Browsing by Issue Date, starting with "2013-09-09"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da liderança autêntica no desempenho dos colaboradores – estudo empíricoPublication . Filipe, Rita Sofia de Barros; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroO principal objetivo deste estudo empírico é o de investigar a influência da liderança autêntica (LA) no desempenho dos colaboradores. Mais concretamente pretende-se apurar como (a) as perceções de LA explicam a criatividade dos colaboradores, (b) as perceções de LA explicam os CCO, (c) a criatividade dos colaboradores prediz o seu desempenho individual, (d) os CCO predizem o desempenho individual dos colaboradores, (e) as perceções de LA explicam diretamente o desempenho individual, (f) a criatividade medeia a relação entre as perceções de LA e o desempenho individual, e (g) os CCO medeiam a relação entre as perceções de LA e o desempenho individual. A amostra é constituída por 177 colaboradores, cujo desempenho foi avaliado por 73 líderes, de 26 empresas, localizadas nos distritos de Leiria, Santarém, Coimbra e Lisboa. Foi utilizado o método de dupla fonte, em que os líderes pronunciaram-se acerca de criatividade e CCO dos colaboradores, e os colaboradores descreveram a LA dos seus supervisores. Os resultados sugerem que: (a) as perceções de LA explicam a criatividade dos colaboradores, (b) as perceções de LA explicam os CCO, (c) a criatividade dos colaboradores prediz o seu DI, (d) o altruísmo, a virtude cívica e a conscienciosidade predizem o DI dos colaboradores, (e) as perceções de LA explicam diretamente o DI, (f) a criatividade medeia a relação entre as perceções de LA e o DI, e (g) o altruísmo, a virtude cívica e a conscienciosidade medeiam a relação entre as perceções de LA e o DI.
- Terapia ocupacional em comunidade : fundamentos para a práticaPublication . Varela Pedrosa, VandaA opção por este tema para este trabalho deveu-se ao facto da autora exercer profissionalmente um maior número de anos seguidos em Centro de Saúde, dos quais advieram uma experiência profissional de quase seis anos. Considerado um contexto de prática riquíssimo é facilitador para o crescimento e evolução de uma profissão em plena expansão, a de Terapeuta Ocupacional (TO). Aqui foi possível expandir a nossa atividade profissional, encetar novos projectos, ideias e uma constante inovação e criatividade pessoal.
- Automatização em redes locais sem fios de larga escalaPublication . Fuentes, Daniel Alexander Lopes; Pereira, António Manuel de JesusA evolução constante das tecnologias de informação e comunicação cria a necessidade, por parte dos operadores de comunicações, de um investimento crescente, inovador e efetivo a nível das suas infraestruturas, de forma a se adaptarem à realidade atual. Neste caso, a grande dificuldade detém-se no facto de que este mesmo investimento apenas acontece nos grandes centros populacionais e não nas zonas rurais e dispersas, visto estas não proporcionarem o retorno financeiro desejado. Tendo em conta os factos supracitados, os serviços disponíveis nas zonas com menos população são, na maior parte dos casos, de pouca qualidade, nomeadamente o acesso à Internet. Para colmatar esta desigualdade têm surgido cada vez mais projetos de redes sem fios como alternativa aos operadores de comunicações. No entanto o investimento financeiro necessário para implementar e manter estes projetos revelou-se difícil de suster, por estes abrangerem zonas populacionais muito dispersas que se encontram demasiado distantes das equipas especializadas, tornando-os não sustentáveis. Outro fator importante nestas infraestruturas é o de os recursos disponíveis serem escassos e estarem partilhados por todos os utilizadores. Além disso, neste tipo de redes coexiste todo o tipo de tráfego, o qual tem que ser devidamente identificado e classificado. Tendo por base os fatores referidos anteriormente, a presente dissertação apresenta duas soluções que podem dar uma resposta eficaz às necessidades referidas. A primeira tem como objetivo tornar as soluções de redes locais sem fios de larga escala, sustentáveis, autónomas e inteligentes, reduzindo assim os custos associados com a implementação e manutenção das mesmas. Isto é conseguido através de dispositivos que conseguem instalar-se e configurar-se automaticamente na rede na qual são inseridos, sem a intervenção de administradores ou técnicos especializados, minimizando assim os problemas associados à dispersão dos equipamentos em ambientes rurais. Já a segunda, de qualidade de serviço distribuído e dinâmico, tem como finalidade criar políticas de qualidade de serviço baseadas na utilização da rede. Desta forma a partilha dos escassos recursos disponíveis é otimizada de acordo com as necessidades da rede e das diferentes horas do dia, o que não acontece com estratégias de qualidade de serviço estáticas. Os resultados alcançados em laboratório e em cenário real revelaram a fiabilidade das soluções, apresentando tempos rápidos na execução das tarefas que cada uma tem de realizar. Estes testes também demonstraram a autonomia das soluções e a fácil integração com outros sistemas existentes. Desta dissertação resultam duas soluções cujo objetivo é automatizar as redes locais sem fios de larga escala de forma a torná-las sustentáveis, autónomas e eficientes.