Browsing by Issue Date, starting with "2012-12-05"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da compra de ações próprias na liquidez e na volatilidade das açõesPublication . Gameiro, Carla Sofia dos Reis; Febra, Lígia Catarina Marques; Canadas, Natália Maria Prudêncio RafaelO objetivo deste trabalho é analisar o impacto da compra de ações próprias na liquidez e na volatilidade das ações. A aquisição de ações próprias tem vindo a aumentar expressivamente à escala mundial, transformando-se num importante meio de distribuição de caixa para os acionistas, em substituição ao pagamento de dividendos. Neste trabalho analisamos, especificamente, se a compra de ações próprias conduz ao aumento da liquidez das ações e à diminuição da volatilidade das ações. Para tal, utilizamos uma amostra constituída pelas empresas que constituem o PSI Geral para o período de 2005 a 2011. Os resultados do estudo permitem constatar que no mercado nacional a compra de ações próprias permite aumentar na liquidez das ações, no entanto, ao contrário do que seria de esperar, a compra de ações não tem um impacto negativo na volatilidade das ações. A crise económica e financeira, com início em 2008, tem impacto na estimação da liquidez das ações. O mesmo não se verifica para a estimação da volatilidade das ações.
- Perceção dos fatores de complexidade na tributação do rendimento das pessoas singularesPublication . Carvalho, Maria Manuela Gonçalves; Carvalho, Alexandra Cristina Pinheiro; Sá, Cristina Isabel Branco deO estudo da complexidade fiscal tem ganho ênfase como fator explicativo do cumprimento fiscal. O objetivo central deste trabalho de investigação é a identificação dos fatores que influenciam a perceção da complexidade fiscal na tributação do rendimento das pessoas singulares e de que forma essas perceções afetam o cumprimento fiscal por parte do contribuinte. Os modelos económicos tradicionais não explicam as motivações comportamentais dos contribuintes. As perceções que os contribuintes têm da aplicação da justiça e da equidade podem ter impacto no cumprimento fiscal. A necessidade do estudo destas questões tem conduzido a estudos que incluem variáveis demográficas e económicas, mas passam também a ser tomados em consideração aspetos psicológicos e comportamentais como a equidade, a moral tributária ou a complexidade. A tributação das pessoas singulares é uma das mais importantes áreas no sistema fiscal. No contexto atual torna-se importante uma reflexão sobre os fatores e as perceções do contribuinte acerca do grau de complexidade na tributação do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS). Partindo de um conjunto de características sócio económicas e psicológicas foram estabelecidas hipóteses que podem explicar as perceções das perceções dos contribuintes sobre o grau de complexidade na tributação do rendimento das pessoas singulares e consequentemente no cumprimento fiscal. Os resultados indicam que a complexidade fiscal é afetada não só por fatores sócio económicos como também por fatores comportamentais e psicológicos.
- Contabilidade de gestão e o papel do contabilista nas PMEPublication . Ferreira, Isaura Maria Alves; Carvalho, Alexandra Cristina Pinheiro; Pereira, Rui Manuel Patrício FerreiraO principal objetivo do estudo consiste na identificação das práticas de Contabilidade de Gestão utilizadas nas PME do Concelho de Leiria, bem como na importância da informação produzida por esta vertente da Contabilidade e na análise do papel do preparador da informação como parceiro de negócios na tomada de decisões. Através da análise estatística aos dados obtidos no inquérito aos responsáveis pela Contabilidade de Gestão foi possível identificar a relação entre os três principais vértices em estudo, a Contabilidade de Gestão, as PME e o Contabilista. Os resultados permitem constatar que as práticas tradicionais de Contabilidade Gestão são comumente utilizadas nas PME do Concelho de Leiria, especialmente a Análise de Rácios, o Custeio Total e o Orçamento. Esta conclusão segue claramente os indícios da revisão de literatura, que salienta a utilização menos frequente das ferramentas de Contabilidade de Gestão contemporâneas nas PME. Quanto à importância atribuída à informação produzida pela Contabilidade de Gestão, o contabilista em estudo classifica-a como elevada. No entanto essa informação é, por ele, considerada altamente relevante no cumprimento das obrigações fiscais e para efeitos de preenchimento das DF´s, o que evidencia uma perceção distorcida dos fundamentos e objetivos da Contabilidade de Gestão, por parte do preparador da informação contabilística. Desta conclusão é importante salientar que o entendimento do responsável pela Contabilidade requer melhorias significativas quanto aos conceitos e objetivos da Contabilidade de Gestão em empresas de menor dimensão.
- A cultura como um fator de atração de investimento direto estrangeiro : uma aplicação do Projeto GLOBEPublication . Caseiro, Anabela Fernandes; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesEsta dissertação apresenta uma nova perspetiva sobre a influência da cultura na entrada de Investimento Direto Estrangeiro (IDE), encarando-a como um potencial fator de atração. Tendo por base a moldura teórica do Projeto GLOBE- Global Leadership and Organizational Behavior Effectiveness (House et al., 2004), testamos as nove dimensões culturais em termos de práticas, no sentido de avaliar o impacto que a cultura exerce na atração de IDE. Desta forma, analisamos o fenómeno para além das dimensões culturais de Hofstede (1980), modelo pioneiro no estudo do impatco de dimensões culturais nos negócios internacionais, usado na esmagadora maioria dos estudos relevantes ao tema, centrados nos valores culturais. Por forma a captar a importância das práticas culturais evidenciadas pelo GLOBE, agregamos as nove dimensões culturais em três variáveis com características comuns, as quais nomeámos: concretização, orientação para o próximo e desigualdade social. Este agrupamento foi confirmado pela análise fatorial de componentes principais. Criámos assim, um modelo conceptual, que, controlando fatores económicos através do logaritmo do PIB (Produto Interno Bruto), estabelece relações entre cada uma das novas variáveis e a atração de IDE. Os resultados obtidos numa amostra de 56 países para um período de 2008 a 2011 revelam que as empresas multinacionais (EMN’s) irão optar por investir em países com índices de práticas mais elevados de concretização e mais baixos de orientação para o próximo e de desigualdade social. Apresentamos, desta forma, conclusões inovadoras resultantes do agrupamento de variáveis, e pioneiras quanto a algumas dimensões culturais nunca anteriormente estudadas.