Coleções gerais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Coleções gerais by Author "Alves, Sandra"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- A consulta de apoio psicológico no Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria (SAPE/IPL)Publication . Pereira, Ana Patrícia; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Alves, Sandra
- Desenvolvimento de competências transversais no Ensino Superior: a experiência do Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Seco, Graça; Alves, Sandra; Filipe, Luís; Pereira, Ana Patrícia; Duarte, Ana LúciaPara além de uma oportunidade de formação científica e profissional, a entrada no Ensino Superior é perspetivada, por muitos estudantes, também como uma oportunidade de promoção do seu desenvolvimento intelectual, pessoal e social. Nesta transição do ciclo de vida, o indivíduo é confrontado com uma série de desafios e mudanças, aos quais deverá procurar responder adequada e eficazmente, de forma a experienciar uma adaptação positiva e satisfatória. A separação da família e dos amigos, bem como a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais, sociais e académicas são consideradas como dificuldades inerentes ao processo de transição do ensino secundário para o ensino superior (...)
- Development of study and communication competences in the transition to higher educationPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Patrícia; Alves, SandraResearch has been stressing the importance and relevance of intra and interpersonal competence development in the promotion of the student academic success and general wellbeing. In the transition to Higher Education, the individual is confronted with different challenges and changes to which he must try to answer in a correct way so as to reach a positive and satisfactory adaptation. Separation from family and friends, the adaptation to new tasks, new personal, social and academic demands are considered inherent difficulties to this process of transition. As far as the academic dimension is concerned one of the most relevant difficulties is related to the adequacy of study strategies, used in secondary education, to the demands of the new context. The recent course changes concerning the Bologna Process demand the student the need to develop an active and more self-controlled learning process. The consciousness of the importance that the student should become a real manager of his study and communicational competences, led the Student Support Service of the Polytechnic Institute of Leiria (SSS/PIL) to implement two training programmes focused on the following transverse competences: Communication and Emotional Intelligence and Study Methods and Time Management, with the duration of 9 hours each. Those programmes, supervised on active methodologies, had, as their main objective, not only the development of adequate strategies in communication and interpersonal relationship, but also the achievement of strategies that contribute to improve the academic work and performance, stressing, thus, the importance of self-regulation to the success of the PIL student. In this context, with this paper proposal, we want to show the structure and implementation as well the main results of the two training programmes developed by SSS, in the 4 campus of PIL, in which 126 students were involved. In general, the programmes were assessed, very satisfactorily, by students who highlighted the importance of this type of training, especially in the context of the changes that took place, in Higher Education, due to the Bologna Process.
- Dislexia em estudantes do ensino superior : alguns dados da intervenção no Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Alves, Sandra; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, MarcelinoApesar do interesse crescente pela dislexia (Gilroy et. al., 1996, citados por Hatcher, Snowling & Griffiths, 2002), sente-se a necessidade de investigação adicional sobre esta problemática e a forma como condiciona o percurso escolar dos estudantes que frequentam o Ensino Superior (ES). Essa carência é particularmente relevante na instituição onde trabalhamos, pois temos assistido a uma procura crescente dos nossos serviços por parte dos estudantes com dislexia. Conscientes que não se regista um consenso entre os vários autores em domínios tais como a etiologia, sintomatologia e estratégias de intervenção (Pereira, 1990; Pereira, 1995; Ridell & Weedon, 2006) pretendemos com o presente artigo analisar algumas das especificidades relacionadas com os estudantes disléxicos que frequentam o ES, dando a conhecer os dados relacionados com o seu percurso escolar, diagnóstico(s) prévio(s), medidas educativas implementadas e principais dificuldades sentidas recorrendo, para o efeito, a uma amostragem recolhida no Instituto Politécnico de Leiria. Apresentaremos também as estratégias de avaliação e intervenção que têm sido implementadas pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) junto destes alunos no sentido de promover o seu sucesso académico e bem-estar, numa perspectiva de inclusão e igualdade de oportunidades para todos no ES.
- O email como complemento da terapia no contexto do ensino superiorPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Alves, SandraDiversas investigações caracterizam a intervenção psicológica no contexto do Ensino Superior (ES) como uma psicoterapia breve (Grayson, 2006) com características próprias, sendo a relação terapêutica estabelecida entre o psicólogo e o cliente considerada o aspeto mais importante e, muitas vezes, o principal fator promotor da mudança (Pinkerton, Talley, & Cooper, 2009). De acordo com a investigação realizada por Elliot (2008), os momentos significativos na terapia, na perspetiva do cliente, podem ser integrados num de dois conjuntos de temas: aspetos úteis e mudança terapêutica. No presente trabalho será dedicada maior atenção ao conjunto aspetos úteis identificados pelos clientes que englobam principalmente as características facilitadoras do terapeuta que, frequentemente, proporcionam uma experiência de conforto muitas vezes associada a uma ação do terapeuta posteriormente relatada pelos clientes como momentos por eles perspetivados como sendo significativos (Abreu & Ribeiro, 2012). Nesta proposta de comunicação e na perspetiva dos conceitos apresentados anteriormente, pretendemos apresentar algumas reflexões sobre o uso do correio eletrónico na terapia e o seu impacto para o cliente, para o psicólogo e para a relação terapêutica estabelecida.
- Escala de competências de estudo: resultados de um estudo de validação no Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Almeida, Leandro S.; Alves, Sandra; Pereira, Patrícia; Filipe, Luís PereiraDescreve-se um estudo exploratório de construção e validação de uma escala voltada para a avaliação das competências de estudo e abordagens à aprendizagem por parte de alunos do Ensino Superior Politécnico. Uma amostra de 264 alunos foi considerada neste estudo, tendo-se recorrido à Escala de Competências de Estudo (ECE – Almeida & Joly, em preparação). Os resultados, longe de confirmarem as dimensões iniciais propostas pelos autores, parecem identificar duas formas de auto-regulação nos alunos: uma mais centrada nos comportamentos e condutas quotidianas (organização do estudo) e outra mais dirigida por aspectos motivacionais e cognitivos. São apresentados os resultados centrados na delimitação das duas dimensões, assim como a sua associação a níveis de rendimento escolar (disciplinas em atraso e médias obtidas) e diferenciação segundo o género, idade e tipo de curso frequentado pelos alunos. As correlações com o rendimento são mais elevadas tomando a dimensão mais comportamental da autoregulação, sendo que as alunas apresentam médias mais elevadas nas duas dimensões e os alunos mais velhos apresentam níveis mais elevados de auto-regulação em termos motivacionais e cognitivos.
- Formação de docentes no Ensino Superior: a experiência do Instituto Politécnico de Leiria, PortugalPublication . Seco, Graça; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra; Filipe, Luís; Duarte, Ana Lúcia
- Formação de docentes no Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)Publication . Seco, Graça; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra; Filipe, Luís; Duarte, Ana Lúcia
- Necessidades Educativas Especiais : manual de apoio para docentesPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra
- Necessidades Educativas Especiais : manual de apoio para estudantesPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra