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- Estudo da implementação de Revenue Management em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em PortugalPublication . Synko, Tetiana; Ferreira, Cátia Nunes Malheiros; Gomes, Conceição Ilda da SilvaOs hotéis enfrentam desafios na maximização das receitas devido à natureza imprevisível do mercado, sazonalidade, concorrência, e comportamentos do consumidor, tornando difícil planear quantas unidades vender, a que preço e a quem. Revenue Management (RM) é uma ferramenta que ajuda os gestores de hotéis a tomar decisões informadas, utilizando sistemas de informação e técnicas de preços para alocar capacidade aos clientes certos, ao preço e no momento certo. Ao categorizar eficazmente os clientes e ajustar os preços com base na procura e na segmentação, os hotéis podem otimizar recursos e aumentar a rendibilidade. Os revenue managers (RMs) qualificados desempenham um papel crucial na implementação de práticas de RM e as suas funções e características são essenciais para que os hotéis tenham sucesso num mercado competitivo. Os objetivos deste estudo englobam a avaliação da aplicação das práticas de RM em hotéis de três, quatro e cinco estrelas localizados em Portugal, com foco na identificação das ferramentas utilizadas. Além disso, a investigação visa verificar a existência de profissionais com formação específica em RM, explorando as funções e características mais importantes. A abordagem metodológica escolhida é de natureza descritiva, empregando métodos quantitativos e questionário como instrumentos de recolha de dados. O estudo assenta numa revisão de literatura sobre o tema o que se revela fundamental para a elaboração do questionário. Os resultados da pesquisa indicam uma ampla adoção do RM nos hotéis em estudo, com todos os estabelecimentos confirmando a implementação de práticas. As ferramentas mais comuns incluem análise da concorrência, dynamic pricing e previsões. A presença de RMs com formação específica é reconhecida como importante, sendo que as características essenciais de um RMr incluem formação específica em RM e habilidades analíticas. A gestão de tarifas é destacada como função crucial, juntamente com a previsão e de análise dos indicadores de desempenho para otimizar a rendibilidade hoteleira.
- CODESIGN – Prática criativa como processo de análise de: A empatia com a natureza através da educaçãoPublication . Mendes, Paula Cristina Cainço Domingues; Pernencar, Cláudia Alexandra da Cunha; Frontini, Roberta CaçadorAs escolas de 1.º Ciclo do ensino básico têm um compromisso fundamental na promoção da literacia em saúde e educação ambiental para capacitar os alunos para um mundo mais saudável e, por sua vez, mais sustentável, de forma a prevenir os comportamentos alimentares problemáticos nos adultos do futuro. Os professores-tutores devem assumir que a escola não está isolada da sociedade, mas que, pelo contrário, é uma parte integrante e essencial da mesma (Inglês, 2021). Cabe à escola desenvolver uma consciência democrática entre as crianças, proporcionando oportunidades para experienciarem e refletirem sobre a cidadania. Perspetivar a aprendizagem não apenas como aquisição de conteúdos curriculares, mas também proporcionar o desenvolvimento de competências, valores e atitudes que permitam a cada criança agir dentro das possibilidades, limites e valores da sociedade em que se insere (Pacheco, 2022). Segundo a ONU, a Agenda 2030 procura fortalecer a paz universal com liberdade em todos os países afetados através de dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015). O estudo apresentado neste documento pretende encontrar atividades que permitam chegar a quatro destes dezassete objetivos, sendo eles a educação, a saúde, a sustentabilidade e a produção de alimentos, mais especificamente, na produção das hortícolas. As Hortas Escolares (HE) têm uma valiosa componente pedagógica. Familiarizam os alunos com as plantas e as suas famílias, com os ciclos de plantação, fertilização e rega (Brito et al., 2020; Vilanueva et al., 2021). Mostram como podemos fazer as coisas bem feitas e como podemos criar. Para além disso, as HE também têm uma forte componente simbólica. Elas permitem criar, desde cedo, uma ligação das crianças à terra e ao sustento que dela tiramos. Por outro lado, sensibilizam para os hábitos de uma alimentação saudável (McPherson et al., 2017; Pinto & Monteiro, 2020; Silva & Coelho, 2018), fator crítico para uma vida longa e feliz de todos quantos compõem a nossa comunidade (Afshin et al., 2019). Num mundo de hiperconsumo e de desperdício, restaurar esta ligação à terra é essencial para que todas as crianças percebam que há um ciclo de vida e de sustentabilidade no qual todos temos um papel a desempenhar (Brito et al., 2020). Nascemos e aprendemos a construir a empatia com a natureza desde a infância V (Panksepp, 2020), por isso, esta investigação tem como público-alvo alunos do 1.º Ciclo de ensino básico. Neste sentido, a investigação foi realizada numa escola do 1.º Ciclo de ensino básico na zona litoral centro de Portugal. O estudo aqui apresentado de natureza exploratória, propôs perceber, através da aplicação da ferramenta de Codesign participativo (Bon Ku, 2020) como e onde acrescentar valor aos comportamentos alimentares e socio-emocionais num universo escolar. Como tal, propôs-se observar (Kumar, 2012) a ação direta das crianças dos oito aos dez anos de uma escola com o intuito de analisar o seu nível de participação no cuidado com a natureza (Gazola et al., 2017). Com esta observação explorou-se se existiria ou não aprendizagem empática com a natureza. A metodologia proposta nesta investigação inclui um estudo etnográfico (Cresweel, 2009) com crianças. Neste processo metodológico incluiu-se a realização de entrevistas informais e questionários. Além disso, foi ainda realizado um workshop Design Thinking com o objetivo de capacitar as crianças de mais conhecimento sobre: literacia em saúde e educação ambiental no cuidado de uma horta escolar (Santos, 2022).
- Impacto do Turismo de Aventura: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Ferreira, José Miguel Filipe; Almeida, Nuno Miguel Castanheira; Teixeira, Mário CoelhoO turismo de aventura, enquanto categoria do turismo e compreendido como um turismo de nichos, mostrou um crescimento acentuado nos últimos anos. Trata-se de uma área de atividade que relaciona o contacto com a natureza, a imersão cultural e a atividade física. Pelas suas características específicas e evolução ao longo do tempo, compreender a forma de interação entre o turismo de aventura, a dinâmica turística e os destinos tornou-se um assunto pertinente. Este estudo tem como objetivo explorar e compreender os impactos das atividades de turismo de aventura nos destinos e no próprio turismo. Metodologicamente, realizámos uma revisão sistemática da literatura seguindo as diretrizes da declaração PRISMA e as cinco etapas de Pickering & Byrne (2014), adaptadas por Yang et al. (2017), tendo-se obtido uma amostra de 23 artigos publicados nas bases de dados Web of Science e Scopus no intervalo temporal de 1992 a 2022 (30 anos). Os resultados obtidos demonstram um conjunto de impactos negativos e positivos ao nível económico, social, cultural e ambiental das atividades de aventura e a sua variabilidade mediante o modo como estas são geridas e aplicadas nos destinos. A criação de redes locais e a participação dos vários stakeholders nas decisões e medidas tomadas mostram se um dos principais critérios a ter em conta para a mitigação dos impactos negativos destas atividades. Considerar estes fatores facilitará o expressar do carácter sustentável deste tipo de atividades nos destinos turísticos e a sua potencialidade para o turismo mundial e integração dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas. As conclusões deste estudo serão úteis para a aplicação e definição de estratégias conscientes, por parte das organizações, na promoção e gestão de um turismo de aventura sustentável e no seu investimento futuro.
- Análise comparativa da utilização de ferramentas de Business Intelligence nos municípios da CIMRLPublication . Magalhães, Mariana João Vieira Ribeiro Lopes; Salvador, Nuno Filipe Pereira; Sebastião, Fernando José do NascimentoCom o crescimento da importância e utilização da tecnologia nos dias que correm, é importante ter conhecimento das ferramentas que esta pode presentear a quem se mostrar disposto a tal. Esta dissertação irá ter como objetivo, avaliar o nível de utilização de algumas ferramenta, em particular as de Business Intelligence (BI) numa região tão centralizada como a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) podendo mais tarde servir como base para uma evolução na utilização destas ferramentas por parte destes municípios e quem sabe, inspirar outros a seguir o mesmo rumo. As soluções de BI, em particular, estão a ganhar relevância, não apenas no contexto empresarial, mas também nos municípios, que podem tirar partido para o seu melhor funcionamento. Alguns municípios da CIMRL já o fazem, alguns através de ferramentas mais usuais, como o Excel, e outros em tarefas que talvez, não seriam tão esperadas como alternativas de meios de transporte. Esta análise será feita através da recolha de dados por meio de um questionário, com o intuito de perceber o nível de utilização destas ferramentas nos municípios estudados, concluindo-se que alguns destes ainda não partilham da mesma opinião sobre as vantagens da utilização destas ferramentas, como poderá ser observado na análise desta dissertação.
- Comparação da ligação à marca e intenção de compra do consumidor face à utilização de anúncios com e sem storytellingPublication . Gomes, Adriana Oliveira; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraDesde muito cedo que a sociedade utiliza o método de contar histórias para comunicar. As histórias e a sua capacidade de transportar o público para aquilo que se pretende contar, constituem uma parte central da vida humana e, hoje em dia, da experiência de consumo. Este trabalho investiga a importância e influência que a vertente narrativa possui na comunicação e publicidade das marcas junto dos consumidores, tendo como principal intuito investigar a influência que anúncios com storytelling podem exercer sobre os consumidores relativamente à ligação e perceção da marca e intenção de compra. A ligação à marca e a intenção de compra representam dois pilares estruturais na análise do comportamento do consumidor para grande parte das marcas da atualidade, tornando fundamental perceber se investir num anúncio em vídeo que possua um formato narrativo, ou seja, com storytelling, espelha um impacto diferente, mais ou menos positivo, comparativamente a um anúncio em vídeo que sustente um formato sem storytelling, com base factual. Agrega-se a este estudo uma ferramenta de neuromarketing que permitirá obter conclusões mais próximas da realidade. Esta investigação será conduzida em duas partes, iniciando-se com a visualização de vídeos publicitários já existentes, de marcas reais, na qual as emoções do espectador serão medidas através de EEG. Posteriormente, é requerido ao indivíduo que responda a um questionário sobre o vídeo assistido. Este estudo poderá ser de grande interesse para diferentes marcas, podendo ter um impacto real em marcas que pretendam aplicar o mesmo tipo de investigação internamente.
- A Mediação Intrapessoal através da fotografia e videografia terapêutica Narrativas, Convivência e MindsetsPublication . Pinto, Pedro Cristóvão Queirós; Vieira, Ricardo Manuel das NevesNesta investigação, pensa-se a mediação intrapessoal enquanto espaço privilegiado de experimentação, simulação e educação para a convivência, aplicando-a como ferramenta de intervenção psicossocioeducativa. Recorrendo à imagem, a partir de técnicas presentes na fotografia e videografia terapêutica, pretende-se potenciar a aquisição de ferramentas e conhecimentos valiosos para que os mediados desenvolvam a sua literacia visual, emocional e social, podendo desta forma ser intervenientes ativos, não só na melhoria do seu bem-estar, mas na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e pacifica. Dada a escassez de investigações e trabalhos feitos em redor desta prática, esta investigação propõe contribuir como um primeiro ponto ou um primeiro degrau, na longa discussão necessária sobre as práticas de mediação intrapessoal. Acompanhando o percurso de quatro participantes ao longo de dez sessões individuais de mediação, explorar-se-á de que forma a distância facultada pela imagem e as suas potencialidades expressivas e simbólicas poderão contribuir para uma flexibilização das suas narrativas e capacidades, passado a agir sobre estas de forma mais consciente. Dividindo-se entre uma componente expositiva e uma prática, serão abordados vários conteúdos envolvidos na construção das identidades e narrativas pessoais/sociais, e nas dinâmicas da convivência. Ao longo de três meses, foram mediados encontros em redor de temas como as emoções, o discurso interno, o desconforto, entre outros, promovendo momentos de diálogo e troca de experiências em redor do trabalho de investigadores e artistas, assim como das imagens produzidas pelos participantes, em resposta aos desafios temáticos propostos. Expectou-se desta forma, que os mediados, gradualmente cientes dos seus processos de automedicação, pudessem mudar o seu mindset e assim integrar uma perspetiva mais construtiva, curiosa e pró-social perante o outro e as suas singularidades. Não é intenção desta investigação delinear ou estabelecer um modelo de aplicação, nem diretrizes fechadas sobre a prática de mediação intrapessoal, mas sim, expandir ideias e conceitos sobre o seu potencial enquanto ferramenta de intervenção social para a pedagogia da convivência.
- Tourism routes as a tool for the sustainable devolopment of rural areasPublication . Oliveira, Natália Nunes Pereira; Jorge, João Paulo da Conceição Silva; Amorim, Daniela Carina RamosThe depopulation of rural areas on the island of Madeira is a notorious reality, particularly when the most developed cities are increasingly crowded with residents and tourists and the peripheral areas uninhabited. To relieve these masses of tourism and residents of large cities, this research focused on the study of tourist routes as a means of sustainable development of the island's rural areas. The objectives focused on understanding whether tourist routes can contribute to the development of rural areas, be rethought and explored so that more routes are created. Other objectives are to provide governments with the community's point of view to facilitate the exchange of information, encourage partnerships to create more jobs, and clarify future needs regarding investment, maintaining cultural and historical preservation so that the potential for growth in rural areas is recognized. To answer the main question of this investigation: Can tourism routes help the sustainable development in rural areas? qualitative research was developed where the responses of the participants were the added value of the study since the centrality of the analysis was their point of view. Hypotheses were developed that are confirmed in the last chapter and the study presents some recommendations for future research.
- Playground Editorial: Criação de Livro Lúdico a Favor do Desbloqueio de Processos Criativos no Design EditorialPublication . Ferreira, Carolina Pimentel; Marques, Nuno Alexandre FragataO papel do designer editorial é compreender e solucionar problemas de comunicação visual através da criação de editoriais que propõem soluções imaginativas e inovadoras. Neste âmbito, é necessário um permanente fluxo criativo, o que não quer necessariamente dizer que este seja sempre linear ou positivo. Através de revisão bibliográfica e de testagens, o intuito deste trabalho é o desenvolvimento de uma ferramenta lúdica que possa ser consultada e utilizada de modo a facilitar o arranque e o desbloqueio de projetos gráficos editoriais criativos. Esta dissertação embarca numa exploração bibliográfica que procura uma compreensão do que é o bloqueio criativo e estratégias desbloqueadoras. Esta informação é então cruzada com as noções de design editorial recolhidas e posteriormente aplicadas a um objeto concreto, o livro lúdico “Playground Editorial”. O objeto criado surgirá como uma possível ferramenta tangível e interativa que visa incentivar o pensamento exploratório nos designers, que participam na descoberta, manipulação e combinação de elementos do design editorial num ambiente descontraído e leve, permitindo que haja espaço e total liberdade para experimentar, falhar e iterar, sem qualquer sentimento de culpa ou de fracasso.