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Authors
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Abstract(s)
Com a emergência das novas tecnologias e da era do conhecimento, novos desafios são colocados às organizações e seus trabalhadores, que se confrontam com mudanças de paradigma no modo de aprendizagem e interação. O conhecimento tornou-se num fator fundamental no contexto competitivo onde operam as organizações, nesse sentido com a adoção de estratégias de gestão do conhecimento as empresas procuram direcionar o seu conhecimento para pontos estratégicos que incentivem o processo criativo de inovação e proporcionem vantagens competitivas sobre a concorrência. As comunidades de prática revelam-se um instrumento essencial dentro da gestão do conhecimento, quando se pretende criar e partilhar conhecimento de forma informal no seio da organização, dada a sua habilidade para conectar pessoas e proporcionar partilha de experiencias.
Neste contexto, daremos enfase neste trabalho aos conteúdos teóricos relativos à caracterização de uma comunidade de prática, gestão do conhecimento, vantagem competitiva, aprendizagem organizacional e evolução tecnológica.
Na componente prática deste trabalho é apresentado um estudo de caso referente à multinacional Deloitte Touche Tohmatsu Limited (DTTL), onde pretendemos demonstrar a ligação entre as vantagens competitivas da empresa e a sua política de gestão do conhecimento global. No decorrer dessa análise daremos relevância às plataformas implementadas de suporte à gestão do conhecimento e comunidades virtuais de prática.
Description
Dissertação de Mestrado em Controlo de Gestão apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL - Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Gestão do conhecimento (KM) Comunidades de prática (CoPs) Comunidades virtuais práticas (CVPs) Tecnologias da informação e comunicação (TICs) Vantagem competitiva Aprendizagem organizacional