Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Pinóquio e o desejo de ser um menino de verdade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Includit2018.p.258-268.pdf387.62 KBAdobe PDF Download

Authors

Ferreira, Paula Cristina

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo tem por objetivo apresentar os travalínguas enquanto recurso reeducativo e promotor de socialização para pessoas com dislexia. Pretendemos, num contexto de reeducação de pessoas com dislexia, revelar as potencialidades da consciência linguística e, principalmente da consciência fonológica, associada à cultura ou seja evidenciar a díade língua-cultura como promotora de competência comunicativa. Apresentamos exemplos de travalínguas que podem ser explorados considerando fonemas espe cíficos ou determinada constituição silábica para além da exploração cultural. Consideramos que a articulação do trabalho linguístico com o conhecimento cultural incrementa não só a motivação intrínseca do sujeito com dislexia mas também o bem estar social que lhe é tão necessário.

Description

Keywords

Travalínguas Reeducação Dislexia Consciência fonológica

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue