Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Poesia entre saberes: uma proposta para o 1.ยบ CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
15-EIPE2019.pdf153.65 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O novo paradigma educativo, Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), focado no sucesso acadรฉmico e na preparaรงรฃo do jovem do futuro, veio exigir nรฃo sรณ um repensar das prรกticas pedagรณgicas, como uma maior interaรงรฃo entre professores, uma mais eficiente articulaรงรฃo de saberes e procedimentos e uma necessรกria interdisciplinaridade. Sob este paradigma devem os professores, de modo interdisciplinar, cruzar, sempre que possรญvel, conhecimentos, capacidades e atitudes para que desse modo se efetivem as Aprendizagens Essenciais. Atravรฉs dos conteรบdos e dos projetos interdisciplinares, intitulados Domรญnios de Autonomia Curricular (DAC), os alunos desenvolverรฃo as diferentes competรชncias do Perfil dos Alunos ร  Saรญda da Escolaridade Obrigatรณria. Pretende-se, neste contexto educativo, a partir de uma obra de Educaรงรฃo Literรกria, presente no Programa e Metas Curriculares do Portuguรชs do Ensino Bรกsico para o 4.ยบ ano de escolaridade, apresentar um exemplo de projeto interdisciplinar. A planificaรงรฃo a apresentar centra-se em seis poemas da obra Mistรฉrios, de Matilde Rosa Araรบjo, procurando-se que as estratรฉgias, devidamente fundamentadas, se foquem na disciplina de Portuguรชs, mas que se articulem de forma explรญcita com os conhecimentos e capacidades do Estudo do Meio, da Matemรกtica e da Expressรฃo Plรกstica.

Description

Keywords

Aprendizagens essenciais Pensamento crรญtico Pensamento criativo Interdisciplinaridade Portuguรชs

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue