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Authors
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Abstract(s)
Este estudo aborda o tema política de dividendos, mais especificamente o impacto dos anúncios de dividendos no mercado de capitais português. Perante o vasto leque de teorias existentes e das diversas reacções expectáveis, propusemo-nos encontrar evidência empírica da(s) que melhor se enquadra(m) no cenário bolsista nacional entre 2005 e 2009.
O objectivo é analisar se os anúncios de dividendos são interpretados como informação
nova e valiosa capaz de alterar as expectativas dos investidores e influenciar a revisão de carteiras dos mesmos.
No trabalho empírico desenvolvido tratamos os anúncios de dividendos das empresas
cotadas na Euronext Lisboa, pertencentes ao PSI Geral a 31/12/2009. Tendo por base os
critérios especificados ao longo do estudo, a amostra engloba 21 empresas, que se
traduzem em 94 anúncios de dividendos. A reacção do mercado aos anúncios de aumento,
diminuição e manutenção dos dividendos é verificada pela análise da rendibilidade
anormal e do volume de transacções anormal, para dois períodos de análise: 5 e 21 dias.
Constatamos que no mercado nacional existe reacção aos anúncios de dividendos quer ao
nível do volume de transacções, quer em termos de oscilações nas cotações, não se
encontrando suporte para a teoria da irrelevância dos dividendos. Embora a teoria da preferência fiscal, a existir, não seja a predominante no mercado de capitais português, não se revela possível concluir qual a teoria que mais se evidencia, se a teoria de catering, se as teorias da sinalização e da agência.
Description
Dissertação de Mestrado em Finanças Empresariais apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Anúncios de dividendos Euronext Lisboa Política de dividendos Reacções do mercado de capitais Rendibilidade anormal Volume de transacções anormal