Browsing by Issue Date, starting with "2012-06-14"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Anúncio de dividendos: a reacção do mercado de capitais portuguêsPublication . Lopes, CeciliaEste estudo aborda o tema política de dividendos, mais especificamente o impacto dos anúncios de dividendos no mercado de capitais português. Perante o vasto leque de teorias existentes e das diversas reacções expectáveis, propusemo-nos encontrar evidência empírica da(s) que melhor se enquadra(m) no cenário bolsista nacional entre 2005 e 2009. O objectivo é analisar se os anúncios de dividendos são interpretados como informação nova e valiosa capaz de alterar as expectativas dos investidores e influenciar a revisão de carteiras dos mesmos. No trabalho empírico desenvolvido tratamos os anúncios de dividendos das empresas cotadas na Euronext Lisboa, pertencentes ao PSI Geral a 31/12/2009. Tendo por base os critérios especificados ao longo do estudo, a amostra engloba 21 empresas, que se traduzem em 94 anúncios de dividendos. A reacção do mercado aos anúncios de aumento, diminuição e manutenção dos dividendos é verificada pela análise da rendibilidade anormal e do volume de transacções anormal, para dois períodos de análise: 5 e 21 dias. Constatamos que no mercado nacional existe reacção aos anúncios de dividendos quer ao nível do volume de transacções, quer em termos de oscilações nas cotações, não se encontrando suporte para a teoria da irrelevância dos dividendos. Embora a teoria da preferência fiscal, a existir, não seja a predominante no mercado de capitais português, não se revela possível concluir qual a teoria que mais se evidencia, se a teoria de catering, se as teorias da sinalização e da agência.
- Um índice de responsabilidade social empresarial para a realidade portuguesaPublication . Faria, FilipaNesta dissertação propõe-se estudar o tópico da responsabilidade social empresarial (RSE) em Portugal. A problemática da RSE tem crescido nas últimas décadas, fazendo aumentar a complexidade do meio organizacional, como resultado da globalização dos negócios. Deste modo, propõe-se construir um índice de avaliação do nível de RSE dirigido para a actividade empresarial portuguesa. Mediante a técnica da análise de conteúdo de relatórios de sustentabilidade, através da atribuição de pontuação à divulgação de actividades de RSE por parte das empresas, pretende-se construir um índice de RSE. Esta necessidade de construção de um índice surge pela carência de uma base de dados que reflicta a RSE de modo uniforme e isento, à semelhança do que já acontece noutros países. Deste modo, aplicou-se a metodologia de construção do índice de RSE a uma amostra de 53 empresas pertencentes ao World Business Council for Sustainable Development em Portugal, pertencentes a 11 sectores de actividade. Posteriormente são testadas três hipóteses habitualmente referidas na literatura internacional em RSE, através da regressão linear. Em primeiro lugar testou-se a hipótese de existirem sectores de actividade onde as empresas tendem a ter um menor nível de RSE, em segundo lugar aferiu-se a hipótese de que quanto maior uma empresa, maior será o seu nível de RSE, e em terceiro lugar testouse se as empresas com maiores retornos financeiros tendem a ter um maior nível de RSE. Os resultados principais são (i) o sector de actividade é uma variável explicativa relevante para o nível de RSE de uma empresa portuguesa, existindo sectores de actividade onde as empresas apresentam níveis de RSE baixos; (ii) o volume de vendas não é uma variável explicativa relevante para o nível de RSE das empresas portuguesas; e (iii) ao contrário do que é referido frequentemente na literatura, a rentabilidade financeira de uma empresa portuguesa parece afectar de forma negativa o seu nível de RSE. Por fim, realizou-se uma análise de forma a testar se a influência da dimensão e da rentabilidade de uma empresa nos níveis de RSE é significativamente diferente caso esta seja do tipo financeiro ou do tipo não financeiro. Conclui-se que (iv) a rentabilidade é relevante na explicação da RSE em Portugal sobretudo para as empresas financeiras enquanto (v) o volume de vendas se torna relevante na explicação da RSE das empresas não financeiras.
- Internacionalização das instituições de ensino superior em Portugal: proposta de metodologia para a construção de indicador do grau de internacionalizaçãoPublication . Veiga, RitaA internacionalização tem uma importância crescente para o ensino superior. Devido à globalização as instituições de ensino superior (IES) estão a actuar num ambiente crescentemente competitivo. Sinal disso mesmo é o aparecimento dos rankings referentes às IES e às suas várias dimensões de actuação. Ainda assim, por norma os estudos que têm em conta a internacionalização do ensino superior são fundamentalmente qualitativos, não abordando aspectos quantitativos. Neste trabalho o objectivo é observar o grau de internacionalização de cada instituição de ensino superior público portuguesa e ordená-las segundo esse grau, ou seja, elaborando o seu ranking, fazendo deste um estudo quantitativo. O grau de internacionalização é estabelecido a partir de três áreas previamente seleccionadas da revisão de literatura: ensino/aprendizagem, cooperação e investigação. Para obtenção dos dados foi realizado um inquérito a 29 instituições de ensino superior público portuguesas, tendo sido obtidas 9 respostas válidas. Verificámos que a metodologia aplicada dá resultados, sendo possível obter uma ordenação comparativa do grau de internacionalização. Reconhecemos, porém, que uma das fortes limitações deste estudo foi a reduzida taxa de resposta por parte das instituições. Complementarmente, e partindo dos resultados obtidos para o indicador de grau de internacionalização, testámos algumas hipóteses de relação com outras variáveis, nomeadamente: 1) relacionando a importância atribuída a cada área de internacionalização com a respectiva colocação nesse ranking; 2) relacionando a antiguidade (variável proxy da reputação) com a posição no ranking e 3) aferindo se um maior número de protocolos internacionais resulta num maior número de alunos em mobilidade. Verificou-se apenas numa das dimensões (mobilidade de estudantes) que as IES que atribuem mais importância são as que têm valores baixos nessa área; não se confirmou estatisticamente a relação entre a antiguidade das IES e a sua posição no ranking; por fim, comprovou-se que um maior número de protocolos se traduz num maior número de estudantes em mobilidade. Este estudo foi um contributo para o estudo da internacionalização do ensino superior tendo em conta uma abordagem quantitativa.
- "Financial Numbers Game" Evidence to the Dj Stoxx 50 Euro IndexPublication . Costa, MartaThe capital market reaction to the earnings announcement has been studied in the literature. This work focuses on market reaction to earnings announcement, whose values are similar or above analysts' forecasts, proxy for market expectations. Consequently, after assess the relevance and timeliness of the concept to meet or beat expectations, especially the value-effect in which we present a positive earnings surprise, we have looked at the mechanisms used by management in order to report earnings above expectations. Subsequently, and based on an approach of the earnings expectations time line, we develop our hypotheses and design our variables. To enhance the consistency of our tests, we consider two metrics to calculate the cumulative abnormal returns: the market model and market adjusted return. We analyze the existence of a market premium for firms of the DJ Stoxx 50 E, which meet or beat expectations. Then, and analyzing expectations path, we infer expectations management in the sample obtained in 636 firms-quarters. Finally, we analyzed the association between the market premium and the existence of expectations management, based on 48 observations in which there was the likelihood of manipulation of expectations. The results for the market premium are consistent with previous studies, and although our sample has a very small size in relation to previous studies, establish the existence of a market premium for companies that meet or beat expectations. Specifically, we obtained a higher return at 3.1% for firms that realize and exceed expectations. We can also conclude that the earnings surprise magnitude affects the return of the company. Regarding the presence of expectations management, we detect that there is a significant difference between cases likely to exist expectations management and cases where it is less vi likely that there is expectation management. Thus, we can say that there is expectation management in firms and sample period. Concerning the association between the expectations management and the market premium, the results show empirical evidence that the market premium exists when companies meet or beat expectations through expectations management. However, we could not conclude if the premium is significantly different for cases in which the MBE is genuine from those cases where the expectations management influences the fact that companies meet or beat expectations.