um enorme potencial para impulsionar o desempenho organizacional. O principal objetivo deste trabalho é compreender como é que a Inteligência Artificial contribui para o reforço da competitividade nas empresas. A investigação inicia-se com uma revisão da literatura, abordando os conceitos fundamentais de Inteligência Artificial e competitividade. Para enriquecer a análise, foi desenvolvido um questionário composto por 24 perguntas, dirigido às 100 maiores empresas do concelho de Peniche. Este instrumento permitiu avaliar a aplicação prática da Inteligência Artificial no contexto empresarial local. Os resultados revelam que a adoção da Inteligência Artificial representa uma mais-valia, não só ao nível da eficiência operacional, mas também na definição de estratégias que sustentam a vantagem competitiva.
- A influência da liderança servidora na satisfação e na intenção de turnover dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica na área da RadiologiaPublication . Horta, Filipe Machuco; Pedrosa, António José Pinto; Sousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa eEste estudo analisa a influência da liderança servidora na satisfação no trabalho e na intenção de turnover dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica na área da Radiologia. A liderança servidora, conceito desenvolvido por Robert Greenleaf em 1977, baseia-se na premissa de que os líderes devem priorizar as necessidades dos seus colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho baseado na empatia, apoio e desenvolvimento profissional. A metodologia adotada foi quantitativa, baseada na aplicação de questionários validados sobre liderança, satisfação e intenção de turnover a Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica na Radiologia. Os instrumentos de medição incluíram a escala de Liderança Servidora (SL-7), a escala de satisfação no trabalho ESET (Escala de Satisfação dos Enfermeiros com o Trabalho) e uma escala de intenção de turnover traduzida e validada para o contexto nacional (de Sul & Lucas, 2020)). Os resultados demonstraram uma correlação positiva entre a liderança servidora e a satisfação no trabalho, confirmando que profissionais que percecionam os seus líderes como servidores apresentam níveis mais elevados de satisfação. A liderança servidora e a satisfação têm um papel preditivo importante na variável intenção de turnover, visto existir influência da liderança servidora na satisfação o que poderá ter impacto indireto na intenção de turnover. Os resultados obtidos evidenciam algumas diferenças entre trabalhadores de entidades públicas e privadas embora a perceção da liderança servidora não varie em função do setor, a satisfação e a intenção de turnover refletem outras especificidades.
- A influência da personalização da comunicação como estratégia para a fidelizaçãoPereira, Paulo Jorge Carrilho; Lisboa, Ana Catarina CadimaNum mercado cada vez mais competitivo, a fidelização dos clientes revela ser uma estratégia crucial para a sustentabilidade das empresas. Este estudo procura compreender a influência da comunicação personalizada como estratégia para a fidelização, com foco no setor das farmácias. A investigação teve como base a aplicação do modelo ECSI (European Customer Satisfaction Index), com a introdução de duas variáveis adicionais, personalização da comunicação e confiança, que permitiram aprofundar a ligação entre os fatores que influenciam a satisfação e, consequentemente, a lealdade. Foi realizado um estudo quantitativo junto de 200 clientes da Farmácia Moreira Padrão, através de um questionário, analisado com recurso ao software SmartPLS. Os resultados indicam que a personalização da comunicação tem um impacto positivo e significativo tanto na satisfação como na confiança dos clientes. Verificou-se também que a confiança influencia positivamente a satisfação e a lealdade, comprovando que a comunicação personalizada contribui para fortalecer o vínculo emocional e a continuidade da relação. A imagem da farmácia e a qualidade percebida também se revelaram determinantes na satisfação, enquanto que o impacto das reclamações mostrou-se pouco significativo. Estes dados reforçam a importância da estratégia da personalização da comunicação no setor das farmácias, onde a relação de proximidade com o cliente é fulcral. A investigação apresenta contributos relevantes para quem pretende investir em estratégias centradas no cliente.
- A influência de laços internos e externos no empreendedorismo de empresas familiares equatorianasPublication . Coba, Pamela Estefanía Freire; Lisboa, Ana Catarina CadimaA importância das empresas familiares é reconhecida na literatura, bem como as suas características únicas. Embora tenham vantagens como a adaptabilidade estratégica ou foco no longo prazo, também enfrenta desafios como a tendência para menores recursos ou potenciais disputas família-empresa, o que poderá interferir com as suas operações e atividades de empreendedorismo. Estes desafios poderão ser ainda mais evidentes em países em desenvolvimento. Esta investigação evidencia a importância de analisar simultaneamente elementos internos e externos de empresas familiares em países em desenvolvimento, uma vez que a sua cultura organizacional poderá impulsionar o empreendedorismo e as limitações de recursos poderão ser minimizadas ou ultrapassadas através de redes. Deste modo, este estudo analisa o impacto de laços internos – em particular a cultura organizacional – e externos – laços de rede externos – na atividade empreendedora das empresas familiares no Equador. Com base em dados de empresas familiares do Equador recolhidos via questionário e analisados com SEM-PLS, o estudo conclui que a cultura interna da organização, marcada por valores familiares e práticas de gestão desempenha um papel essencial na capacidade destas empresas para serem empreendedoras. Adicionalmente, as empresas familiares Equatorianas beneficiam dos laços de rede com a comunidade, mas não com as ligações com o mercado ou o governo. A investigação oferece implicações significativas para a gestão das empresas familiares nas economias em desenvolvimento, sublinhando a importância de reforçar tanto a cultura empresarial interna como as relações externas para promover um empreendedorismo sustentável.
- A Reorganização Administrativa em Portugal - Impacto no Dispositivo Territorial da GNR em LeiriaPublication . Gonçalves, André Barreiro; Oliveira, Luís Pedroso de Lima Cabral de; Lucas, Eugénio PereiraA presente dissertação analisa o impacto da reorganização administrativa em Portugal, com especial enfoque nos efeitos da aplicação da Nomenclatura das Unidades Territoriais para fins Estatísticos (NUTS), sobre o dispositivo territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR), particularmente no Comando Territorial de Leiria. Enquanto diversas entidades da Administração Pública têm-se adaptado às novas divisões territoriais, a GNR mantém uma estrutura orgânica baseada nos distritos administrativos, o que é suscetível de gerar constrangimentos na articulação institucional. O objetivo principal visa identificar implicações práticas decorrentes dessa eventual desarticulação territorial, nomeadamente no relacionamento com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), cuja organização já se aproximou das sub-regiões até ao nível das NUTS III. A metodologia adotada combina análise documental de diplomas legais com entrevistas aos responsáveis máximos da GNR e da ANEPC na área geográfica em estudo, de forma a permitir uma abordagem qualitativa e contextualizada, revestida de alto reconhecimento funcional. Os resultados evidenciam dificuldades operacionais, destacando-se a duplicação de Equipas de Manutenção e Exploração de Informação Florestal (EMEIF), sobrecarga dos oficiais de ligação e desafios na partilha de dados estatísticos entre entidades com delimitações territoriais distintas. Conclui-se que a não coincidência dos limites administrativos compromete a eficiência institucional, exigindo maior uniformização territorial e reforço da comunicação interinstitucional, mas, através de uma leitura integral de todo o trabalho é possível aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre a evolução recente da organização administrativa e seus impactos, sendo tecidos alguns considerandos que se julgam pertinentes e transversais a toda a Administração Pública.
