Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
153.65 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O novo paradigma educativo, Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), focado no
sucesso acadรฉmico e na preparaรงรฃo do jovem do futuro, veio exigir nรฃo sรณ um repensar das
prรกticas pedagรณgicas, como uma maior interaรงรฃo entre professores, uma mais eficiente
articulaรงรฃo de saberes e procedimentos e uma necessรกria interdisciplinaridade.
Sob este paradigma devem os professores, de modo interdisciplinar, cruzar, sempre que
possรญvel, conhecimentos, capacidades e atitudes para que desse modo se efetivem as
Aprendizagens Essenciais.
Atravรฉs dos conteรบdos e dos projetos interdisciplinares, intitulados Domรญnios de Autonomia
Curricular (DAC), os alunos desenvolverรฃo as diferentes competรชncias do Perfil dos Alunos
ร Saรญda da Escolaridade Obrigatรณria.
Pretende-se, neste contexto educativo, a partir de uma obra de Educaรงรฃo Literรกria, presente
no Programa e Metas Curriculares do Portuguรชs do Ensino Bรกsico para o 4.ยบ ano de
escolaridade, apresentar um exemplo de projeto interdisciplinar. A planificaรงรฃo a apresentar
centra-se em seis poemas da obra Mistรฉrios, de Matilde Rosa Araรบjo, procurando-se que as
estratรฉgias, devidamente fundamentadas, se foquem na disciplina de Portuguรชs, mas que
se articulem de forma explรญcita com os conhecimentos e capacidades do Estudo do Meio, da
Matemรกtica e da Expressรฃo Plรกstica.
Description
Keywords
Aprendizagens essenciais Pensamento crรญtico Pensamento criativo Interdisciplinaridade Portuguรชs