Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Dislexia em estudantes do ensino superior : alguns dados da intervenção no Instituto Politécnico de Leiria

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Apesar do interesse crescente pela dislexia (Gilroy et. al., 1996, citados por Hatcher, Snowling & Griffiths, 2002), sente-se a necessidade de investigação adicional sobre esta problemática e a forma como condiciona o percurso escolar dos estudantes que frequentam o Ensino Superior (ES). Essa carência é particularmente relevante na instituição onde trabalhamos, pois temos assistido a uma procura crescente dos nossos serviços por parte dos estudantes com dislexia. Conscientes que não se regista um consenso entre os vários autores em domínios tais como a etiologia, sintomatologia e estratégias de intervenção (Pereira, 1990; Pereira, 1995; Ridell & Weedon, 2006) pretendemos com o presente artigo analisar algumas das especificidades relacionadas com os estudantes disléxicos que frequentam o ES, dando a conhecer os dados relacionados com o seu percurso escolar, diagnóstico(s) prévio(s), medidas educativas implementadas e principais dificuldades sentidas recorrendo, para o efeito, a uma amostragem recolhida no Instituto Politécnico de Leiria. Apresentaremos também as estratégias de avaliação e intervenção que têm sido implementadas pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) junto destes alunos no sentido de promover o seu sucesso académico e bem-estar, numa perspectiva de inclusão e igualdade de oportunidades para todos no ES.

Description

Keywords

Dislexia Ensino superior Inclusão Sucesso académico Trajectória escolar

Citation

Alves, S. e outros - Dislexia em Estudantes do Ensino Superior: alguns dados de intervenção no Instituto Politécnico de Leiria. In Linares, J. & Fuentes, M. Investigación en Convivencia Escolar: variables relacionadas, pp. 309--314. [S.l.]: Editorial GEU, 2010. ISBN: 978-84-9915-122-9

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Editorial GEU

CC License