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- Desenvolvimento de um novo produto Contratipo Molho Tabasco – Inovação, Qualidade e Segurança associadas a este produtoPublication . Pinto, Mariana Filipa Rodrigues dos Santos; Bernardino, Susana Maria da Silva Agostinho; Campos, Maria Jorge GeraldesO objetivo deste estudo foi desenvolver um molho picante obtido através da pimenta Tabasco (Capsicum frutescens), tendo por base obter um contratipo do conhecido molho Tabasco. A pimenta Capsicum frutescens é originária da América Central, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Panamá, Honduras, República Dominicana e Brasil, sendo cultivada nos Estados Unidos. O desenvolvimento deste produto foi elaborado a partir do pedido de um cliente da empresa Calimenta-Agro-indústria, S.A, local onde o produto foi elaborado. O molho desenvolvido deverá ter as caraterísticas organoléticas semelhantes ao molho original Tabasco, tendo na sua formulação apenas três matérias-primas: a pimenta Capsicum frutescens, vinagre e sal. No desenvolvimento deste novo produto, molho picante Tabasco, foram efetuadas as seguintes etapas de desenvolvimento: ✓ Pesquisa de patentes e artigos científicos sobre as diversas espécies de pimentas; ✓ Elaboração de várias formulações ao longo do processo; ✓ Utilização de vários tipos de matéria-prima; ✓ Caraterização do produto final a nível microbiológico, físico-químico e organolético. Foram realizadas várias formulações em laboratório com o objetivo de se alcançar um produto final de acordo com o que se pretendia (um produto semelhante ao molho original Tabasco). Foram efetuadas análises microbiológicas ao protótipo final, sendo que este apresentou resultados satisfatórios em todos os parâmetros analisados, nomeadamente: pesquisa de Salmonella spp. e Listeria monocytogenes (indicadores de segurança); contagem de Escherichia coli e microrganismos aeróbios totais a 30 C (indicadores de higiene/qualidade), e contagem de Bolores e Leveduras (indicadores de qualidade). A nível físico-químico o protótipo final apresentou-se dentro dos parâmetros idealizados (valores de ˚Brix e pH) de acordo com o molho Tabasco original. Na determinação da Cor verificou-se que o protótipo final se apresentou muito semelhante ao molho original nos parâmetros de cor L* e b*, sendo que no parâmetro a* (-60 (verde) e +60 (vermelho)) concluiu-se que existe uma grande diferença entre as duas amostras, sendo que a amostra A (molho Tabasco Original) situa-se mais perto do vermelho, o que seria de esperar, pois podemos vê-lo visualmente, enquanto que a amostra B (contratipo molho Tabasco) se situa mais perto do verde. O protótipo final foi também apresentado a um painel de provadores não treinado na Escola Superior de Turismo e do Mar, através de uma prova triangular, sendo que se verificou que o molho desenvolvido neste estudo é distinguido do molho original Tabasco, por um painel de 23 provadores, com um nível de significância de 5%. É de salientar que não foi possível realizar a prova nas condições ideais implícitas de uma prova sensorial deste tipo. No final do Projeto, foi apresentado o protótipo final a uma grande cadeia de supermercados espanhola que ficou satisfeita com o resultado final, mas que optou por não lançar o produto no mercado.
- Can regular physical exercise be a treatment for panic disorder? A systematic reviewPublication . Machado, Sergio; Telles, George; Magalhaes, Franklin; Teixeira, Diogo; Amatriain-Fernández, Sandra; Budde, Henning; Imperatori, Claudio; Murillo-Rodriguez, Eric; Monteiro, Diogo; Telles Correia, Diogo; Sá Filho, Alberto SouzaIntroduction: In the last few decades, exercise has been explored as a potential tool to reduce symptoms experienced by patients with panic disorder (PD). This systematic review aims to assess the effects of regular exercise interventions on panic severity, global anxiety, and depression symptoms of these patients. Areas covered: A search was conducted on PubMed, ISI Web of Science, and Cochrane Central Register of Controlled Trials using search terms related to PD and exercise. Eight trials were included, Furthermore, regular exercise programs presented different methodological characteristics. There is o clear evidence indicating that regular exercise programs (at least two 20-minute sessions per week for at least 6 weeks) reduce panic-related symptoms. Regular exercise is effective in improving global anxiety measures and depression. Expert opinion: Continuous aerobic exercise is the main type of intervention in the literature, generally providing a limited prescription. Currently, it is recommended the interval training, with intense and shorter stimuli, and long-term duration trials. However, despite the use of self-selected intensities and control based on the internal load be interesting as recommendation to increase adherence, careful is needed regarding training prescription due to scarce evidence.
- Dificuldades na Aprendizagem da Leitura e da Escrita por Pessoas Surdas Portadoras de Implante CoclearPublication . Paiva, Catarina Patrício; Barbeiro, Luís Filipe TomásA audição permite aos indivíduos perceber e estabelecer contato com o mundo exterior e está ausente ou limitada em pessoas surdas ou com deficiência auditiva. De acordo com a documentação disponível, todas as crianças com surdez ou deficiência auditiva apresentam dificuldades de leitura e escrita e repercutirão na capacidade de interação com outras pessoas, surdas ou não, e na compreensão do mundo. As limitações auditivas dos surdos podem ser parcialmente superadas com o uso do implante coclear (IC), que tem se demonstrado benéfico para seus pacientes, melhorando sua perceção auditiva. Essa característica, apesar de aproximar o aluno surdo de outro ouvinte, não elimina suas dificuldades, pois não é por causa do implante coclear que ele passa a ouvir. Com este trabalho de pesquisa, pretendeu-se compreender algumas dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita de alunos surdos com IC, para identificar algumas estratégias e fatores condicionantes, positivos ou negativos, neste processo de aprendizagem. Para isso, utilizou-se uma metodologia investigativa de estudo qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a seis participantes, três alunos surdos com IC e três agentes educacionais com trabalhos práticos de acompanhamento de alunos surdos. Essas entrevistas foram, posteriormente, objeto de uma análise de conteúdo qualitativa que permitiu a obtenção dos resultados e, a partir de sua interpretação, foi possível antecipar as conclusões apresentadas neste trabalho. Dificuldades específicas na aprendizagem da leitura e escrita, a importância do apoio familiar, dos professores, do intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), bem como a utilização de estratégias particulares, com a estimulação do canal visuogestual, fazem parte destas conclusões.