Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
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Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by advisor "Barbeiro, Luís Filipe Tomás"
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- A exposição oral formal: a macroestrutura e a coesão textual como dimensões ensináveis no ensino secundárioPublication . Nogueira, Maria Lucília Gonçalves; Barbeiro, Luís Filipe Tomás; Marques, Carla Maria Gerardo Henriques da CunhaEsta dissertação descreve uma investigação sobre a eficácia de estratégias didáticas no desenvolvimento da exposição oral formal por alunos do ensino secundário, no contexto do projeto escolar Comunicar Saberes, uma iniciativa multidisciplinar que promove apresentações orais em contextos formais. O objetivo do estudo é compreender como o ensino explícito da macroestrutura da exposição oral formal e o uso de recursos de coesão textual podem melhorar a competência de comunicação oral dos alunos, facilitando a construção de discursos claros e bem estruturados. A metodologia utilizada nesta investigação corresponde a um estudo de caso associado a um processo de investigação-ação, o que permitiu uma análise detalhada dos efeitos das intervenções pedagógicas no desenvolvimento do género textual exposição oral por parte dos alunos. A investigação centrou-se na aplicação de estratégias didáticas que promovem o conhecimento e consequente domínio de um tipo de macroestrutura do género textual em estudo e o uso de organizadores discursivo-textuais como recursos de coesão textual. Os resultados indicam que a aplicação dessas estratégias resultou numa melhoria significativa nas áreas visadas. Verificou-se um progresso claro na capacidade dos alunos de estruturar e apresentar ideias de forma clara e coerente, utilizando organizadores discursivos-textuais para assegurar a coesão textual e seguindo um plano de texto ajustado ao género textual e às condições de uso. Esta abordagem resultou numa comunicação mais eficaz, com os alunos a demonstrar maior confiança e capacidade para construir discursos organizados. Conclui-se que o desenvolvimento dos aspetos visados no estudo no âmbito do tratamento do género exposição oral formal é substancialmente beneficiado por uma abordagem pedagógica que valoriza tanto o ensino da macroestrutura discursiva quanto a prática contínua e o feedback construtivo. Este estudo reforça a importância de integrar no currículo escolar práticas educativas específicas que visem melhorar a competência comunicativa oral dos alunos, preparando-os para enfrentar desafios comunicativos complexos em contextos educativos e profissionais.
- Abordagem genológica em contexto de jardim-de-infância e crianças com perturbações da comunicação: alargar o círculo de inclusãoPublication . Prino, Cláudia Sofia Reis Pinto Gonçalves; Barbeiro, Luís Filipe TomásO presente estudo incidiu sobre as potencialidades de estratégias inspiradas na pedagogia genológica no contexto de uma sala de educação de infância, crianças com idades compreendidas entre os dois, três e quatro anos, incluindo crianças com perturbações da comunicação. Pretendeu-se observar o contributo destas estratégias, para, com um propósito inclusivo, promover o sucesso alargado na aprendizagem relacionada com as histórias e outros géneros textuais. O estudo foi realizado numa perspetiva de investigação-ação. Contrastaram-se a abordagem pedagógica habitualmente seguida pela educadora com a introdução de estratégias genológicas. Os dados foram recolhidos através de gravação das sessões e do diário de bordo da educadora. Os resultados obtidos revelaram um incremento da participação e do sucesso das intervenções das crianças, incluindo das crianças com perturbações da comunicação, que se aproximaram do nível alcançado pelas restantes crianças. O recurso à pedagogia genológica alterou positivamente a sua compreensão e participação e melhorou as suas atitudes e comportamento. Foram, assim, alargados os círculos de inclusão por meio de atividades dirigidas a todo o grupo. Tornou-se evidente o alargamento do sucesso envolvendo todas as crianças, com reflexos ao nível de atitudes e comportamento, mas também implicando a participação e o desenvolvimento de competências de compreensão ligadas à leitura (audição) de histórias e de outros géneros textuais.
- Adaptação e Inclusão Académica de Alunos Estrangeiros Hispano-falantes: para além da (Inter)compreensão de LínguasPublication . Araya, Esteban Adrian Cáceres; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Barbeiro, Luís Filipe TomásA presente investigação incide nas experiências de estudantes hispano-falantes, em relação à sua adaptação e inclusão numa instituição do ensino superior portuguesa, no quadro da intercompreensão linguística (IC) entre espanhol e português. Quando as línguas em contacto são bastante semelhantes, como é o caso do espanhol e do português, a proximidade linguística constitui um fator que potencia a (inter)compreensão. Contudo, ainda há outros fatores fulcrais que podem favorecer ou dificultar o processo de adaptação durante o percurso académico. Fatores psicológicos, sociais e afetivos tornam-se relevantes quando surgem dificuldades durante o processo de aprendizagem e inclusão, quer considerando quer o contexto académico, quer o contexto social. Este estudo teve como objetivos caracterizar o processo de adaptação e inclusão dos estudantes hispano-falantes, identificar dificuldades e estratégias ativadas para as superar e caracterizar do grau de consecução comunicativa percecionado pelos próprios, tendo por base a intercompreensão entre o espanhol e o português. A amostra não probabilística, sendo constituída por seis estudantes do Equador, que frequentam cursos de licenciatura na instituição portuguesa e já têm um ano de experiência neste contexto académico. Anteriormente, tinham conhecimentos da língua portuguesa. A investigação apresenta um caráter qualitativo, sob um paradigma descritivo-interpretativo, concretizado através de um estudo de casos múltiplos, por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Os resultados da análise colocam em relevo a existência de dificuldades de adaptação ao contexto académico e a perceção de pouca ou nenhuma inclusão fora do contexto curricular, tanto por parte dos colegas como dos professores. Também salientam a realização de conquistas no plano pessoais, designadamente maior independência, autodisciplina, auto-organização e regulação emocional. No domínio linguístico, a pronúncia e a gramática emergem como os domínios em que os sujeitos percecionam maiores dificuldades.
- Contribución de las TIC al Logro de aprendizages significativosPublication . Serrano Dueñas, José Bernardo; Barbeiro, Luís Filipe TomásLas TIC llegaron para quedarse y han transformado nuestras vidas puesto que prácticamente no existe un ámbito de la vida humana en que no experimentemos su presencia y su uso. Organismos internacionales vinculados directa o indirectamente con la educación y el desarrollo, muchísimos gobiernos de distintas ideologías y diferentes organismos de apoyo social a nivel nacional e internacional encuentran en las TIC un potencial transformador de la educación para mejorar el desarrollo humano y disminuir, cuando no erradicar, la brecha económica y social existente. Quienes estamos inmersos en la educación y en el aula también afirmamos, y con mayor conocimiento de causa, el potencial transformador que tienen las TIC para mejorar la calidad educativa, mejora que, entre otros aspectos, se concreta en el proceso de enseñanza aprendizaje, en la generación de distintos tipos de aprendizajes acordes a las características de nuestros estudiantes y para que esos aprendizajes logren ser realmente significativos. La mejora dependerá del uso pedagógico que hagamos de las TIC, uso que está estrechamente vinculado en el Currículo del Ecuador con el logro por parte de los estudiantes de las destrezas básicas imprescindibles y con el desarrollo de las habilidades de pensamiento, particularmente las de nivel superior, que están implícitas en esas destrezas; y este uso el docente lo diseña y concreta en las distintas planificaciones curriculares, especialmente en la planificación de unidad didáctica. La pregunta que da origen a nuestra investigación es: ¿están contribuyendo las TIC al logro de aprendizajes significativos? Pregunta que nace desde la realidad educativa ecuatoriana y que, por tanto, contextualiza a la investigación. La contextualización queda plasmada en la introducción de esta investigación, que fue realizada en la institución educativa Julio Enrique Vaca de la ciudad de Quito. Para dar respuesta a la interrogante se construyó primero el marco teórico pertinente una vez realizada la revisión y valoración de información académica consultada. A continuación se elaboró el marco metodológico necesario que permita orientar la investigación, la misma que se fundamenta en un estudio de caso con un enfoque mixto; enfoque que en su parte cuantitativa emplea un cuestionario de encuesta y para el aspecto cualitativo utiliza la entrevista semiestructurada. El procesamiento de la información, su análisis e interpretación constituyen la siguiente parte de esta relatoría, la misma que finaliza con las conclusiones que nos permiten evidenciar si se cumplieron los objetivos, general y específico que habíamos planteado, y que en definitiva responden a la pregunta que originó esta investigación; y que en el caso de la institución Julio Enrique Vaca es que el uso de las TIC no contribuye al logro de aprendizajes significativos.
- (DES)CONSTRUINDO HISTÓRIAS: PROCESSOS CRIATIVOS EM CRIANÇAS REFERENCIADAS PARA DIAGNÓSTICO DE SOBREDOTAÇÃOPublication . Silva, Manuela Sofia da Conceição; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Barbeiro, Luís Filipe TomásA sobredotação continua a ser objeto de interesse e debate no contexto académico, mas é sobretudo na escola que as crianças sobredotadas mais sentem a falta de respostas adequadas ao seu perfil. As atuais políticas educativas são insuficientes, tanto nas respostas escolares, como no diagnóstico de sobredotação. Acresce a falta de sensibilidade da comunidade educativa para esta problemática, com ideias pré-concebidas quanto às características da sobredotação. Estes fatores comprometem grandemente o desenvolvimento das crianças sobredotadas no nosso país. O potencial criativo do aluno sobredotado é, frequentemente, subaproveitado por falta de estímulo e de atividades promotoras do desenvolvimento da criatividade, sobretudo no contexto das humanidades e da expressão linguístico-literária – onde se enquadra a escrita criativa – entendidas como áreas menores e menos "úteis" para o desenvolvimento do sobredotado. A presente investigação parte do reconhecimento da importância das atividades criativas para o desenvolvimento completo das crianças com sobredotação e da emergência de entender a escrita criativa como potenciadora das suas capacidades. A análise realizada incide sobre e tem como objetivo conhecer os processos criativos envolvidos na criação de narrativas, a partir de determinados elementos selecionados ao acaso por crianças apontadas como sobredotadas a frequentar o 3.º ano de escolaridade, no âmbito do Programa de enriquecimento curricular Investir na Capacidade (PIC). Pretende-se, outrossim, caracterizar os hábitos de leitura e escrita dos participantes; conhecer a tipologia textual que gostam de escrever; apreender o grau de motivação para a leitura e para a escrita e, finalmente, promover o prazer da escrita. Optou-se por uma abordagem metodológica mista, quantitativa, para a análise das variáveis, relacionadas com os dados demográficos e a frequência com que leem e/ou escrevem e qualitativa para a análise de conteúdo dos registos escritos (o produto da escrita) e áudio (o processo criativo). Assim, as técnicas de recolha de dados utilizados foram o inquérito por questionário aplicados aos participantes, a observação direta, assim como a análise de conteúdo dos textos criativos e da interação no processo. Os resultados obtidos permitem perceber que as crianças que constituem o grupo de estudo não se destacam por hábitos de leitura e escrita excecionalmente elevados, apesar de referirem que gostam de ler e escrever e que o fazem com frequência. No que se refere aos processos de escrita criativa, de um modo geral, as crianças não planificam o texto, discutindo, brevemente, as ideias e passando automaticamente à textualização, sendo a revisão e reformulação feitas à medida que escrevem a história, notando-se, contudo, uma preocupação com a correção ortográfica e com a coerência dos textos produzidos.
- O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO NO ENSINO DO INGLÊS NO 1.º CICLO: POTENCIALIDADES DO CICLO DE ENSINO-APRENDIZAGEMPublication . Carvalho, Sílvia Amado; Barbeiro, Luís Filipe Tomás; Pereira, Maria Isabel Alves RodriguesO presente trabalho de investigação tem por base uma experiência de inovação pedagógica assente na gestão do currículo por ciclo na disciplina de Inglês no 1.º CEB, com o objetivo de aferir o potencial de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos. Em foco estará o desenvolvimento das competências de escrita de todos os alunos. A nível curricular, a inovação operou-se através da abordagem de uma unidade didática constante das Aprendizagens Essenciais para o 4.º ano, em simultâneo e com o mesmo grau de dificuldade com alunos de duas turmas mistas de 3.º e 4.º anos. A nível funcional, pela utilização de recursos pedagógicos inovadores e pela implementação de metodologias de trabalho colaborativo e de aprendizagem ativa, com e sem TIC, guiadas pelos pressupostos da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) / Teaching and Learning Cycle (TLC), para o desenvolvimento de atividades de escrita. A investigação qualitativa, levada a cabo seguindo o protocolo da Grounded Theory, na vertente construtivista de Charmaz (2006), veio revelar a exequibilidade parcial da implementação de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos e comprovar a eficácia da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino-Aprendizagem que propõe para a implementação de atividades de escrita com os alunos de ambos os anos.
- Dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura/escrita e matemática: a eficácia da adoção de estratégias específicas para a atenuação dos primeiros sinaisPublication . Coelho, Diana Tereso; Barbeiro, Luís Filipe TomásO presente Relatório surge da realização do projeto de Mestrado em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor e apresenta a investigação realizada com o objetivo de comparar os resultados da adoção de estratégias diferenciadas na resolução de fichas de trabalho específicas: apoiada por um docente de educação especial, em comparação com a realização autónoma, seguida de correção e feedback imediatos. Recorreu-se a um desenho quasi-experimental, com pré-teste, intervenção e pós-teste, centrado numa diversidade de instrumentos e técnicas de recolha e análise dos dados (triangulação dedados/metodológica). Na fase de pré-teste participaram 60 alunos de três turmas do 1.º ano do 1.º CEB, que realizaram fichas de trabalho destinadas a avaliar competências específicas de Português e Matemática. Na fase de intervenção selecionaram-se os alunos de duas turmas – sendo a terceira o “grupo decontrolo” – que apresentaram os resultados mais baixos e procedeu-se à execução de um programa de intervenção baseado na realização de novas tarefas de resolução de exercícios segundo uma das metodologias referidas em cada grupo. Após a intervenção procedeu-se à aplicação de novos instrumentos de avaliação em todas as turmas/grupos para conhecer e comparar os níveis de desempenho dos alunos participantes (tendo como referência os seus pares na turma e o grupo de controlo).Os resultados obtidos evidenciam progressos consideráveis em cada um dos grupos experimentais, da fase de pré-teste para o pós-teste, o que aponta para a eficácia da intervenção realizada, quer por meio da resolução de fichas de trabalho de forma autónoma, seguida de feedback e correção, quer por meio do acompanhamento e apoio do docente de educação especial durante a realização das tarefas. O nível de progressão atingido foi mais acentuado nesta última modalidade. Por outro lado, os dois grupos experimentais reduziram as diferenças de desempenho em relação aos respetivos grupos de pares (restantes alunos da turma). O grupo que contou com apoio evidencia resultados mais próximos dos grupos de referência. A opinião dos docentes de cada uma das turmas também confirma uma melhoria nas aprendizagens dos alunos intervencionados.
- Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante CoclearPublication . Paiva, Catarina Patrício; Barbeiro, Luís Filipe TomásA audição permite aos indivíduos perceber e estabelecer contato com o mundo exterior e está ausente ou limitada em pessoas surdas ou com deficiência auditiva. De acordo com a documentação disponível, todas as crianças com surdez ou deficiência auditiva apresentam dificuldades de leitura e escrita e repercutirão na capacidade de interação com outras pessoas, surdas ou não, e na compreensão do mundo. As limitações auditivas dos surdos podem ser parcialmente superadas com o uso do implante coclear (IC), que tem se demonstrado benéfico para seus pacientes, melhorando sua perceção auditiva. Essa característica, apesar de aproximar o aluno surdo de outro ouvinte, não elimina suas dificuldades, pois não é por causa do implante coclear que ele passa a ouvir. Com este trabalho de pesquisa, pretendeu-se compreender algumas dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita de alunos surdos com IC, para identificar algumas estratégias e fatores condicionantes, positivos ou negativos, neste processo de aprendizagem. Para isso, utilizou-se uma metodologia investigativa de estudo qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a seis participantes, três alunos surdos com IC e três agentes educacionais com trabalhos práticos de acompanhamento de alunos surdos. Essas entrevistas foram, posteriormente, objeto de uma análise de conteúdo qualitativa que permitiu a obtenção dos resultados e, a partir de sua interpretação, foi possível antecipar as conclusões apresentadas neste trabalho. Dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e escrita, a importância do apoio familiar, dos professores, do intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), bem como a utilização de estratégias particulares, com a estimulação do canal visuogestual, fazem parte destas conclusões.
- Estimulação multissensorial para potencializar a memória em pessoas na adultez avançada com traços de declínio cognitivoPublication . Oliveira, Raquel da Silva Lima de; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Barbeiro, Luís Filipe TomásNas últimas décadas, o estudo do desenvolvimento humano, muito em particular os estudos em neurociência e as descobertas sobre a plasticidade cerebral (Schlindwein-Zanini, 2010) permitiram perceber que este desenvolvimento é um processo que acompanha o ciclo de vida da pessoa. Assim, em todas as fases do desenvolvimento humano é possível estimular funções, como a linguagem, atenção, a memória, usando um programa de treino dessas capacidades. Paulo Baltes (1987) traz importantes considerações a partir de suas pesquisas sobre habilidades, limites e possibilidades de mudanças de pessoas na adultez avançada. O autor afirma que enquanto existe vida, existe plasticidade e a potencialidade perante a experiência (o treino), pelo que é possível desenvolver capacidades. Neste estudo concreto falamos de capacidade cognitiva. O objetivo deste estudo é analisar os resultados de um programa de estimulação multissensorial em pessoas na fase da adultez avançada com traços de declínio cognitivo. Com a nossa pesquisa, queremos trazer uma proposta de intervenção junto de um grupo de pessoas na fase da adultez avançada com alguns traços de demência resultante de doença, em declínio cognitivo, especificamente ao nível da memória. Esta proposta consistiu na dinamização de dez sessões de intervenção em grupo, duas vezes por semana, com duração de uma hora, durante um período um pouco superior a um mês. O programa engloba atividades de estimulação multissensorial para a memória com estímulos claros e estratégias que implicam a transferência de aprendizagem. Participaram neste estudo cinco adultos: dois do sexo feminino e três do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 78 e os 94 anos. Para a análise, optámos por uma metodologia mista qualitativa (Sousa & Baptista, 2006) e quantitativa (Bell, 2004). Os instrumentos utilizados para à recolha de dados foram o Mini Mental State Examination, o Índice de Barthel, o Dossiê de Saúde e o Diário de Bordo. A análise dos dados quantitativos evidenciam que há efeitos benéficos da intervenção multissensorial em termos de memória, desenvolvimento e manutenção da capacidade cognitiva a partir do treinamento cognitivo (Zimerman, 2000). À luz da análise de conteúdo, identificamos como os principais contributos deste programa de estimulação: as evoluções nas competências cognitivas, o aumento da rapidez e autonomia na execução das atividades, o progresso na retenção de palavras e memória, a interação e o bem-estar social (Santos e Paúl, 2006).
- Implementação da Pedagogia Genológica com Alunos com Necessidades Educativas Especiais - Contributos para uma Literacia InclusivaPublication . Pereira, Tatiana Luísa Pinho Fernandes; Barbeiro, Luís Filipe TomásO presente Relatório inscreve-se no Mestrado de Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor e apresenta a investigação que visou testar a eficácia da pedagogia Reading to Learn (R2L), de David Rose (2013), junto de um grupo de alunos do 8ºano de escolaridade, com Necessidades Educativas Especiais no domínio cognitivo (ainda que sem o diagnóstico de Incapacidade Intelectual), a usufruírem de medidas de Educação Especial ao abrigo do Decreto-Lei 03/2008 de 07 de janeiro, numa Escola com 2º e 3º ciclos, de um Agrupamento de Escolas de grande dimensão, na zona oeste do país. Recorreu-se a um desenho Quasi-Experimental, no qual participaram 29 alunos distribuídos por um «grupo de intervenção» de cinco elementos com NEE e dois «grupos de testemunho» (1 e 2), compostos por cinco alunos com NEE e 19 sem NEE, respetivamente. O estudo foi composto por pré-teste, intervenção exclusiva para o grupo-alvo e pós-teste, procedendo-se à análise dos textos narrativos produzidos nos momentos inicial e final do estudo, e comparando-se o desempenho de uns e outros, mediante o nº de palavras e qualidade dos textos, aferida mediante referencial de análise do próprio programa R2L. Os resultados apurados apontam para um impacto bastante positivo do Programa R2L implementado junto do «grupo de intervenção», denotando-se uma evolução progressiva e significativa quer na extensão, quer na qualidade dos textos produzidos pelo grupo dos alunos sujeitos à intervenção. Do mesmo modo, percebeu-se que, do momento de pré-teste para o pós-teste, se registou uma diminuição da diferença entre «grupo de intervenção» e «grupo de testemunho 2», tanto na extensão como qualidade dos textos produzidos, enquanto as prestações dos elementos do «grupo de testemunho 1» tiveram melhorias menos expressivas. Também a opinião das docentes de Educação Especial, que acompanham os alunos intervencionados, confirma uma melhoria no plano das aprendizagens, decorrente de um maior envolvimento, motivação e capacidade de organização dos textos escritos.