Mestrados da ESTG
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Browsing Mestrados da ESTG by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- Academia de Refrigeração Marecos: Plano de Formação e EstágiosPublication . Silva, Bernardo Santos; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesA Olitrem é uma média empresa, distinguida como PME Excelência em 2022, líder na produção de equipamentos de refrigeração comercial. Reconhecendo a importância crucial das habilidades e competências dos colaboradores para manter a posição de destaque no mercado propõe-se, através deste estudo, a implementação de um abrangente programa de formação profissional com o objetivo de aprimorar as competências profissionais dos seus funcionários. Este projeto inicia-se com a revisão do estado da arte, centrando a pesquisa em quatro aspetos considerados essenciais para o desenvolvimento do trabalho, evoluindo do mais universal para o mais concreto. Serão apresentadas revisões de literatura sobre o conhecimento, a formação, dois casos reais que permitem aportar maior valor à investigação que depois resultará nas ideias chave para implementação do projeto apresentado e, por fim, o enquadramento legal, em Portugal, relativo à formação profissional obrigatória por parte dos empregadores. Após a apresentação da metodologia utilizada e da apresentação da empresa e do seu setor, será realizada uma análise da gestão de formação na empresa. Apresenta-se uma crítica ao modelo de gestão formativo atual e, de seguida, um levantamento de necessidades apresentadas pelos colaboradores e órgãos de gestão, que serão a base para de onde partirá o projeto. Este passo será realizado essencialmente através de questionários e entrevistas aos colaboradores e administração, respetivamente. A apresentação da proposta a implementar na organização surge com a exposição do seu âmbito, ou seja, a sua necessidade de existência e apresentando depois factos extremamente relevantes, tais como a sua estrutura organizacional e a apresentação de um orçamento pensado de acordo com os objetivos a atingir ao longo do primeiro ano de existência. Para finalizar, serão expostas as tipologias formativas que devem complementar-se entre si e constituir a academia formativa da Olitrem.
- Acculturation and purchase intentions among emigrants: an international analysisPublication . Velgan, Tatiana; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesThis study investigates the acculturation of Portuguese emigrants in Germany, France and the United Kingdom and the impact of it on their consumer behaviour, in the context of retail. Acculturation is an interchanged culture acquired on emigration into a different culture. It affects the behaviour of migrants as they adjust to the host culture and presents a difficulty for business researchers as they grapple with the consequence of drifts in consumer behaviours, purchasing intentions, cultural attributes, and significant shifts in the desire for certain products. As culture dictates the behaviour to consume things, sways the way people think, perceive, process, and construe information, it is natural to draw some conclusion that it has a significant impact also on businesses bottom line. To examine this, an online questionnaire was conducted to collect data from 2103 respondents from Germany, France, and the United Kingdom. The statistical analysis of the survey data was performed with partial least squares structural equation modelling (PLS-SEM). The results of this study have shown similarities in the acculturation of migrants after a certain duration of their stay, and the marked influence of it on their consumer behaviour in general when compared to that in the literature review. Therefore, the results of the survey indicate that both acculturation and the country of origin affect perceived quality and brand identification. Furthermore, our results evidence the influence of perceived quality and brand identification on consumer purchase intention. Hence, by answering the research question, the results contribute to the body of research on the effects of the country of origin and acculturation among emigrants’ communities.
- ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO DE SERVIÇOS EM PSICOLOGIAPublication . Costa, Evaldo Pereira da; Marques, Alzira Maria da Ascensão; Pinto, Filipe Jorge da MotaEste projeto tem como objetivo apresentar um Plano Estratégico de Marketing Digital, para suporte às atividades de comunicação e promoção, de uma clínica de psicologia, com início de atividade no mercado. O exercício desta atividade pode acontecer de duas formas: presença física ou online. A proposta delineada no plano tem um foco no digital, com tendência de convergência para o físico. O mercado está em constante mudança, isso porque o ser humano não é estático, está sempre à procura de mais conhecimentos e com comportamentos voláteis. O consumidor do século XXI é aquele que quer mais informação, por isso não compra um produto, ou adquire um serviço, sem antes consultar outros consumidores, sobre esse mesmo produto ou serviço. Assim, a forma como as empresas destacam a sua presença digital é um fator influenciador na hora da tomada de decisão. Ao pensar no comportamento atual dos consumidores, e nas oportunidades de negócio, devido às realidades sociais na área da saúde mental, é que definimos o modelo de negócio e estratégia de marketing digital, para alcançar um público-alvo abrangido pelos serviços de psicologia. O desenvolvimento do projeto segue em linha de continuidade apresentada nas ações de comunicação e promoção definidas nas campanhas de marketing. No lançamento da marca a comunicação com o consumidor passa pela divulgação de um novo serviço no mercado; no seu seguimento o objetivo da comunicação e promoção é tornar a marca reconhecida e com credibilidade. Depois de fixar a marca na mente dos consumidores, o próximo passo na comunicação, com as campanhas promocionais, é levá-lo a uma tomada de decisão. O objetivo final na construção do projeto de marketing digital para a clínica de psicologia é: atrair o potencial cliente, com a publicação de conteúdos, envolvê-lo por meio dos canais digitais e gerar conversão com a tomada de decisão pelos serviços de psicologia.
- O ajuste direto como Instrumento de Execução de Políticas Públicas MunicipaisPublication . Santos, Nuno Miguel Rufino; Barata, Mário SimõesCom este trabalho académico pretende-se abordar a relação existente entre o procedimento de ajuste direto e o objetivo da política pública municipal que o desencadeia. Para tal, foi abordado o enquadramento legal desse procedimento assim como os seus limites legais para a utilização. A definição de política pública foi também enquadrada nesta temática, sendo esta a forma de prossecução de determinados objetivos na Administração Pública e Administração Local. Não será abordado, por opção, a Administração Regional. Foi feita uma análise dos efeitos potenciais do modo de escolha das entidades que celebram contratos com a Administração Pública e Administração Local, baseadas nas políticas públicas por estas prosseguidas. Por último, foi elaborada uma análise crítica ao tipo de procedimento abordado nas Administrações alvo e discutidas algumas consequências para a Administração Local. Mais uma vez, por opção, essa análise não incidirá sobre a Administração Pública. Em conclusão, tentar-se-á elencar algumas alternativas ao ajuste direto como instrumento de execução de políticas públicas municipais.
- Amostragem em Auditoria Financeira- A sua aplicação em PortugalPublication . Rocha, Marlene Ramos; Eugénio, Teresa Cristina PereiraA utilização da amostragem nos trabalhos de auditoria tem sido fundamental, uma vez que a sua utilização independentemente da abordagem adotada proporciona aos auditores provas suficientes de acordo com os objetivos específicos de cada auditoria. Sendo um tema pouco explorado, a presente dissertação pretende ser um contributo à investigação sobre a amostragem em auditoria financeira tendo como principal objetivo compreender o processo de amostragem em auditoria financeira e a sua utilização pelos Revisores Oficiais de Contas em Portugal. Neste trabalho foi utilizada a metodologia quantitativa numa primeira fase e posteriormente complementada com uma metodologia qualitativa. Deste modo, foi realizada um inquérito aos Revisores Oficiais de Contas que trabalham na área da auditoria financeira onde se obteve 86 respostas e também foram realizadas entrevistas a cinco Revisores Oficiais de Contas. Com resultados obtidos verificamos que a amostragem é utilizada devido a diversidade de documentos e transações a ser analisados, mas em casos de populações pequenas a sua utilização não é apropriada. A amostragem permite a poupança de recurso e de tempo, contudo há sempre o risco de não serem detetados erros que fazem parte na população, mas que não foram selecionados para a amostra. A amostragem estatística e a amostragem não estatística são utilizadas tanto nos testes aos controlos como nos testes substantivos. Os dois métodos de seleção de amostra mais utilizados são a amostragem ao acaso e a amostragem estratificada. Ao serem detetados falhas nos controlos ou erros através dos testes substantivos deve-se aumentar a dimensão da amostra de modo a que os resultados obtidos através desta nova análise sejam extrapolados para toda a população.
- Análise comparativa da utilização de ferramentas de Business Intelligence nos municípios da CIMRLPublication . Magalhães, Mariana João Vieira Ribeiro Lopes; Salvador, Nuno Filipe Pereira; Sebastião, Fernando José do NascimentoCom o crescimento da importância e utilização da tecnologia nos dias que correm, é importante ter conhecimento das ferramentas que esta pode presentear a quem se mostrar disposto a tal. Esta dissertação irá ter como objetivo, avaliar o nível de utilização de algumas ferramenta, em particular as de Business Intelligence (BI) numa região tão centralizada como a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) podendo mais tarde servir como base para uma evolução na utilização destas ferramentas por parte destes municípios e quem sabe, inspirar outros a seguir o mesmo rumo. As soluções de BI, em particular, estão a ganhar relevância, não apenas no contexto empresarial, mas também nos municípios, que podem tirar partido para o seu melhor funcionamento. Alguns municípios da CIMRL já o fazem, alguns através de ferramentas mais usuais, como o Excel, e outros em tarefas que talvez, não seriam tão esperadas como alternativas de meios de transporte. Esta análise será feita através da recolha de dados por meio de um questionário, com o intuito de perceber o nível de utilização destas ferramentas nos municípios estudados, concluindo-se que alguns destes ainda não partilham da mesma opinião sobre as vantagens da utilização destas ferramentas, como poderá ser observado na análise desta dissertação.
- Análise da estrutura de endividamento de PME Portuguesas: O caso específico do setor da construçãoPublication . Ferreira, Adriana Monteiro Patrício; Costa, Magali Pedro; Lisboa, Inês Margarida CadimaA estrutura de capital das empresas é um tema importante na área das finanças, uma vez que a forma de financiamento influencia o custo de capital e o valor da empresa. Ao longo das últimas décadas, a definição de uma estrutura de capital ótima tem sido alvo de várias discussões e estudos, não existindo consenso quanto à estrutura de capital ótima. Desta forma a literatura tem tentado perceber que determinantes explicam a estrutura de capital. O presente trabalho tem como objetivo estudar a estrutura de capital das PME portuguesas do setor da construção, verificando que determinantes explicam cada fonte de financiamento e em que sentido. Foi para tal analisada uma amostra de dados em painel não balanceada de 407 empresas, num horizonte temporal de 9 anos, entre 2010 e 2018. Foram utilizadas cinco proxies de estrutura de capital: endividamento total, endividamento de curto prazo, endividamento de médio e longo prazo, endividamento via empréstimos, endividamento via contas a pagar. Foi recolhida uma lista de determinantes mais utilizados para explicar o endividamento e utilizado o método stepwise para validar que determinantes são mais adequados para a amostra em questão. Após a seleção dos determinantes, foram estimados cinco modelos com dados em painel e analisado o impacto dos determinantes em cada proxy de estrutura de capital. Os resultados evidenciam que os determinantes são distintos consoante a proxy de estrutura de capital utilizada e os que melhor explicam o endividamento das PME portuguesas do setor da construção são: a liquidez, a rendibilidade, a estrutura do ativo, o crescimento, a dimensão, a idade, a rotatividade dos ativos, os benefícios fiscais não relacionados à dívida e o crescimento do PIB. Verifica-se ainda que os dois determinantes mais relevantes para este tipo de empresas são: a estrutura dos ativos e a liquidez, dado que causam impacto em todas as proxies de endividamento selecionadas.
- Análise da liquidez de empresas que efetuam internacional cross-listing no mercado AlemãoPublication . Baptista, Ana Catarina Correia; Febra, Lígia Catarina Marques; Costa, Magali PedroA presente dissertação analisa o impacto do international cross-listing no mercado Alemão, na liquidez das empresas, e os fatores determinantes da distribuição dos fluxos de transação. International cross-listing corresponde à emissão das ações de uma empresa em mercados de capitais internacionais, com o objetivo de alcançar potenciais vantagens estratégicas, nomeadamente de aumento da liquidez, tanto global como doméstica. O estudo utiliza uma extensa e atual base de dados que inclui empresas domiciliadas em 24 países com ações admitidas na Deutsche Börse AG, a mais respeitada bolsa de valores do mundo, no que respeita a international cross-listings. De acordo com os resultados dos testes não paramétricos efetuados, a liquidez das ações das empresas, tanto global como doméstica, medida através do volume de transações, parece sofrer um aumento após a realização do international cross-listing no mercado Alemão. No entanto, os resultados obtidos, através da aplicação de uma adaptação do modelo de Tkac (1999), revelam uma menor sensibilidade da liquidez doméstica face à liquidez global, após a admissão das ações das empresas na bolsa Alemã. Relativamente aos fatores determinantes da distribuição da liquidez, os resultados indicam que as características das empresas, nomeadamente o risco e o setor de atividade, e dos mercados doméstico e Alemão, em particular a dimensão do mercado Alemão e a existência de um período de transação comum entre mercados são determinantes da proporção do volume de transações no mercado doméstico após o international cross-listing no mercado Alemão.
- Análise da qualidade do serviço na satisfação do cliente no processo de compra online: estudo de caso VertbaudetPublication . Félix, Sandrina Pedrosa; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesNos dias de hoje, uma empresa não pode desenvolver um negócio sustentável limitando-se à oferta de um produto, é necessário compreender que muitas vezes o cliente recorre ao consumo de determinado bem devido ao serviço ao cliente que este tem associado (Grönroos, 2007). As empresas atualmente deparam-se com uma concorrência no serviço ao cliente prestado, sendo que a difusão da informação tecnológica e o aumento do uso de internet oferece às empresas oportunidades de desenvolver a sua oferta de serviço ao cliente e de se diferenciar da concorrência (Grönroos, 2007). Com vista a aprofundar e melhorar o conhecimento sobre o serviço ao cliente e o seu impacto na sua satisfação online surgiu a presente investigação. O objetivo principal da investigação é retratar esse impacto numa empresa portuguesa. Para o efeito foi utilizada a metodologia de Estudo de Caso. Neste estudo é feita uma caracterização da empresa, apresentação e desenvolvimento do conceito de serviço ao cliente e o seu impacto na satisfação do cliente no contexto online. A metodologia usada permitiu aplicar as dimensões da qualidade do serviço em contexto real, analisando o desempenho da Vertbaudet comparativamente aos seus maiores concorrentes: Zippy e Zara Kids. Por fim é descrito o período de estágio que originou o presente relatório, apresentando os objetivos e as atividades desenvolvidas.
- Análise da rapidez da internacionalização em PMEs do sector dos moldes – quatro casos de estudoPublication . Bonifácio, Diana Patrícia da Silva; Ferreira, Vitor Hugo dos SantosA internacionalização torna-se cada vez mais uma necessidade para as empresas que ambicionam o crescimento. O mercado interno revela-se insuficiente para estas empresas com objetivos tão firmes, pelo que explorar novos mercados torna-se prioridade a fim de se manterem competitivas e ganharem vantagem perante as empresas concorrentes. As estratégias a adotar pela empresa têm de ir ao encontro das regras e costumes do país e mercado para onde se pretendem internacionalizar sendo que o processo de internacionalização tende a ser cauteloso, sobretudo para pequenas e médias empresas. O processo de internacionalização é pois um processo moroso que obedece, segundo a teoria, a quatro etapas que podem ser realizadas a uma velocidade lenta ou rápida. Este estudo analisa quatro empresas do sector dos moldes da região de Leiria que laboraram há vários anos nos mercados interno e externo. Tenciona-se perceber como se procedeu a inserção destas empresas no mercado externo e se executam uma velocidade de internacionalização rápida ou lenta. Para tal a metodologia utilizada foi o caso de estudo, que implica uma articulação teórica e prática revelando-se o método mais adequado aos objetivos deste estudo. Caracterizam-se as empresas em questão e é feito o confronto das empresas com a velocidade de internacionalização. Apresentam-se possíveis mercados para onde as empresas possam vir a expandir.