Coleções gerais
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- O ensino superior na região da Alta EstremaduraPublication . Melo, António Ferreira Pereira de
- A satisfação na actividade docentePublication . Seco, Graça Maria dos Santos BatistaCom esta investigação procuramos dar conta das principais conclusões decorrentes de um estudo que pretendia a análise e o esclarecimento da seguinte problemática: qual a eficácia preditiva de constructos de natureza psicológica e de variáveis sociodemográficas na satisfação com o trabalho docente? Com base numa amostra de 752 professores de 20 escolas da zona Oeste e utilizando o modelo de regressão hierárquica, os resultados conduziram-nos à constatação de uma maior eficácia preditiva das variáveis de natureza psicológica (como sejam a auto-estima, a motivação intríseca, o locus de controlo, o sentido de autonomia e a satisfação com a vida em geral) face às sociodemográficas (como o sexo, a idade, o tempo de experiência docente ou o nível de ensino leccionado), para o bem-estar dos professores, em situação de trabalho. Em termos de implicações práticas, importa destacar a relevância que os dados conferem à estruturação de estratégias que incidam sobre a construção e desenvolvimento de competências ao nível da personalidade do professor, competências perspectivadas como significativas para um melhor ajustamento às exigências da actividade docente e propiciadoras de satisfação profissional.
- Escola Superior e Ciências Agrárias e Florestais de Pombal: proposta de criaçãoPublication . Pires, Artur da Rosa; Castro, Eduardo Anselmo de; Arroteia, Jorge; Marques, Maria José; Marques, João Lourenço; Soares, António; Santos, Dora dosA um conjunto de estudos e reflexões já existentes, sobre as principais oportunidades de ensino e formação na área do distrito de Leiria, juntam-se novos elementos informativos baseados em análises com metodologias diferenciadas para, qualitativa e quantitativamente, melhor fundamentar e perspectivar a eventual criação de uma ou mais escolas de ensino politécnico no centro-litoral do país. O conteúdo deste documento reflecte, em parte, a preocupação de justificar quantitativa-mente uma oferta acrescida de Ensino Superior no distrito de Leiria, correspondente à criação de uma Escola Superior de Ciência Agrárias e Florestais em Pombal. E numa vertente de análise mais qualitativa, serão identificadas como áreas de formação a privilegiadas e delineadas alguns princípios que deverão presidir à estruturação dos cursos a ministro na futura escola politécnica.
- A Rede do Ensino Superior em PortugalPublication . Terça, Olga M. M.
- In vitro break of dormancy of axillary buds from woody species (Persea indica and Arbutus unedo) by sectioning with a laser beamPublication . Rodrigues, Américo; Sérgio, Pedro M.; Teixeira, Manuel R.; Pais, Maria S.The effect of laser cut of explants on the break of dormancy of axillary buds and the development of micropropagated Persea indica and Arbutus unedo nodal segments was investigated. A continuous CO2 wave laser was used. A regular cut was obtained with a laser power of 75 W and a corresponding cutting speed of 0.01 m s−1. Using these parameters, the surfaces of the segments were cut consistently with little or no disruption of the neighboring cells and tissues, in contrast to the irregular cut made with a surgical blade, especially at the level of vascular vessels. For both species studied, when the sectioning was performed in November or December, the laser cut promoted break of dormancy of axillary buds and a faster growth of the resulting shoots. When sectioning was carried out in February, the laser cut had little or no effect on axillary bud development.
- Teacher satisfaction: some pratical implications for teacher professional development modelsPublication . Seco, Graça Maria dos Santos BatistaEver since the 1930s, Organizational Psychology has been devoting a great deal of attention to the study of job satisfaction. This has happened for three main reasons: historical and/or cultural (from both a historical and a cultural viewpoint, increasing value has been attached to the quality of life at work, which is regarded more and more as a space of personal development); functional (not only for its intrinsic value as psychological variable directly affecting behaviour, but also because job satisfaction is a construct with implications and consequences on other attitudes, at individual as well as at organizational level); and practical (it is a variable which can be easily measured and used). For a number of years, also teacher job satisfaction has been recognized as extremely important for implementing any type of education reform, for involving the teacher in life-long learning, for the quality of the teaching-learning process, and for satisfaction with life in general. This is the framework of the present empirical study, conducted with the objective of clarifying the aspects of teaching to be encouraged and the psychological processes to be promoted so as to obtain the best possible adjustment (as condition of satisfaction) between teachers' personal features and a professional activity requiring very specific characteristics.
- Plano de actividades 2003Publication . Instituto Politécnico de Leiria
- Análise do sucesso escolar do IPL face a outras instituições de ensino público nos anos lectivos 2002/2003, 200/2004 e 2004/2005Publication . Gabinete de Planeamento e Gestão
- Nomes em -deira no portuguêsPublication . Rio-Torto, Graça; Renca, Nuno Miguel Lourenço NevesNeste texto analisa-se o funcionamento do sufixo -deira no âmbito do paradigma de formação de nomes deverbais do português europeue brasileiro com valor agentivo e/ou instrumental. Nele se explicam os factores que estão por detrás da concorrência entre -deira e -dora em nomes instrumentais e a crescente tendência para a afectação de -eira a denominações de realidades artesanais e não teconologizadas.
- O Estado Novo e a Ação Social no Ensino SuperiorPublication . Pedro, Rosa Maria CarreiraNo âmbito do presente trabalho, procurámos estudar a relação entre o Estado e a acção social no ensino superior durante o Estado Novo, em Portugal. Pretendemos determinar em que medida o Estado apoiou a acção social no ensino superior entre 1933 e 1974. Para melhor compreender a evolução do sistema de acção social, efectuámos uma caracterização periodológica assente essencialmente no critério das relações entre o Estado e a sociedade civil. A par do estudo da legislação regulamentadora dos aparelhos ideológicos e administrativos do Estado Novo, e de outros documentos oficiais, procurámos abarcar diferentes perspectivas, recorrendo a depoimentos de potenciais utilizadores do sistema de acção social, bem como ao testemunho do protagonista da reforma do Ensino Superior antes do golpe militar do 25 de Abril de 1974 (...)
