Browsing by Issue Date, starting with "2013-11-05"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da gestão do conhecimento e da inovação na performance das empresas do distrito de LeiriaPublication . Santos, Ana Cristina Bernardo; Ferreira, Vítor Hugo SantosO principal objetivo do estudo foi perceber em que medida a Gestão do Conhecimento e a Inovação influenciam o desempenho organizacional, medido através do Volume de Negócios. Para tal, foram inquiridas, presencialmente e online, 75 empresas, maioritariamente industriais, associadas da NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria. Os resultados obtidos mostram que as empresas participantes reconhecem a importância da GC, atribuindo particular valor à melhoria na eficiência das tarefas através da partilha da informação e do conhecimento. Ao nível da Inovação a melhoria dos procedimentos é o aspeto mais valorizado pelas empresas estudadas. Verificou-se ainda a influência da GC na Inovação, verificando-se que a Criação do Conhecimento é a dimensão da GC que mais contribui para a Inovação, o que confirma a relação positiva entre a existência de processos de geração de conhecimento no interior das empresas e a Inovação. Contudo, não se verificou nenhuma influência da GC ou da Inovação sobre o desempenho empresarial, medido através do Volume de Negócios.
- Relatório de estágio ESTM-IPL/Câmara Municipal de Peniche: proposta de desenvolvimento para o projeto “Mar Pedagógico”Publication . Rosa, Beatriz Laranjeira Andrade; Dias, Francisco Teixeira Pinto; Venâncio, Rui; Dias, MarcoNuma civilização globalizada como a que se vive atualmente e com uma constante busca de melhores serviços, os consumidores são cada vez mais exigentes. Deste modo, as organizações de qualquer setor, incluindo o turismo, esforçam-se consequentemente para que os seus clientes lhes reconheçam o mérito, refletindo-se numa posterior e continuada preferência pelos produtos ou serviços. Através do marketing e promoção turística aplicado ao setor público será mais facilmente alcançado o objetivo de reconhecer o turista como um fator de desenvolvimento e crescimento do destino turístico, e por consequência, fazer todos os esforços possíveis para que este se sinta satisfeito e tenha a necessidade de repetir a experiência. Com este relatório é pretendido dar um maior foco em atividades de Marketing e Promoção Turística, para tal foi desenvolvido uma nova vertente para o Projeto piloto da Câmara Municipal de Peniche: “Mar Pedagógico”, assim como a sua envolvente histórica em termos de tradição ligada à indústria do mar. Este desenvolvimento aliado à economia do mar vai de encontro às estratégias já utilizadas pelo município de Peniche, apresentando uma nova perspetiva associada às suas tradições e costumes. Para além da proposta de desenvolvimento, no relatório consta a descrição sobre todo o trabalho desenvolvido nos departamentos de Turismo e Cultura da Câmara Municipal de Peniche, incluindo tarefas diárias, participações em eventos e a descrição dos espaços.
