Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório constitui o culminar do percurso realizado durante o Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, realizado no Escola Superior de Saúde de Leiria do Instituto Politécnico de Leiria. Estruturalmente, encontra-se dividido em duas partes distintas.
Na parte I, é realizada uma descrição, análise e reflexão crítica relativamente ao desenvolvimento das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, com base nas experiências e atividades desenvolvidas em contexto de Ensino Clínico, incluindo uma descrição dos locais onde os mesmos foram realizados. São consideradas ainda as dificuldades sentidas e constrangimentos encontrados durante a realização dos Ensinos Clínicos. Salienta-se neste período a procura incessante na atualização de conhecimentos e a pesquisa de evidência científica para a prática baseada na evidência. A mobilização de uma base teórica sustentada define uma prestação de cuidados de excelência por parte do Enfermeiro Especialista.
A parte II apresenta um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, em dois momentos, com uma amostra de enfermeiros a desempenhar funções num serviço de urgência que concordaram participar. O tema abordado foi a Ventilação Não-Invasiva e a prestação de cuidados ao doente submetido a esta técnica em contexto de serviço de urgência. Esta técnica tem sido considerada uma alternativa à ventilação mecânica convencional em doentes com insuficiência respiratória aguda e tem demonstrado, ao longo das últimas décadas, uma redução da mortalidade intra-hospitalar. Apresenta inúmeras vantagens ao doente com insuficiência respiratória aguda, no entanto, deve-se recomendar o seu manuseio com base nas suas indicações, por uma equipa preparada e capacitada, de acordo com protocolos sistematizados. De forma a promover uma melhoria nos cuidados de enfermagem prestados por parte dos enfermeiros do serviço de urgência, foi delineado um estudo com os seguintes objetivos: identificar as necessidades formativas e os conhecimentos dos enfermeiros do referido serviço relativamente à Ventilação Não-Invasiva e aos cuidados aos doentes sob Ventilação Não-Invasiva, implementar medidas de melhoria com base nas necessidades identificadas, e comparar os conhecimentos dos enfermeiros após a implementação das estratégias de melhoria. As estratégias implementadas parecem ter apresentado uma melhoria dos conhecimentos relativamente à Ventilação Não-Invasiva e aos cuidados ao doente com essa necessidade.
Description
Keywords
Competências Enfermeiro Especialista Ventilação Não-Invasiva Serviço de Urgência