ESSLei - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica by advisor "Costeira, Cristina Raquel Batista"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Competências do Enfermeiro no Transporte Inter-Hospitalar da Pessoa em Situação Crítica: Projeto de Melhoria Contínua da QualidadePublication . Duarte, Mariana Nunes; Costeira, Cristina Raquel BatistaEste relatório foi redigido no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, frequentado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Este foi dividido em duas partes. Na primeira parte é realizada uma reflexão crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, durante os estágios desenvolvidos em serviço de urgência, medicina intensiva e ambiente extra-hospitalar. Na segunda parte do relatório é descrito um projeto de melhoria contínua dos cuidados, implementado num serviço de urgência médico-cirúrgica da região Centro de Portugal, sobre “Competências do Enfermeiro no Transporte Inter-Hospitalar da Pessoa em Situação Crítica”. Este projeto foi elaborado com os objetivos de: i) avaliar o perfil de competências auto-percecionadas por enfermeiros de um Serviço de Urgência no Centro de Portugal, no transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica, ii) implementar intervenções facilitadoras do desenvolvimento das competências dos enfermeiros e iii) avaliar as intervenções realizadas. Para a sua concretização foi implementado em três fases: a primeira consistiu na realização de um estudo de diagnóstico sobre a autoperceção das competências do enfermeiro na realização de transporte inter-hospitalar. Na segunda parte, após avaliação das respostas, definiu-se um plano estratégico para desenvolver as competências que os enfermeiros consideraram menos desenvolvidas. Tendo sido construído e implementado uma checklist para o transporte inter-hospitalar da pessoa em situação crítica. Na terceira fase, foi aplicado o mesmo instrumento de colheita de dados, utilizado na fase 1 do projeto, com o intuito de verificar as diferenças com a intervenção implementada. Este projeto é apresentado em formato artigo, respeitando as regras de submissão da revista Emercency Care and Medicine (ECM) da editora MDPI.
- Contributos das estratégias não farmacológicas para a gestão de dor – Projeto de melhoria contínuaPublication . Neves, Teresa Marques; Costeira, Cristina Raquel BatistaIntrodução: O foco dos cuidados do Enfermeiro Especialista na área de Médico-Cirúrgica na vertente da Pessoa em Situação Crítica, é a pessoa em situação crítica e/ou em falência orgânica e família/cuidadores. Para garantir a qualidade dos cuidados prestados é importante que este esteja empoderado de competências comuns e específicas à sua área de especialidade. Objetivos: i) Refletir criticamente sobre o processo de desenvolvimento de competências específicas e comuns desenvolvidas em contexto de três ensinos Clínicos (urgência, intensivos e cuidados pós-cirúrgicos); ii) descrever um projeto de melhoria contínua de qualidade, realizado em contexto de trabalho, sobre “contributos das estratégias não farmacológicas na gestão de dor do doente submetido a cirurgia”. Metodologia: Dividiu-se este relatório em duas partes. Na primeira parte foi realizada uma análise crítico-reflexiva das competências comuns e específicas de enfermagem de acordo com os Regulamentos da Ordem dos Enfermeiros, onde se utilizaram as experiências vivenciadas em ensino clínico, para justificar a aquisição das mesmas. Na segunda parte é descrito um projeto de melhoria contínua, desenvolvido num Serviço de Cirurgia, com enfermeiros que cuidavam da pessoa crítica com dor não controlada, em situação de pós-operatório. Este estudo utilizou uma metodologia de investigação-ação. Resultados: A elaboração deste relatório, permitiu sistematizar as aprendizagens por competências comuns e específicas desenvolvidas em ensino clínico, para além de ampliar o conhecimento em termos de pesquisa e síntese. A elaboração do projeto de melhoria veio também contribuir com desenvolvimento de competências de investigação, imprescindível à evolução da profissão e à garantia de cuidados baseados na evidência. Conclusão: As especificidades do cuidado à pessoa em situação crítica e seu família/cuidador desafia diariamente o enfermeiro especialista a mobilizar conhecimento e competências que lhe permitam dirigir os cuidados, de forma eficiente, às necessidades da pessoa que cuida.
- Cuidados à Pessoa em Situação Crítica durante o Transporte Inter-hospitalarPublication . Reis, Ana Sofia Enes; Costeira, Cristina Raquel BatistaO presente Relatório surge no âmbito do curso de Mestrado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, com os objetivos: I) descrever experiências desenvolvidas em três ensinos clínicos (urgência, cuidados intensivos e opção) que permitiram fortalecer as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica; II) refletir criticamente sobre a evolução dessas competências e III) apresentar em formato artigo, um projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem, desenvolvido em contexto clínico. O atual relatório foi dividido em duas partes, a primeira onde se descreve de forma criticoreflexiva o desenvolvimento de competências durante os ensinos clínicos. E na segunda parte é descrito o projeto de melhoria contínua dos cuidados de enfermagem, assente numa metodologia de investigação-ação, que é apresentado em formato artigo, sobre “Cuidados à Pessoa em Situação Crítica durante o Transporte Inter-Hospitalar”, cumprindo as guidelines SQUIRE e redigido de acordo com as normas da revista Pensar Enfermagem.
- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica “Transporte inter-hospitalar: resultados da implementação de um boletim de acompanhamento num SUMC”Publication . Simões, Ana Cristina Joaquim; Costeira, Cristina Raquel BatistaO presente Relatório Crítico surge no âmbito do Mestrado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, com o objetivo de descrever e evidenciar o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa Situação Crítica, durante os ensinos clínicos desenvolvidos (num Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, num serviço de Medicina Intensiva e numa Unidade de Cuidados Intensivos Cardíaca). Para tal recorreu-se a uma metodologia crítico-reflexiva. No que diz respeito ao desenvolvimento de competências de investigação foi realizado um projeto de melhoria contínua dos cuidados de enfermagem, na área dos transportes inter-hospitalares. Este é considerado um período de grande instabilidade e vulnerabilidade acarretando um conjunto de riscos para a segurança da pessoa em situação crítica, sendo a implementação de checklists, uma forma prática e simples de promover a sua segurança. Dada esta realidade, foi implementado um boletim de acompanhamento num serviço de urgência médico-cirúrgica na região centro de Portugal. Este projeto tinha como objetivos: inquirir os enfermeiros de um serviço de urgência médico-cirúrgica relativamente aos transportes inter-hospitalar realizados, identificar se a existência de um boletim era considerada pelos enfermeiros do serviço como uma necessidade ou oportunidade de melhoria, adaptar e implementar um boletim de transporte inter-hospitalar e avaliar a satisfação dos enfermeiros utilizadores desse boletim. Durante dois meses foi implementado o boletim de acompanhamento no transporte inter-hospitalar, adaptado ao serviço de urgência médico-cirúrgica em questão. Foram aplicados questionários online através da plataforma Google Forms® antes, para realizar um diagnóstico da situação, e após o período de implementação do boletim, para avaliar a sua implementação. Os resultados evidenciaram que 84% dos enfermeiros eram do sexo feminino, com uma média de idades de 34 ± 6,4 anos sendo maioritariamente (88%) enfermeiros generalistas. 52% destes consideraram que os transportes inter-hospitalares não se realizavam da melhor maneira, sendo consensual (100%) que a existência de um boletim poderia facilitar o procedimento. Após o período de implementação do boletim, 85% dos enfermeiros que utilizaram o boletim consideraram que esta era uma ferramenta capaz de melhorar a segurança e a qualidade do transporte inter-hospitalar.
- Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica - Ventilação Não-Invasiva num Serviço de Urgência: Implementação de Projeto de Melhoria ContínuaPublication . Oliveira, António Carlos Araújo de; Costeira, Cristina Raquel BatistaO presente relatório constitui o culminar do percurso realizado durante o Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, realizado no Escola Superior de Saúde de Leiria do Instituto Politécnico de Leiria. Estruturalmente, encontra-se dividido em duas partes distintas. Na parte I, é realizada uma descrição, análise e reflexão crítica relativamente ao desenvolvimento das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, com base nas experiências e atividades desenvolvidas em contexto de Ensino Clínico, incluindo uma descrição dos locais onde os mesmos foram realizados. São consideradas ainda as dificuldades sentidas e constrangimentos encontrados durante a realização dos Ensinos Clínicos. Salienta-se neste período a procura incessante na atualização de conhecimentos e a pesquisa de evidência científica para a prática baseada na evidência. A mobilização de uma base teórica sustentada define uma prestação de cuidados de excelência por parte do Enfermeiro Especialista. A parte II apresenta um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, em dois momentos, com uma amostra de enfermeiros a desempenhar funções num serviço de urgência que concordaram participar. O tema abordado foi a Ventilação Não-Invasiva e a prestação de cuidados ao doente submetido a esta técnica em contexto de serviço de urgência. Esta técnica tem sido considerada uma alternativa à ventilação mecânica convencional em doentes com insuficiência respiratória aguda e tem demonstrado, ao longo das últimas décadas, uma redução da mortalidade intra-hospitalar. Apresenta inúmeras vantagens ao doente com insuficiência respiratória aguda, no entanto, deve-se recomendar o seu manuseio com base nas suas indicações, por uma equipa preparada e capacitada, de acordo com protocolos sistematizados. De forma a promover uma melhoria nos cuidados de enfermagem prestados por parte dos enfermeiros do serviço de urgência, foi delineado um estudo com os seguintes objetivos: identificar as necessidades formativas e os conhecimentos dos enfermeiros do referido serviço relativamente à Ventilação Não-Invasiva e aos cuidados aos doentes sob Ventilação Não-Invasiva, implementar medidas de melhoria com base nas necessidades identificadas, e comparar os conhecimentos dos enfermeiros após a implementação das estratégias de melhoria. As estratégias implementadas parecem ter apresentado uma melhoria dos conhecimentos relativamente à Ventilação Não-Invasiva e aos cuidados ao doente com essa necessidade.
- Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoa em Situação Crítica “Prevenção de Úlceras por Pressão associadas à interface da Ventilação Não Invasiva - implementação de uma Instrução de Trabalho num serviço de Medicina Interna”Publication . Feijão, Cândida Sofia Gonçalves Gomes; Costeira, Cristina Raquel BatistaO presente Relatório Crítico surge no âmbito do Mestrado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, com o intuito de descrever e evidenciar o desenvolvimento de competências, durante os ensinos clínicos desenvolvidos em três contextos de prática clínica: Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, Área de Enfermagem Pré-Hospitalar e Serviço de Medicina Intensiva. Para tal, foi utilizada uma metodologia crítico-reflexiva em que foram descritas as atividades realizadas, experiências vivenciadas, assim como, as dificuldades encontradas para o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à em Pessoa Situação Crítica. Para o desenvolvimento de competências de investigação, foi realizado um estudo de investigação-ação, acerca da prevenção de Úlceras por Pressão associadas à interface da Ventilação Não Invasiva, problema identificado como prioritário de intervenção, por uma equipa de enfermagem de um serviço de medicina. Este estudo teve como objetivo implementar e avaliar estratégias de melhoria contínua na prestação de cuidados de enfermagem, dirigidos ao doente internado com necessidade de Ventilação Não Invasiva. Para tal foi elaborada e implementada uma Instrução de Trabalho, que se revelou eficaz na prevenção de Úlceras por Pressão associadas à interface da Ventilação Não Invasiva. Esta estratégia foi avaliada pela equipa de enfermagem, do serviço onde o estudo foi desenvolvido, como útil, adequada à prestação de cuidados e que contribuiu para a prevenção daquelas lesões.
- Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoa em Situação Crítica: Dificuldades Do Enfermeiro Em Situação De Paragem CardiorrespiratóriaPublication . Frazão, Vera Mónica Vieira; Costeira, Cristina Raquel BatistaEnquadramento: Relatório realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Leiria, com vista à obtenção do título de Mestre. Objetivos: Refletir sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas; analisar sinteticamente as atividades realizadas, experiências e vivências marcantes que contribuíram para a futura prática, enquanto enfermeira especialista; identificar situações que promoveram ou dificultaram o processo de aprendizagem ao longo dos Ensinos Clínicos; descrever um projeto de melhoria contínua da qualidade implementado em contexto de prática clínica. Métodos: Na primeira parte será utilizada uma metodologia crítico-reflexiva, sobre o desenvolvimento de competências comuns e específicas, desenvolvidas nos ensinos clínicos. Na segunda parte, deste relatório, será descrito o estudo de investigação-ação inserido no projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem, realizado no contexto de trabalho da estudante, sobre a temática “Perceção das Dificuldades sentidas pelos Enfermeiro em Situação de Paragem Cardiorrespiratória”. Resultados: Da análise realizada é possível depreender que, os ensinos clínicos, como estratégias formativas de desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, permitiram um desenvolvimento sustentado e crítico-reflexivo de aprendizagens. No que diz respeito ao estudo de investigação-ação, este veio contribuir para o desenvolvimento de competências de investigação e de implementação de processos de melhoria contínua da qualidade, em contexto clínico. Conclusão: Os ensinos clínicos são excelentes ferramentas de aprendizagem e treino de competências comuns e específicas exigidas aos enfermeiros especialistas. Por sua vez, a elaboração de projetos de melhoria contínua da qualidade, evidencia a importância de aliar a investigação e a implementação da evidência mais recente, aos contextos clínicos, melhorando a qualidade dos cuidados prestados.
- Dificuldades do Cuidador Informal da Pessoa Internada em Hospitalização DomiciliáriaPublication . Santos, Pedro Marcelo Lopes; Costeira, Cristina Raquel BatistaO relatório que se segue será defendido em provas públicas para obtenção do título de mestre em enfermagem médico-cirúrgica na área de especialização em enfermagem à pessoa em situação crítica, pela Escola Superior de Saúde de Leiria, do Instituto Politécnico de Leiria. Este tem como objetivos: descrever as experiências vividas em três locais de estágio (urgência, cuidados intensivos e unidade de diálise), que será apresentada na primeira parte do trabalho e, na segunda parte deste documento, é, ainda, descrito um projeto de melhoria contínua da qualidade, cumprindo os requisitos de rigor da SQUIRE 2.0, evidenciando o desenvolvimento de competências na área da investigação sobre as “Dificuldades do Cuidador Informal da Pessoa Internada em Hospitalização Domiciliária”. Este projeto foi implementado num serviço de hospitalização domiciliária de um hospital distrital da região centro de Portugal. Este tema surgiu porque nos últimos anos, associado ao aumento do envelhecimento da população e de comorbilidades associadas, tem-se verificado um número cada vez maior de pessoas com necessidades e dependência de cuidados no domicílio, exigindo que familiares, vizinhos e amigos se tornem cuidadores informais. Neste sentido, torna-se de extrema importância identificar as dificuldades dos cuidadores informais, com o objetivo de priorizar/planear intervenções de enfermagem, de forma a capacitá-los obtendo, desta forma, ganhos efetivos em saúde. O resultado deste projeto é elaborado segundo as normas de submissão à revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia – RevSalus.
- DOR EM CONTEXTO DE SESSÃO DE HEMODIALISE – PROJETO DE MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADEPublication . Rodrigues, Rita Alexandra Brás; Costeira, Cristina Raquel BatistaEste relatório surge no âmbito do Mestrado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, com os objetivos de evidenciar e descrever o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, desenvolvidas durante os ensinos clínicos que decorreram em diferentes contexto de prática clínica (Serviço de Urgência, Serviço de Medicina Intensiva, Emergência Pré-hospitalar) e descrever projeto de melhoria continua da qualidade desenvolvido em contexto de trabalho, apresentado em estrutura de artigo. O relatório foi dividido em duas partes: na primeira parte, onde serão abordadas as competências desenvolvidas e adquiridas em contexto de prática clínica, identificando também as dificuldades sentidas no desenvolvimento das mesmas. A segunda parte é composta por um projeto de melhoria contínua da qualidade, que permite o desenvolvimento de competências na área da investigação em Enfermagem. O projeto de melhoria contínua da qualidade, foi desenvolvido numa clínica de hemodiálise (HD) da região centro do país e que se desenhou em três fases: 1) diagnóstico; 2) implementação de intervenções; 3) avaliação das mesmas. Inicialmente foram auscultados 75 utentes com objetivo de recolher informação sobre questões sociodemográficas e caracterizadoras da dor. Com a fase diagnóstico da situação concluída, foi elaborado um protocolo de avaliação de dor, a aplicar durante a sessão de HD, apresentado à equipa em sessão de formação e posteriormente implementado. Com o objetivo de avaliar a satisfação da equipa de enfermeiros, sobre as medidas implementadas, a mesma foi auscultada, através do preenchimento de um questionário. Na última fase do projeto, verificou-se que dos 13 enfermeiros auscultados 100% considerou importante a existência do protocolo de avaliação de dor, obtendo-se uma média de satisfação de ± 7,92 (escala de 0-10).
- Obstrução da Via Aérea por Corpo Estranho no Idoso: Conhecimentos dos Profissionais de uma Unidade de Cuidados Continuados IntegradosPublication . Brás, Flávia Susana Azevedo; Costeira, Cristina Raquel BatistaEste relatório divide-se em duas partes, sendo a primeira relativa à descrição e reflexão crítica sobre o processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas exigidas ao enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área da enfermagem à pessoa em situação crítica. Esta reflexão diz respeito a experiências desenvolvidas nos três estágios: serviço urgência médico-cirúrgica, emergência extra-hospitalar e serviço de medicina intensiva, desenvolvidos no curso de mestrado e que se configuram na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica. Na segunda parte deste relatório é apresentado, em formato de artigo, um projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem, com o tema “Obstrução da via aérea por corpo estranho no idoso: Conhecimentos dos profissionais de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados”. Este artigo foi já submetido e aceite para publicação pela Revista Ibero-Americana de Gerontologia.